quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bob Dylan - Positively 4th Street

Um dos melhores singles da carreira de Bob Dylan, praticamente uma homenagem à sua querida Nova Iorque, pois o título faz referência à rua onde ele morou na cidade. A letra, mais uma vez muito direta e bem escrita pelo cantor e compositor, foi feita com raias de sinceridade para uma antiga "amiga" sua que o tinha apunhalado pelas costas, falando mal dele para amigos em comum.

Afinal de contas quem pode dizer que nunca sofreu por se envolver com falsas amizades na vida? Ora, certamente ninguém. Por essa época Dylan estava em uma fase de influenciar os Beatles ao mesmo tempo em que era influenciado. Essa sua técnica de escrever letras pessoais, que falassem de sua vida e de acontecimentos cotidianos, seria aproveitada por John Lennon em suas futuras composições, pois para ele já não era suficiente escrever canções generalistas sobre amores adolescentes.

Inicialmente Dylan pensou em usar a música no álbum "Highway 61 Revisited" mas depois mudou de opinião pois a seleção musical daquele disco lhe pareceu definitiva e muito bem organizada. Não havia espaço ali sem quebrar uma certa lógica interna entre as faixas. Como Dylan não a queria mais encaixar em nenhum outro disco - ele já tinha composto praticamente todas as canções que fariam parte de "Blonde on Blonde" - o jeito foi lançar a canção no mercado em forma de single, o que acabou se revelando uma boa ideia pois o compacto logo fez sucesso alcançando ótimas posições nas paradas.

No lado B a Columbia decidiu encaixar "From a Buick 6", outra preciosidade que estava arquivada, e assim Dylan conseguiu mais um belo sucesso de vendas. Anos depois o próprio John Lennon elogiaria bastante tanto a qualidade dessa letra como também a gravação em si, que ele achava simplesmente magistral. Um trabalho de gênio.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário