segunda-feira, 25 de julho de 2011

Lloyd Price

Um cantor e compositor extremamente talentoso que infelizmente é pouco lembrado nos dias de hoje. Nos anos 1950 Lloyd Price era um astro e não apenas restrito à comunidade negra como era de se esperar, pois conseguiu se destacar nas principais paradas de sucesso como a Top 100 da Billboard.

Com apenas 19 anos ele ousou e lançou seu próprio selo denominado KRC Records, pois como o próprio Lloyd explicaria anos depois: "Se ninguém acreditava em meu sucesso, eu tinha que me lançar sozinho mesmo!". O resultado de sua confiança foi o hit "Just Because" que logo tornou um campeão de vendas.

Depois disso ele conseguiu uma sucessão de hits, começando com o single "Lawdy Miss Clawdy" que trazia a canção "Mailman Blues" no lado B. Juntas alcançaram o feito de vender mais de um milhão de cópias em seu lançamento.  "Where You At", "Walkin' The Track" e principalmente "Ain't It A Shame" mantiveram o nome de Price no topo. No selo ABC-Paramount conseguiu seus maiores sucessos. Infelizmente os tempos logo iriam mudar, o rock ganharia uma nova roupagem com astros feitos especialmente para o mercado branco e nesse processo Price ficaria cada vez mais ofuscado.

De qualquer maneira as inúmeras regravações de seus sucessos, vindas de gente como Elvis Presley e John Lennon, manteria sua chama acessa pelos anos seguintes. O devido reconhecimento porém só viria muitos anos depois quando Lloyd foi finalmente introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll em 1998. Uma homenagem mais do que justa, embora tardia.

Pablo Aluísio.

Um comentário: