sábado, 10 de novembro de 2012

Ted

Muito barulho por nada. Assim definiria toda a repercussão e polêmica que Ted tem causado no Brasil. Acontece que um parlamentar brasileiro levou seu filhinho para assistir Ted e ao se deparar com a temática mais ácida do filme sentiu-se ofendido, ultrajado. Quanta bobagem! Ted não é e nunca foi um filme para crianças. Aliás nada do que faz Seth MacFarlane é indicado para crianças. Seu trabalho utiliza de certos formatos mais associados ao mundo infantil - como desenhos animados, por exemplo - para ironizar a sociedade atual, mas tudo feito com humor adulto. Crianças muito pequenas jamais vão entender as referências pop e as sátiras que MacFarlane escreve. Dito isso o que faltou ao nobre parlamentar foi mesmo um pouco mais de cultura pop para compreender de quem se tratava e o do que ele fazia. Agora deixando essas bobagens de lado vamos falar um pouco sobre o filme. Não é de hoje que conheço a obra de Seth MacFarlane. Acompanho com regularidade suas séries animadas, principalmente "Family Guy" e "American Dad". Acho realmente tudo muito criativo, ácido, corrosivo mesmo. Ele é muito imaginativo e dificilmente assisto algum episódio que deixe a desejar (o nível de qualidade que ele impõe em suas animações é realmente impressionante). Como conheço bem seu trabalho na TV e tendo em vista toda essa polêmica que foi criada em torno do filme acabei criando grandes expectativas em relação a Ted. Estava esperando algo realmente marcante, surpreendente, inovador... bom estava... mas....

Ted é um dos trabalhos mais quadrados que já vi de MacFarlane! Quando o filme acabou eu fiquei perplexo em constatar como ele ficou careta em Hollywood! Claro que há palavrões, humor grosseiro e até desrespeitoso com certos grupos sociais mas isso já se encontra em "Family Guy" em doses generosas há anos. Ted em essência é muito convencional em sua estrutura. A estorinha de amor entre o casalzinho é muito água com açúcar - e o própria narrativa ao estilo conto de fadas é de doer de tão bobinho e forçado. Certo que o ursinho bebe, fuma maconha e sai com prostitutas mas e daí? Isso já se encontra na série de TV Wilfred onde um advogado fuma maconha com seu cãozinho de pelúcia no porão de sua casa. Então não vi nada de original nisso. De certa forma se salvam algumas piadinhas aqui e acolá - em especial as com o filme Flash Gordon que são bem divertidas- mas é pouco. Eu me decepcionei até com a voz que MacFarlane criou para Ted, uma variação pouco inspirada na voz que ele criou para o cachorro Brian de "Family Guy". Logo ele que é um brilhante dublador não teve nem o cuidado de criar algo novo para Ted? Aliás o próprio personagem Ted tem muita coisa de Brian, quase uma cópia fiel. Não houve surpresas então quando apareceu em cena. Em conclusão Ted deixa a desejar. Passa longe da metralhadora criativa de seus trabalhos na TV e derrapa feio no romancezinho sem graça do casal central. Quem diria que esse filme seria tão formulaico hein?! Sorte na próxima vez no cinema Seth, porque nessa sinceramente não deu.

Ted (Ted, Estados Unidos, 2012) Direção: Seth MacFarlane / Roteiro: Seth MacFarlane / Elenco: Mark Wahlberg, Mila Kunis, Seth MacFarlane, Giovanni Ribisi,   Patrick Stewart,  Norah Jones / Sinopse:  John Bennett é um garotinho de oito anos que ganha um ursinho no natal. Após desejar que ele fale seu pequeno brinquedo começa realmente a falar e interagir com todos, o que traz muita felicidade para o pequeno garoto em sua infância. O problema é que após se tornar adulto o urso Ted se torna um problema para ele, principalmente no que diz respeito a seu relacionamento com sua namorada.

Pablo Aluísio.

Um comentário: