domingo, 14 de outubro de 2007

Errado Pra Cachorro

Quem está tomando conta da loja? O título original já mostra bem a intenção do filme. Um conjunto de divertidas cenas de humor (algumas ao estilo pastelão) passadas todas dentro de uma grande loja de departamento nos anos 60. Esse tipo de empreendimento comercial estava se tornando muito popular nos EUA naquela época e Lewis, imaginativo como era, percebeu logo que havia inúmeras possibilidades cômicas dentro desse tipo de lugar. Em "Errado Pra Cachorro" o ator levou até as últimas consequências o uso de gags no roteiro. Mestre nesse tipo de situação o comediante deita e rola em várias sequências que ficaram para sempre na memória de seus admiradores (até porque o filme foi campeão de reprises na "Sessão da Tarde" na Globo durante os anos 70 e 80). Algumas dessas gags são bem divertidas como a chegada de um bando de mulheres enlouquecidas atrás de produtos em promoção ou então na divertida venda de sapatos minúsculos para uma senhora gorda que não aceita calçar um número menor! Difícil não rir nessa parte. Lewis, um pioneiro do estilo caretas e humor físico, antecipa muito do que seria feito anos depois por comediantes como Jim Carrey. Seu personagem era quase sempre o mesmo durante essa fase de extremo sucesso popular no cinema: a do rapaz ingênuo, de bom coração, mas extremamente atrapalhado em sua vida profissional e sentimental. Sem a parceria de Dean Martin dos primeiros filmes Lewis se esmerou em escolher roteiros melhores, usando de muitos cacos e improvisos durante as filmagens. O resultado final deu muito certo e Jerry Lewis estrelou alguns de seus melhores filmes justamente durante essa fase.

O diretor e roteirista desse "Who's Minding the Store?" foi o genial Frank Tashlin, que era um craque nesse estilo de humor. Começou a carreira como cartunista, o que talvez explique seu muito peculiar estilo. Ele firmou uma parceria extremamente produtiva ao lado de Lewis, principalmente após a dissolução de sua dupla ao lado do antigo partner Dean Martin. Mantendo o foco nas trapalhadas do comediante os filmes acabaram ganhando em agilidade, algo que nem sempre existia nos filmes da dupla pois o ritmo geralmente era quebrado para Dean Martin cantar alguma canção ou então fazer par romântico com alguma estrelinha. E por falar em estrelinha nesse "Errado Pra Cachorro" temos ainda de quebra a presença da bela Jill St. John, uma atriz muito simpática e elegante. Enfim, "Errado Pra Cachorro" é uma ótima diversão para todas as idades, ainda hoje.

Errado Pra Cachorro (Who's Minding the Store? Estados Unidos, 1963) Direção de Frank Tashlin / Com Jerry Lewis, Jill St. John e Ray Walston / Sinopse: Rica herdeira de uma grande rede de lojas se apaixona por um simples rapaz chamado Norman Phiffier (Jerry Lewis), muito atrapalhado, que acaba indo trabalhar em um magazine pertencente à mãe dela.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.5

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir