segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Soldado Universal 4

Faz 20 anos que o primeiro Soldado Universal surgiu nos cinemas. De lá pra cá a franquia contou com mais duas continuações e agora para comemorar os 20 anos da série surge a quarta produção sobre o tema. É verdade que a primeira reação quando se ouve falar em Soldado Universal 4 é de que se trata de alguma película caça-níqueis feita para faturar um dinheiro extra com as famas de Van Damme e Dolph Lundgren. A surpresa é que o resultado final fica muito longe do medíocre ou do desprezível, pelo contrário, Soldado Universal 4 consegue, de forma bem improvável, injetar ideias novas nesse universo. A primeira cena já mostra que vem coisa boa por aí. Um grupo de criminosos invade uma casa - encapuzados agridem o pai que desce para ver o que estava ocorrendo. Tudo é passado em primeira pessoa, ou seja, câmera subjetiva onde o espectador vê o que ocorre pelos olhos do dono da casa invadida. Após vários espancamentos finalmente a filha e a mãe é trazida para o andar de baixo e um dos criminosos tira sua máscara. É Van Damme que finalmente comete uma barbaridade incrível. Esse é apenas o ponto de partida da trama que vai se desvendando aos poucos aos olhos do espectador. De forma gradual o quadro vai se revelando e nesse processo o filme ganha muitos pontos positivos.

Para os fãs do belga e do sueco é bom esclarecer que eles não têm participação muito ativa nos acontecimentos. Van Damme, por exemplo, surge em alucinações na cabeça de John (Scott Adkins), o pai que viu sua família sofrer no começo do filme. Menos atuante ainda é a participação de Dolph Lundgren. De fato há apenas duas boas cenas com ele. Em um discurso em prol da liberdade das antigas cobaias do projeto Soldado Universal e em uma luta perto do clímax, em coreografia bem executada. O personagem principal do filme é interpretado pelo ator  Scott Adkins (que também está em Os Mercenários 2). Sua melhor cena é a luta final com Van Damme que aqui usa uma pesada maquiagem. No final das contas o roteiro de Soldado Universal 4 é o grande atrativo (quem diria?) e chega até mesmo a surpreender pelas boas ideias colocadas ao longo do filme. Há várias referências evocando outros filmes famosos no texto, que é inegavelmente bem escrito, para grande surpresa de quem vai pensando que se trata de um mero filme de pancadaria. Dentro de seu gênero Soldado Universal 4 é realmente de se admirar. Se gosta desse tipo de produção não deixe de assistir.

Soldado Universal 4 - Juízo Final (Universal Soldier: Day of Reckoning, Estados Unidos, 2012) Direção: John Hyams / Roteiro: John Hyams / Elenco: Jean-Claude Van Damme, Scott Adkins, Dolph Lundgren, Kristopher Van Varenberg,  Mariah Bonner / Sinopse: John (Scott Adkins) é um pai de família que presencia um terrível crime contra sua esposa e filha após sua casa ser invadida por criminosos. Procurando por vingança ele acaba descobrindo que nada é o que aparenta ser.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.4

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir