sábado, 20 de outubro de 2007

O Poderoso Chefão / Quanto Mais Quente Melhor / Maureen O´Hara


Marlon Brando - The Godfather (1972)
Na foto o diretor Francis Ford Coppola surge rodeado do maravilhoso elenco que foi escalado para o clássico "O Poderoso Chefão" (The Godfather, EUA, 1972). Embora nos dias de hoje seja impensável ver qualquer outro ator a não ser Marlon Brando interpretando o papel de Don Vito Corleone, o fato é que a Paramount Pictures não queria o astro no elenco. O produtor Robert Evans acreditava que Brando era um sujeito complicado de se lidar no set de filmagens. Ele tinha realmente um histórico de brigas e desavenças com outros diretores e produtores no passado e Evans tinha receios que ele fosse causar todo tipo de confusão com Francis Ford Coppola. Sabendo disso e querendo muito o papel o próprio Brando gravou um tape amador onde interpretava o personagem sob o seu ponto de vista - não a de  um gângster violento e insano, mas sim a de um pai de família que precisou usar da violência para proteger sua família e seus entes queridos. Isso certamente deixou Coppola entusiasmado e ele próprio entrou na briga para escalar Brando no elenco. O resto é história. Ao lado de atores talentosos como Al Pacino e James Caan o filme se tornou não apenas maravilhoso, mas lendário. No Oscar veio a consagração definitiva com os prêmios de Melhor Filme, Roteiro Adaptado (Mario Puzo e Francis Ford Coppola) e Melhor Ator (cujo Oscar foi recusado por Brando em nome dos nativos americanos que, em sua visão, sofriam todo os tipos de preconceitos nos filmes de Hollywood). Para ler nossa resenha sobre essa obra imortal do cinema americano basta clicar aqui.


Marilyn Monroe - Some Like a Hot (1959)
Na foto o diretor Billy Wilder conversa com Marilyn Monroe durante uma pausa nas filmagens de "O Pecado Mora ao Lado". Depois do grande sucesso desse filme Wilder voltaria a trabalhar com Marilyn em "Quanto Mais Quente Melhor". Para muitos críticos de cinema essa foi sem dúvida a melhor comédia americana de todos os tempos. Wilder conseguiu com um texto simples e muito divertido criar uma verdadeira obra prima da sétima arte e isso sob condições bem adversas pois Marilyn estava passando por uma de suas piores fases em termos psicológicos. A atriz não conseguia mais decorar direito suas falas e faltava constantemente às filmagens. Isso deixou Wilder em desespero, tentando finalizar uma produção extremamente complicada, cara e cheia de problemas, enquanto sua estrela não parecia disposta a colaborar. Para complicar ainda mais a atriz se envolveu com Tony Curtis durante a produção, causando todo tipo de intrigas, fofocas e desavenças no set. Nada disso porém atrapalhou o resultado final pois é sem dúvida um filme delicioso de assistir, uma verdadeira obra prima de Wilder, um diretor que realmente marcou época em Hollywood. Para ler resenha, comentários, sinopse e informações do filme clique aqui.



Maureen O´Hara
A atriz Maureen O´Hara faleceu ontem em Los Angeles, aos 95 anos de idade. O Los Angeles Times trouxe uma manchete curiosa sobre sua morte: "Morre Maureen O´Hara, a única atriz que foi durona o bastante para encarar John Wayne em um filme". Brincadeiras à parte realmente foi com pesar que recebemos a notícia. Aqui no blog já tínhamos escrito um bom texto sobre a atriz (basta clicar aqui para ler), por essa razão não vamos nos repetir muito, apenas lamentar sua morte. Maureen certamente não foi apenas uma atriz durona, como levaria a crer a manchete do jornal americano, mas sim uma talentosa e carismática profissional que participou de 65 filmes em quase 70 anos de carreira (isso mesmo que você leu!). Injustamente ignorada pela Academia, que nunca lhe legou um Oscar de Melhor Atriz, apesar das maravilhosas atuações que apresentou em sua longa carreira, a atriz recebeu uma homenagem, um prêmio pelo conjunto da obra. Fica assim nosso registro de pesar. A mulher Maureen FitzSimons se vai porém a estrela Maureen O´Hara ficará para sempre imortalizada em seus filmes.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário