domingo, 7 de outubro de 2007

Film Noir

O subgênero cinematográfico que passou a ser conhecido como Film Noir na verdade foi uma estética criada dentro dos estúdios para cortar custos. A fotografia escura, muitas vezes apenas escondia a falta de um cenário melhor ou de uma maior falta de recursos dessas fitas, a maioria delas classificadas como filmes B. Isso ficou bem claro em uma das últimas entrevistas do ator Robert Mitchum, um dos grandes astros desse estilo. Para o ator os filmes Noir, dos quais muitos deles participou, nada mais eram dos que uma forma dos estúdios faturarem um dinheiro extra nas bilheterias sem gastar muito.

O curioso é que esse tipo de produção acabou gerando uma grande fila de admiradores. Os roteiros eram muitas vezes crus e mostravam o lado mais sórdido do ser humano. As mulheres eram fatais, sem escrúpulos ou caráter. Usavam sua beleza em prol próprio, muitas vezes tencionando conseguir alcançar objetivos nada nobres, em muitas ocasiões puramente criminosos. Os detetives contratados não eram igualmente sinônimos de virtude. Eram cínicos e poderiam passar de um lado para o outro com extrema facilidade, muitas vezes impulsionados apenas por ganância e dinheiro.

Como os estúdios não gastavam muito nesses filmes eles também não tinham interesse em controlar muito a produção deles. Isso criava uma liberdade muito grande para os cineastas que usavam essa falta de rédeas da forma mais produtiva e criativa. Alguns filmes noir são verdadeiros exemplos de inovação e ousadia, ficando muitas vezes à frente de seu tempo. Além disso some-se a ótima narrativa que tais filmes possuíam pois sendo a maioria deles curtos (de novo para economizar custos), os diretores criavam pontes de narração extremamente inteligentes, algo que seria copiado também nas grandes produções. Ainda falaremos muito sobre cinema noir nesse blog. Um estilo que nasceu para ser pequeno, mas que conseguiu ser grande graças ao talento dos artistas que nele trabalharam.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Drama & Romance
    Film Noir
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Talvez Blade Runner seja o último filme nesse estilo, porém caro, que fez muito sucesso nos últimos anos, pelo menos que eu me lembre.

    ResponderExcluir
  3. Blade Runner foi um noir futurista. Uma opção do diretor Ridley Scott, que tinha liberdade para escolher outro estilo para seu filme.

    ResponderExcluir