terça-feira, 13 de novembro de 2012

Histeria

Histeria foi uma denominação genérica usada nos séculos XIX e começo do XX que designava o estado em que certas mulheres ficavam por estarem insatisfeitas sexualmente. Nessas condições as mulheres apresentavam certos desvios de comportamento que a ciência médica sem uma definição melhor do que seria simplesmente qualificava como Histeria. Esse é justamente o ponto de partida dessa curiosa produção que tem feito bom desempenho nas bilheterias. Na história (que foi baseada em fatos reais) acompanhamos dois médicos, Robert (Jonathan Pryce) e Mortimer (Hugh Dancy), que tentam encontrar  uma solução ou uma cura para a histeria das mulheres dentro da rígida sociedade britânica. Após vários estudos chegam a um equipamento movido a energia elétrica que promete ser a solução da histeria entre as mulheres. Esse acessório hoje é conhecido popularmente como "vibrador" e é vendido em qualquer sex shop da esquina. O interessante de Histeria é que apesar do tema inusitado (o enredo nada mais é do que a história da invenção do vibrador feminino) consegue mostrar tudo isso com fina discrição e elegância. 

A produção é de classe, os figurinos da época, os costumes da sociedade, os padrões morais reinantes, fruto da era Vitoriana, tudo passeia na tela com o que há de melhor em termos de reconstituição histórica. Talvez toda essa sutileza do filme seja decorrência do fato de ter sido dirigido por uma mulher. A cineasta Tanya Wexler não deixa nunca o filme cair no lugar comum ou na vulgaridade. Até nas cenas mais fortes isso nunca acontece. Apesar do tema ser tão inglês a diretora Tanya é americana, jovem e com poucos filmes no currículo. Mesmo assim em momento algum sentimos qualquer sinal de inexperiência ou falta de rumo na condução da história, pelo contrário, tudo flui com rara sensibilidade. O elenco, pouco conhecido do grande público brasileiro, também não fará diferença. No final o público será presenteado com uma história intrigante, curiosa e até mesmo romântica. O filme está em cartaz em todo o Brasil por isso não perca a chance de conhecer "Histeria", um belo programa que mescla história, curiosidade e romance. 

Histeria (Hysteria, Estados Unidos, Inglaterra, 2012) Direção: Tanya Wexler / Roteiro: Jonah Lisa Dyer, Stephen Dyer / Elenco: Maggie Gyllenhaal, Hugh Dancy, Jonathan Price, Felicity Jones, Rupert Everett, Ashley Jensen, Sheridan Smith / Sinopse: Dois médicos ingleses em busca da cura da chamada Histeria entre as mulheres resolvem criar um aparelho elétrico para combater esse mal e nesse processo acabam inventando o vibrador feminino.

Pablo Aluísio.

Um comentário: