domingo, 28 de outubro de 2007

Marilyn Monroe - Os Desajustados

O roteiro do clássico "Os Desajustados" (The Misfits, Estados Unidos, 1961) foi escrito baseado em conto de Arthur Miller, marido da atriz Marilyn Monroe, a estrela mais popular e famosa de seu tempo. E por uma dessas grandes ironias do destino a base da personagem interpretada por Marilyn nesse filme era a própria Marilyn. Miller escreveu seu texto baseado no que via na própria esposa. Sim, uma personalidade complexa, beirando o neurótico, mas igualmente uma boa alma.

Uma mulher que se preocupava com os animais e que sentia profunda dor emocional quando via algum tipo de maus-tratos com os bichinhos. Após se casar ela ficou vários meses em um rancho nos arredores de Los Angeles. E como em todo rancho havia muitos animais ao redor. Arthur Miller notou logo nos primeiros dias que Marilyn tinha uma preocupação fora do comum com os animais do lugar. Ela adotou vários cães e gatos que viviam sem um dono. Alguns deles ela levou embora com ela quando voltou para Los Angeles.

Marilyn também ficou muito impressionada quando soube que cowboys modernos caçavam cavalos selvagens, conhecidos como Mustangs, para venderem seus corpos para fábricas de sabão. Os animais eram capturados, mortos e depois despachados para essas fábricas. Marilyn ficou tão aterrorizada com a história, que era mesmo real, que passou a noite em claro. Diante disso Arthur Miller decidiu que isso seria o ponto de partida para seu novo conto, o mesmo que daria origem ao filme "Os Desajustados".

Com a chegada da modernidade muitos cowboys tinham ficado desempregados, sem meios de vida. E o que ele sabiam fazer? Bom, laçar cavalos e domestica-los era uma das coisas que sabiam fazer, mas era igualmente triste saber também que eles usavam esse tipo de conhecimento para algo tão mórbido, tão condenável. Os cowboys do passado certamente ficariam envergonhados com tudo aquilo.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário