terça-feira, 23 de novembro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 70

"A Mulher que eu amo"
Data: 14 de fevereiro de 1957 / fonte: "Elvis" / Texto: Pablo Aluísio / Photo: Paramount / Local: Paramount Studios, Hollywood. 

LOVING YOU (1957)
Sinopse: Sem dúvida, "Loving You" é um dos filmes mais interessantes de Elvis Presley. Basicamente é uma versão açucarada de sua escalada ao sucesso e à fama e por isso este filme ficou conhecido como "The Elvis Presley Story". Deke Rivers (Elvis) junta-se à banda de Tex Warner (Wendell Corey), cuja empresária é Glenda (Lizabeth Scott), ex-mulher do band leader e é mantido como "talento local", que sai da platéia e sobe ao palco para cantar em todas as cidadezinhas por onde a trupe musical se apresenta. O impacto que Deke provoca na juventude não é ignorado pela empresária e seu ex marido que começam a explorá-lo e promovê-lo nas grandes cidades. 

Apanhado de surpresa pelo súbito sucesso e pela histeria das fãs, Rivers sente dificuldades em se relacionar com as garotas que se atiram sobre ele e com os duvidosos contratos e negócios que a sua gananciosa empresário lhe arruma. Também há o triângulo amoroso entre Rivers e Glenda, uma mulher mais velha, porém mais experiente do que a ingênua e jovem Susan (Dolores Hart). As coisas se complicam depois que Deke Rivers (Elvis) se apresenta num programa de televisão e é acusado - junto com o rock'n'roll - de imoral e indecente. No final do filme, quando Elvis canta num teatro, seus pais (Gladys e Vernon), aparecem sentados na primeira fila. "Loving You" é um dos filmes, junto com "Juventude Transviada" e "O Selvagem" que deram origem ao nascimento da cultura jovem nos EUA e no mundo. 

As críticas: 
"Assistir a um filme de Elvis Presley é como ir ao baile da escola. Tem vários garotos e garotas, muita música, diversão e namoricos. Parece bobagem, mas de uma coisa tenha certeza: você nunca mais vai esquecer desses momentos. Presley é o namorado que todas as garotas gostariam de ter no ginásio, é bonitão, cativante, canta e dança bem. Quem vai resistir a uma coisa dessas? É o sonho de toda adolescente da América. Em suma: se você detesta estes bailes de escola, fique longe de "Loving You" o novo filme da "Maravilha de Memphis". Não espere conteúdo ou relevância, é apenas uma festa, como todas aquelas de que já participamos pelo menos uma vez na vida. Então se você quiser apenas se divertir, não deixe de assistir, mas se esta não for a sua praia, é melhor não ir a esta festinha de High School" (Variety) 

"Elvis Presley, ator nato e competente. Convenceria totalmente caso o filme pudesse ser visto e ouvido sem a gritaria feminina. Hal Kanter, o diretor, sempre apronta dessas, colocando uma massa compacta de garotas para gritar na fita e a gente ficar sem saber se o som é do filme ou da pláteia no cinema" (Hollywood Reporter). 

A trilha: Primeira trilha sonora de Elvis Presley em formato de Long playing contendo as músicas do filme "Loving You" da Paramount Pictures. No Brasil o filme recebeu o título de "A mulher que eu amo" nos cinemas e posteriormente quando passou na TV recebeu o título de "Perdidos na Cidade". Este é um dos clássicos do Rei cujo roteiro foi levemente inspirado na própria história do cantor. Grande sucesso de Elvis nos cinemas abriu caminho para as produções posteriores dele. 

A atriz que contracenou com Elvis, Dolores Hart, tinha uma promissora carreira em Hollywood, mas abandonou a vida do cinema para se dedicar a religião, se tornado freira em uma ordem católica. Dolores foi a primeira atriz que beijou Elvis em cena. Anos depois Dolores diria sobre Elvis: "As pessoas fofocavam sobre um namoro entre eu e Elvis. Nunca aconteceu nada. Elvis era um perfeito gentleman. Sempre me respeitou e me tratou da melhor forma possível. Conheci poucas pessoas mais meigas, doces e educadas do que ele. Eu realmente presenciei e conheci a verdadeira face de Elvis e sua inocência contagiante. Até hoje me lembro com carinho dos momentos que passamos juntos. Nunca acreditei no que foi dito dele depois de sua morte, que Deus o tenha em um bom lugar". 

A trilha sonora do filme só está presente no lado A do disco sendo as Músicas do lado B gravadas em outra ocasião com a finalidade de completar cronologicamente o LP. 

O single: 
Teddy Bear (Mann / Lowe) - No auge do sucesso de Elvis correu um boato que ele adorava ursinhos de pelúcia, apesar de não ser verdade o boato ganhou força e de um momento para o outro o cantor se viu num mar de bichinhos dados pelos seus fãs. Para aproveitar esta história foi composto este grande sucesso que alcançou o primeiro lugar da parada de singles da Revista Billboard com "Loving You" no lado B. Este compacto simples foi lançado em junho de 1957. "Teddy Bear", por sua vez, foi gravada nos estúdios Radio Recorders em 24 de janeiro de 1957. O "Teddy" do ursinho é uma homenagem ao presidente americano Theodore Roosevelt. Ainda é uma das mais queridas músicas de Elvis principalmente pelas mulheres. 

Loving You (Jerry Leiber / Mike Stoller) - Música título do filme que foi gravada em três arranjos diferentes: uma versão acústica para uma determinada cena do filme, em balanço Blues e esta versão que está presente neste LP. Leiber e Stoller atingem novamente um ponto alto com esta canção que com melodia e letra simples embalou os corações dos jovens dos anos cinqüenta. Grande sucesso quando foi lançada em single. Na Inglaterra foi lançado um segundo single com "Party / Got a Lot o'Livin To Do" que quando lançado chegou ao segundo lugar entre os mais vendidos. 

Destaques da trilha: 

Mean Woman Blues (Claude DeMetrius) - Blues cantado por Elvis numa cena do filme passada numa lanchonete em que ele é desafiado a provar seu talento para os jovens presentes à mesa. Termina com a inevitável briga entre o Rei e seu oponente. A dança apresentada se tornou um dos momentos antológicos da carreira cinematográfica de Elvis. Gravada em 13 de janeiro de 1957 nos estúdios Radio Records em Hollywood. Grande cena, grande música. 

Blueberry Hill (Rose / Lewis / Stock) - Música que abre o antigo Lado B do LP, em sua versão norte Americana. Uma das mais deliciosas canções dos anos 50. Se tornou bastante popular graças ao cantor e compositor de New Orleans, Fats Domino. Elvis por sua vez, não deixa por menos e protagoniza uma versão de alto nível. O mais puro som dos anos 50 está aqui!. 

True Love (Cole Porter) - Elvis canta uma canção de um dos maiores nomes da música norte americana, o músico e compositor Cole Porter. Esta canção fez parte da trilha sonora do clássico filme "Alta Sociedade", protagonizado por Bing Crosby, Frank Sinatra e Grace Kelly. Inclusive Frank Sinatra gravou um disco inteiro só com canções de Cole Porter: "Sinatra Sings The Select Cole Porter", trabalho musical maravilhoso e obrigatório. 

O DVD: O destaque absoluto de uma pacote de DVDs de Elvis lançado nos EUA e Europa é o ótimo filme "Loving You"; além de ter uma das melhores trilhas sonoras de todos os tempos, o roteiro é excelente e tem uma coloração especial que dá um toque novo a todo o filme. Para região 1 em NTSC em inglês e espanhol com apenas um extra: o programa NBC Stars Remembers Elvis, com Jay Leno, Martin Sheen e Carson Daly. Em "Loving You" ao clicar sobre a foto 3 da galeria, o comando abre automaticamente a lista com todos os singles e EPs deste filme. 

Os EPs: Just For You (I Need You So / Have I Told You Lately That I Love You / Blueberry Hill / Is It So Strange) - Loving You vol.1 (Loving You / Party / Teddy Bear / True Love) - Loving You Vol.2 (Lonesome Comboy / Hot Dog / Mean Woman Blues / Got a Lot o'Livin To Do). No Brasil só foi lançado o compacto duplo "Loving You Vol.1".

Fotos do mês Elvis Presley (Pablo Aluísio) 
contato: pabloaluisio@yahoo.com - Outubro de 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário