domingo, 24 de julho de 2011

Marvin Gaye - Ain’t That Peculiar

Lançado em 1965 esse single foi um dos maiores sucessos da carreira do cantor negro Marvin Gaye. Na época ele era apenas mais um contratado do plantel da gravadora Motown, provavelmente o selo que mais revelou artistas negros na história musical dos Estados Unidos. Basta dar uma olhada para qualquer lista enfocando os membros da Motown para entender que nenhum outra gravadora americana conseguiu revelar tantos talentos em tão pouco tempo.

A Motown pertencia ao produtor Berry Gordy, um sujeito que não pensava duas vezes antes de abrir as portas de seu estúdio para quem realmente tinha talento. Por outro lado o artista que caísse nas mãos de Gordy acabava ficando escravizado por contratos leoninos que ao longo dos anos enriqueceria Berry, ao mesmo tempo em que esse explorava ao máximo seus cantores.

Por essa época o jovem Marvin Gaye só queria mesmo uma chance e não tinha conhecimento de vida para entender no que estava entrando. De uma forma ou outra seu estilo único de cantar abriria todas as portas do sucesso. O single logo bateu a marca de um milhão de cópias vendidas, tornando aquele garoto praticamente desconhecido em um produto quente dentro da indústria fonográfica. O diferencial em relação a Marvin Gaye é que ele conseguia reunir em sua voz elementos conflitantes, onde poderia ser ao mesmo tempo extremamente sensual e muito sofisticado.

O rapaz tinha muito domínio nos microfones e conseguia transparecer muita sensualidade em suas performances. Infelizmente seu destino seria trágico. Ele foi morto a tiros pelo próprio pai, um pastor protestante fanático, que acreditava que Gaye estava vivendo uma vida de pecado ao lado do demônio, por ser um artista de canções populares e sensuais. Pobre Gaye, acabou virando mais uma vítima do fanatismo sem limites que atinge certos setores protestantes americanos.

Pablo Aluísio.

Um comentário: