quarta-feira, 6 de julho de 2011

The Temptations - My Girl

É uma das mais bonitas, belas e bem gravadas canções dos anos 60, mas curiosamente inicialmente ninguém a queria gravar. Ela foi escrita pelo talentoso compositor e músico Smokey Robinson. Sua intenção original era gravar a música com sua própria banda na Motown Records mas o chefão Berry Gordy achou a canção uma verdadeira porcaria, repleta de clichês por todos os lados. Assim Smokey desistiu de gravá-la com seu grupo vocal mas ainda tinha esperanças que alguém se interessasse por ela.

Durante uma festa em Detroit ele encontrou casualmente o vocalista David Ruffin do grupo The Temptations. Smokey achava que Ruffin era um dos melhores cantores da Motown naquela época, embora fosse completamente subestimado pelos donos do selo, e pediu que ele a cantasse informalmente no quintal de sua casa. A interpretação de Ruffin encheu os olhos de Smokey de lágrimas pois ele era um daqueles artistas que cantavam com o coração. Ruffin por sua vez achou aquela melodia maravilhosa, embora a letra era, ainda em sua opinião, muito pueril e derivativa. De qualquer forma ele queria arriscar e gravar a canção com os Temptations.

Como eles eram do segundo escalão da Motown e não haveria maiores riscos ou pressão financeira sobre o grupo o produtor Berry Gordy finalmente deu carta branca para que fosse finalmente gravada. O resultado? O single lançado no natal de 1964 explodiu em vendas! Bastou apenas poucos dias para virar um dos maiores sucessos da gravadora em todos os tempos. O compacto que não tinha nenhum luxo, com capa em preto e branco feita de material barato, e que para falar a verdade nem tinha sido trabalhado direito pela gravadora, adentrou as paradas musicais com fúria, chegando ao primeiro lugar da Billboard Hot 100 em apenas uma semana do seu lançamento - um feito que surpreendeu a todos, inclusive Smokey Robinson que tinha escrito um hit que havia sido rejeitado por todos, inclusive por seus companheiros mais chegados.

Quando o single chegou na marca de um milhão de cópias vendidas, Smokey pensou seriamente em  largar a Motown e se aventurar em Nova Iorque em busca de algum espaço, afinal de contas ele tomou consciência de que seu trabalho como compositor não estava sendo devidamente reconhecido em Detroit. Imagine, um dos maiores sucessos dos anos 60 havia sido qualificado como "porcaria" por Berry Gordy e seus asseclas. Como diria o ditado, nada melhor do que um dia após o outro.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário