domingo, 11 de novembro de 2012

Poder Paranormal

A premissa de "Poder Paranormal" é das melhores. O roteiro discute, até com certa inteligência, o eterno duelo entre ciência e religião, racionalidade e misticismo. Essa luta é travada em cena por dois personagens centrais. Do lado da razão e do ceticismo temos a doutora  Margaret Matheson ( Sigourney Weaver). Há anos ela vem desmascarando médiuns, curandeiros e charlatões em geral. Usando de métodos científicos ela vai derrubando um a um os picaretas que usam a fé alheia como forma de enriquecimento ilícito. Do outro lado, defendendo o lado do misticismo e dos poderes paranormais se encontra Simon Silver (Robert De Niro). Ele alega ter poderes sobrenaturais, de curas espirituais e de mediunidade. Além de entortar colheres com o puro uso da mente ainda consegue atingir os que lhe desafiam apenas com a força do pensamento. Um antigo jornalista que o perseguia sofreu uma parada cardíaca enquanto discutia com Silver durante uma de suas apresentações. Teria o grande espiritualista parado o coração de seu opositor apenas para mostrar o poder de sua mente privilegiada? Afinal ele é um charlatão ou realmente um médium com poderes paranormais além da compreensão da ciência humana? A luta se trava justamente entre essas duas formas de pensar.

Obviamente que um roteiro desses teria que tomar uma posição. Ou abraçaria a linha mais racional ou então optaria por uma abordagem mais paranormal. O curioso é que ao longo do filme a trama ora pende para um lado, ora para o outro, sem definição precisa, levando o espectador de um lado ao outro da balança. A chave de toda a trama também se desvia para um personagem secundário que mantém em si todo o segredo do que acontece ao longo do filme. "Poder Paranormal" no final das contas é um bom filme, não é excepcional, mas pelo menos procura ter uma postura menos fantasiosa sobre tudo. O tema vai interessar a muitos e acredito que levantará bom debate, muito embora pessoalmente tenha ficado um pouco decepcionado com o clímax da produção. Mesmo assim se destacam as atuações corretas de todo o elenco, inclusive de Robert De Niro (se afastando um pouco das bobagens que andou participando) e Sigourney Weaver (sempre surgindo com boas atuações). Já  Cillian Murphy não fica nas sombras e consegue atuar de igual para igual com esses dois grandes intérpretes. Assim fica a recomendação, o filme tem um lado mais pé no chão mas mesmo assim não deixa o suspense de lado. No final das contas merece certamente ser conhecido.

Poder Paranormal (Red Lights, Estados Unidos, 2012) Direção: Rodrigo Cortés / Roteiro: Rodrigo Cortés / Elenco: Sigourney Weaver, Robert De Niro, Cillian Murphy, Elizabeth Olsen, Toby Jones / Sinopse: Uma renomada professora e seu assistente desvendam e desmascaram médiuns e charlatões em geral. Agora terão que enfrentar um famoso curandeiro que afirma que provará que a ciência está errada.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário