sexta-feira, 22 de julho de 2011

A-ha - Minor Earth Major Sky

Depois do lançamento do álbum "Memorial Beach" em 1993 o grupo A-ha resolveu dar um tempo. Embora tenha sido um disco (em minha opinião) realmente maravilhoso, com uma sonoridade singular, não vendeu bem e decepcionou comercialmente. Assim o grupo resolveu dar uma parada para repensar. Os membros do trio viram que era uma boa chance para colocar em prática velhos projetos solos. Pal Waaktaar deu começo nas atividades do Savoy, Morten Harket resolveu gravar um álbum solo, enfim todos decidiram que era hora de tentar criar algo por si mesmos.

Durante sete anos em que o A-ha ficou hibernando houve muita especulação, inclusive de que o conjunto havia finalmente acabado. Ledo engano. Em 2000 eles voltaram com "Minor Earth Major Sky". É um trabalho de ruptura com o que eles tinham feito antes. Os dias do pop radiofônico tinham ficado para trás. Para falar a verdade assim como aconteceu com "Memorial Beach" antes, esse novo disco do A-ha também soava como algo completamente novo, fora das amarras e das regras da indústria fonográfica, sempre tão preocupada com o sucesso comercial a todo custo.

"Minor Earth Major Sky" foi recebido pela crítica com reservas. Na verdade o A-ha, por ter sido uma banda de sucesso nos anos 80, sempre foi encarado com uma boa dose de preconceito. Bobagem completa. São músicos e compositores talentosos que sempre criaram uma base sonora muito própria. Nesse disco temos um exemplo perfeito disso. As gravações foram extenuantes, com o uso de nada mais, nada menos, do que seis produtores diferentes! (a saber: Kjetil Bjerkestrand, Millenia Nova, Ras, Roland Spremberg, Andre Tanneberger e Pal Waaktaar).

Como era de se esperar em um grupo que ficou tanto tempo parado também havia um farto material à disposição. Com receios de cortes o A-ha optou por colocar praticamente tudo o que havia disponível e isso rendeu um álbum longo (com quase 60 minutos de duração) e 16 novas canções gravadas (que foram lançadas na íntegra no mercado russo e japonês*). Também houve o lançamento de seis singles do álbum, um recorde para o A-ha. No saldo final é um disco essencial para quem admira o trabalho do grupo. Realmente de muito bom gosto e com um tipo de som que seria único, mesmo se compararmos com outros discos da banda.

A-ha - Minor Earth Major Sky (2000)
Minor Earth Major Sky
Little Black Heart
Velvet
Summer Moved On
The Sun Never Shone That Day
To Let You Win
The Company Man
Thought That It Was You
I Wish I Cared
Barely Hanging On
You'll Never Get Over Me
I Won't Forget Her
Mary Ellen Makes the Moment Count
Summer Moved On (remix) *
Minor Earth Major Sky (remix) *
Velvet (Stockholm mix) *

Pablo Aluísio.
 

Um comentário:

  1. Publicado originalmente no blog Music!
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir