terça-feira, 5 de julho de 2011

The Beatles - Strawberry Fields Forever / Penny Lane

Até hoje reconhecido como um dos melhores singles da carreira dos Beatles. Duas faixas nostálgicas que procuravam recordar a eles o começo de suas vidas, a infância e os bons tempos em Liverpool. Em entrevistas durante os anos 70 o próprio John Lennon explicou como as canções foram escritas. "Strawberry Fields Forever" começou a ganhar forma quando o próprio Lennon resolveu aproveitar esse nome, que era de um hospital do exército da salvação perto de sua casa, para sua próxima música.

Ele trabalhou nos versos enquanto estava sozinho na Espanha participando de um filme, um projeto que não envolvia os demais Beatles. Como o próprio Lennon salientou "Strawberry Fields Forever" foi escrita ao longo de um extenso período de tempo, muito trabalhada em seu texto e melodia. Não é de se admirar que tenha se tornado uma verdadeira obra prima. No estúdio então ela ganhou muito mais riqueza musical. O produtor George Martin resolveu experimentar, usando instrumentos e sonoridades novas, inéditas no mundo do rock. Provavelmente seja, como bem Lennon salientou, uma de suas melhores canções.

Já o lado B do single trazia outra obra prima dos Beatles, "Penny Lane". Se "Strawberry Fields Forever" era filha da genialidade de John Lennon, "Penny Lane" era uma amostra do talento de Paul McCartney para escrever grandes músicas. Paul aqui resolveu compor uma letra bem mais direta e simples, como se fosse um passeio de ônibus até sua casa, onde ele vai recordando dos aspectos cotidianos e singulares de sua querida cidade, durante seus anos de infância e adolescência. Some-se a isso um arranjo primoroso, com muitos metais e sons de instrumentos que também nunca tinham entrado antes nos discos dos Beatles.

uando o single chegou nas lojas em fevereiro de 1967 a crítica mais uma vez foi unânime em qualificar as faixas como mais um grande trabalho musical do grupo inglês. Não era para menos. Para celebrar a boa receptividade os Beatles resolveram gravar dois pequenos vídeos onde apresentavam as músicas. Naquela época a ideia do videoclip ainda não era padrão dentro da indústria fonográfica mas os Beatles já sentiam uma necessidade de ampliar a forma de divulgação de suas gravações. Assim os pequenos filmes foram feitos e mais uma vez revolucionaram. O clip psicodélico de "Strawberry Fields Forever" é até hoje um marco. Assim não há muito mais a dizer, apenas que esse single é de fato uma obra de arte dos Beatles!

Pablo Aluísio e Erick Steve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário