domingo, 11 de novembro de 2012

Frankenweenie

Tim Burton é um diretor sem meio termo. A maioria dos cinéfilos ou o adoram às raias da insanidade ou o odeiam com força total. Eu sou da minoria, nunca fui fã a ponto de amar tudo o que o diretor fez durante esses anos e nem odiei seus trabalhos menos inspirados. Mesmo assim confesso que andava muito decepcionado com ele. Achei sinceramente "Alice" e principalmente "A Fantástica Fábrica de Chocolates" duas enormes bobagens, no mau sentido da palavra mesmo. Filmes sem alma, sem propósitos claros. Mas ei que surge esse pequeno conto, quase uma fábula chamada  Frankenweenie. Para quem estava sentindo falta do lado mais autoral do cineasta essa animação é certamente um prato cheio. É o que chamo de obra com coração. Longe dos interesses comerciais de um "Alice", Burton finalmente reencontra o caminho do bom cinema. Impossível realmente não se encantar com o lirismo de Frankenweenie. Cada cena é caprichosamente preparada, cada diálogo está muito bem escrito, cada nuance fica em seu lugar adequado. Sem favor nenhum digo que é desde já um dos melhores trabalhos do diretor que estava realmente devendo nesse aspecto. A cereja do bolo é a técnica em stop motion que nos remete imediatamente aos filmes da infância. Se fosse digital perderia certamente parte de seu encanto.

Na verdade Frankenweenie é um velho projeto, realizado quando Burton ainda era um aspirante à cineasta. O curta original foi rodado em 1984 mas recusado pelo estúdio que o qualificou como "sombrio demais" e com "tintas que lembram em demasia produções trash". É até fácil compreender esse tipo de coisa pois na época ninguém ainda conhecia o estilo de Tim Burton, estilo esse que em poucos anos cairia no gosto popular e renderia excelentes bilheterias mundo afora. Agora, consagrado e podendo ter o controle criativo, Burton resolveu resgatar essa velha idéia que realmente não envelheceu, ainda cativando quem a assiste, mesmo agora nessa releitura tardia. A trama é simples mas comovente até. Victor Frankenstien (Charlie Tahan) é um garotinho que se vê sozinho após a morte de seu grande amigo e companheiro, o cãozinho Sparky. Como é um pequeno gênio consegue através de uma técnica toda especial trazer seu animal de estimação de volta à vida. O problema é que seu feito se espalha na sua comunidade, o que lhe trará muitas confusões. É óbvio que após ler esse pequeno resumo o leitor vai se lembrar da trama do clássico de terror. Frankenstein de Mary Shelley.. É isso mesmo, Tim Burton fez uma alegoria da famosa estória e uma homenagem ao cinema da década de 30. O resultado é charmoso, comovente e cativante. Uma pequena obra prima da filmografia do diretor. Não deixe de conferir.

Frankenweenie (Frankenweenie, Estados Unidos, 2012) Direção: Tim Burton / Roteiro: John August / Elenco (vozes): Winona Ryder, Catherine O'Hara, Martin Short, Conchata Ferrell, Tom Kenny, Martin Landau, Atticus Shaffer, Charlie Tahan, Robert Capron, James Hiroyuki Liao, Christopher Lee / Sinopse: Após perder seu cachorrinho de estimação um garoto resolve lhe trazer de volta á vida, o que lhe trará sérios problemas depois. 

Pablo Aluísio.

Um comentário: