sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Valente

A Disney comprou recentemente a Lucasfilm e com isso se tornou a dona dos direitos autorais da saga Star Wars mas antes disso também havia adquirido um dos gigantes do cinema atual, o estúdio Pixar, de tantos sucessos e filmes inovadores. Esse Valente é um reflexo do domínio completo que a Disney agora exerce sobre a Pixar. Antes as duas empresas se uniam para produção e distribuição das animações da Pixar mas não havia hierarquia entre elas, tanto que viviam em pé de guerra pelo controle criativo. Agora o quadro mudou, a Disney é dona da Pixar e com isso a antiga ousadia do inovador estúdio de animação fundado por Steve Jobs foi para o ralo. Por sete bilhões de dólares a Pixar agora nada mais é do que um braço do poderoso grupo Disney. O reflexo dessa nova relação se vê na tela. Valente é mais um produto Disney do que Pixar para falar a verdade. Não há ironia e nem humor negro, tudo é dentro dos rígidos controles da toda poderosa casa do ratinho Mickey.

É o que chamaria de uma animação quadradinha, onde tudo parece dentro dos padrões morais da Disney. A heroína é uma garota ruiva de longos cabelos encaracolados que se recusa a aceitar se casar com os pretendentes arranjados por seus pais. Para se ver livre de um destino com um homem de quem não gosta, ela acaba recorrendo a uma bruxa que, em troca de uma valiosa jóia, lhe dá um bolinho mágico que segundo ela vai impedir que sua mãe lhe force a casar com um homem que mal conhece. O problema é que ao comer uma pequena fatia do bolo a Rainha, mãe da ruivinha Merida (voz de Kelly Macdonald), acaba se transformando em um grande urso da floresta. Agora ela terá que tentar de tudo para reverter o feitiço. Como a própria mocinha diz em determinado momento do filme "Lendas são lições de vida". Valente assim vai pelo mesmo caminho, ensinando os filhos a ouvirem melhor os conselhos de seus pais. É praticamente um conto de fadas, sem maiores ousadias criativas. A animação obviamente é do mais alto nível mas o produto final deixa um gostinho desconfortável de que a Pixar está devidamente amordaçada e domada. Uma pena. Será que os personagens de George Lucas seguirão pelo mesmo caminho? Só o tempo dirá...

Valente (Brave, Estados Unidos, 2012) Direção: Mark Andrews, Brenda Chapman / Roteiro: Brenda Chapman, Irene Mecchi / Elenco - Vozes:  Kelly Macdonald, Emma Thompson, Kevin McKidd, Billy Connolly, Robbie Coltrane, Julie Walters, John Ratzenberger, Craig Ferguson / Sinopse: Princesa não quer se casar com os pretendentes arranjados por seus pais. Em busca de uma saída acaba recebendo de uma bruxa na floresta um bolinho mágico que vai impedir que isso aconteça.

Pablo Aluisio.

Um comentário: