sábado, 27 de março de 2010

Elvis Presley - Lamar Avenue

Em novembro de 1954, impressionado com o seu sucesso no Hayride, o empresário Bob Neal assinou um contrato com Elvis na base do meio a meio. Scotty Moore não fez nenhuma objeção ao acordo. Dos 50% que os Blue Moon Boys receberiam, 25% ficariam com Elvis e o restante seria dividido entre Scotty e Bill. Fontana continuaria recebendo seu salário semanal de 100 dólares. Em novembro, também, Elvis pediu demissão de seu emprego na Crown Electric e, por um ano, ele e sua banda fizeram uns 200 recitais. Assim que Elvis começou a pegar a estrada, precisou de um automóvel. Um Cadillac, é claro.

Embora só pudesse adquirir um de segunda mão, no dia em que comprou seu primeiro carro, Elvis sentiu que havia atingido um dos objetivos de sua vida. Metade da noite ele passou contemplando o Cadillac pela janela do hotel. Infelizmente, pouco depois, quando ia para Texarkana, a traseira do Cadillac se incendiou e teve que ser abandonado na estrada. Elvis comprou outro e mandou pintá-lo de rosa e branco, que agora seriam as suas cores. A seguir, comprou um Ford branco e rosa para seus pais. E não parou mais de comprar automóveis. Como era o show de Elvis nesses tempos pioneiros? Bem, Elvis e os Blue Moon Boys não paravam um segundo enquanto estavam no palco. Como tocavam por 45 minutos, não podiam se restringir apenas aos seus discos, e passavam em revista todos os sucessos das paradas. Nas cidadezinhas do interior, Elvis ficava exausto tentando inutilmente animar a caipirada.

Mas, quando chegava nas grandes cidades, a reação do público era muito diferente. A sensualidade de Elvis deixava as garotas louquinhas e, depois do concerto, ele tinha que sair correndo para o carro, para não ser rasgado, agarrado, beijado, o diabo. Sonny West conta: "Nessa época Elvis era mesmo um puritano. Com todas aquelas garotas se jogando sobre ele, era muito fácil transar com elas. Mas ele sempre dizia que queria se casar com uma garota virgem!" Mas, mesmo não estando interessado nas fãs, Elvis era sempre ameaçado pelos rapazes locais, ressentidos pelo modo como ele excitava as meninas. Para defendê-lo desses caras, Elvis começou a levar Red West consigo, que dirigia o carro e atuava como guarda costas, só pela curtição de viajar para outras cidades. Nem bem começou a ganhar algum dinheiro, Elvis comprou as duas coisas que mais desejava: um Cadillac cor de rosa novinho e uma casa para a família, um pequeno bangalô de tijolos na Lamar Avenue, com sala, cozinha e dois quartos. De indigente moradores em laurdedale Courts, os Presleys agora tinham sua casa própria. Pequena, mas própria.

Em fevereiro de 1955, Elvis e os Blue Moon Boys saíram em excursão pelo sudoeste americano, numa turnê liderada por Hank Snow, um cantor country de muito sucesso naquele tempo. Bob Luman, um cantor country daquela época, relembra como eram as primeiras apresentações de Elvis, the Pelvis: "O cara apareceu de calças vermelhas, paletó verde, meias e camisa cor de rosa, com aquela cara de deboche e ficou parado em frente ao microfone por cinco minutos antes de fazer qualquer movimento. Então começou a tocar seu violão e quebrou duas cordas, eu toco há dez anos e no total ainda não quebrei duas cordas! E lá estava ele, as cordas arrebentadas e as garotas gritando e correndo até o palco. Ele mexia os quadris, como se tivesse algum caso de amor com o violão. Assim era Elvis Presley tocando em Kilgore, Texas. Ele me deixou arrepiado cara!"

Elvis - Documento Histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário