Elvis Presley - Elvis Sails
Que Elvis Presley foi um dos maiores vendedores de discos durante a década de 1950 ninguém tem dúvidas. Agora que até entrevistas do cantor eram lançados em vinil para faturar em cima de seu nome, disso poucos tem conhecimento. “Elvis Sails” foi um dos produtos mais sui generis da história da indústria fonográfica dos EUA. Lançado em novembro de 1958, chamou atenção por ser um disco sem igual na longa lista de itens da discografia de Elvis Presley. Não havia músicas nele, mas apenas entrevistas de Elvis antes, durante e após sua partida para a distante Alemanha Ocidental na Europa.
Era um single (por mais estranho que isso possa parecer) e trazia no lado A uma parte da entrevista coletiva que Elvis deu no Brooklyn Army Terminal em 22 de setembro de 1958. Ele estava prestes a embarcar para prestar serviço militar na cortina de ferro. Já o Lado B trazia a entrevista que o cantor deu para Pat Hernon na biblioteca do navio USS Randall durante a longa viagem até a base americana onde iria ficar estacionado com sua tropa. As entrevistas, de maneira em geral, trazem apenas perguntas e respostas sobre amenidades e não tocam em assuntos polêmicos. Por isso não espere qualquer grande revelação ou postura política por parte de Elvis. Não era de seu feitio polemizar em ocasiões como essa.
Mais curiosa ainda era a contracapa de “Elvis Sails” trazendo um calendário do ano de 1959 onde o fã poderia acompanhar todos os detalhes e datas importantes não só da vida de Elvis (como por exemplo o mês em que ele se formou no colégio) como também fatos que marcariam o ano de 1959 para o cantor (a data em que chegaria na Alemanha, estaria de volta aos EUA, etc). “Elvis Sails” não obteve qualquer classificação digna de nota nas paradas, o que era de se esperar, mas não se tornou um disco desprovido de valor.
Muitos DJs americanos usaram a entrevista em seus programas diários. Afinal o que não soaria muito bem numa vitrola particular, poderia muito bem se transformar numa boa opção durante um programa radiofônico. Como nunca foi relançado – em época alguma – o disquinho original também acabou virando uma cobiçada peça de colecionador. Nesse mundo de itens discográficos de Elvis, ele é dos mais valorizados, pois como vendeu pouco na época, poucos fãs o possuem em sua coleção. Além disso por ser um lançamento tão único e singular se torna ainda mais valioso. Afinal foi o único vinil de entrevistas de Elvis Presley. Por isso se algum dia topar com algum exemplar de “Elvis Sails” por aí, não perca a oportunidade de adquirir pois pode se tornar um bom investimento para você no futuro.
Elvis Presley – Elvis Sails (1958)
Side 1: Press Interview with Elvis Presley (At Brooklyn Army Terminal, September 22, 1958)
Side 2: Elvis Presley's Newsreel Interview / Pat Hernon Interviews Elvis in the Library of the U.S.S. Randall at Sailing
Pablo Aluísio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário