terça-feira, 13 de novembro de 2012

Os Mercenários 2

Com certo atraso finalmente conferi esse "Os Mercenários 2". A premissa é praticamente a mesma do primeiro filme: reunir o maior número possível de ícones do cinema de ação para juntos participarem de uma espécie de celebração ao gênero. Tudo soa como uma grande diversão descompromissada onde detalhes que são importantes para outros filmes (como um roteiro bem escrito, por exemplo) são deixados de lado. Novamente o time é liderado por Sylvester Stallone. Aqui ao lado de seu braço direito (Jason Statham) e demais mercenários (Dolph Lundgren, Jet Li, Liam Hemsworth, etc) ele parte em busca de um dispositivo que contém a localização de uma mina com várias cargas de plutônio. Esse como se sabe é vital para a construção de armas nucleares e caso caia em mãos erradas pode colocar a segurança mundial em risco. O enredo é mera desculpa para uma sucessão de cenas de ação que primam pela pirotecnia e exagero (tal como ocorria nos filmes da década de 80). A boa notícia é que "Os Mercenários 2" flui melhor do que o primeiro filme. Já não existe aquela preocupação em se levar muito à sério. A trama é simplória mas funciona bem dentro de seus modestos propósitos.

O que vale mesmo a pena é rever todos os brucutus símbolos de uma era que já não existe mais. Nesse quesito três participações chamam mais a atenção. A mais divertida é a de Chuck Norris. A cena em que surge no filme é realmente hilariante. Além de uma sátira é também uma homenagem a esse ator que representou como ninguém os exageros dos filmes da década de 80. A própria cena em que aparece é bem bolada nesse sentido uma vez que Norris ficou mesmo conhecido por interpretar personagens que liquidavam sem muito esforço um exército inimigo inteiro praticamente sozinho. Como já fazia um bom tempo que tinha visto algo com ele o achei terrivelmente envelhecido - meio que escondido sob um figurino que tenta disfarçar o fato de ter mais de 70 anos de idade. Outras duas participações interessantes são as de Arnold Schwarzenegger e Bruce Willis. O bordão "I´ll Be Back" volta na boca do austríaco mas ele já o usou tantas vezes ao longo dos anos que já encheu a paciência. Willis segue com seus biquinhos, aqui tentando parecer menos canastrão do que o habitual. O vilão é feito por Jean Claude Van Damme. Achei injusto colocar apenas ele para enfrentar todos aqueles valentões da década de 80 - pareceu um jogo bem desigual! Pior é acreditar que ele apanharia tão feio de Stallone. Enfim, chega de maiores especulações. "Os Mercenários 2" é pipoca pura, diversão sem maiores pretensões. Talvez seja o último da franquia uma vez que não rendeu o esperado. Se for já está de bom tamanho até porque a aposentadoria já soa como uma ótima idéia para todos esses atores veteranos.

Os Mercenários 2 (The Expendables 2, Estados Unidos, 2012) Direção: Simon West / Roteiro: David Agosto, Ken Kaufman / Elenco: Jason Statham, Bruce Willis, Liam Hemsworth, Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Jean-Claude Van Damme, Jet Li, Chuck Norris, Dolph Lundgren, Scott Adkins / Sinopse: Grupo de mercenários tenta recuperar carregamento de plutônio que está prestes a ser vendido para criminosos internacionais. O minério é matéria prima para a construção de armas nucleares.

Pablo Aluísio.

Um comentário: