quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 60

"A terra prometida de Chuck Berry"
Data: 19 de março de 1975 / fonte: "Elvis in the Morning" / Texto: Pablo Aluísio / Jumpsuit: "Sunlight Metallic suit" / Photo: Rubens Saintersden / Local: Las Vegas, Nevada. 

Nota: Promised Land foi o disco da maturidade de Elvis. Em 1975 o Rei do Rock completava 40 anos de idade, este fato foi amplamente explorado pela imprensa norte-americana. As reportagens nem sempre eram favoráveis a Elvis e questionavam como o cantor iria determinar os rumos da sua carreira agora que ele entrava numa idade mais avançada. Sem dúvida Elvis sentiu muito o fato de completar esta idade pois ele sempre foi um ídolo jovem e um símbolo da juventude mundial. Mal sabiam aqueles que o atacavam que Presley teria apenas dois anos de vida pela frente, talvez se soubessem disto o teriam poupado das pesadas críticas. Elvis ainda enfrentava problemas de saúde e pessoais como o divórcio de sua esposa Priscilla. Apesar de toda esta onda negativa Elvis Presley continuava a se apresentar ao vivo em Las Vegas e em diversas cidades dos Estados Unidos. 

Este disco foi gravado no final de 1973 nos estúdios Stax em Memphis, o mesmo que ele utilizou para gravar o disco "Raised On Rock / For Ol'Times Sake", meses antes. Elvis estava sendo pressionado pela RCA para gravar músicas de estúdio, pois os executivos da gravadora achavam que os lançamentos de discos ao vivo estavam se repetindo em demasia. Este é um ótimo LP e demonstra o grande artista que Elvis Presley foi. Entre as principais canções do disco "Promised Land" (APL1 0873) podemos lembrar das duas músicas que fizeram parte do compacto do LP. 

Single nas Lojas 
Promised Land (Chuck Berry) - O cantor e compositor Chuck Berry foi um dos pais do Rock'n'Roll. Suas músicas foram gravadas por inúmeros cantores e grupos musicais ao longo da história. Entre os principais nomes que interpretaram Berry estão os Beatles e os Rolling Stones. Elvis gravou várias canções de Berry como "Johnny B. Goode", "Too Much monkey Bussiness" e outras. Aqui Elvis interpreta uma canção gravada em 1964 pelo próprio Chuck Berry. É sem dúvida a melhor canção gravada por Elvis nos anos setenta. Destaque para o show do guitarrista James Burton. O single "Promised Land / It's Midnight" foi lançado antes do LP, em outubro de 1974 e se tornou um grande sucesso. 

It's Midnight (Billy Ed Wheler / Jerry Chesnut) - Esta canção foi lançada como lado B do Single "Promised Land" em Outubro de 1974. Ela abre o Lado B da edição norte americana do LP, sendo que no Brasil a canção que abria o Lado B era o sucesso "My Boy", aliás esta música faz parte mesmo é do LP "Good Times" americano. Esta alteração só ocorreu no Brasil pela impossibilidade da RCA nacional lançar o disco "Good Times" e em decorrência desta canção alcançar um grande sucesso em terras Brasileiras

Fotos do mês Elvis Presley (Pablo Aluísio) 
contato: pabloaluisio@yahoo.com - Maio de 2003

Um comentário: