segunda-feira, 15 de março de 2010

Elvis Presley - Jailhouse Rock

A trilha Sonora de Jailhouse Rock: Jailhouse Rock (Leiber / Stoller) - Música título do terceiro filme estrelado por Elvis que no Brasil recebeu o nome de "O Prisioneiro do Rock", sendo que sua trilha foi lançada em um Compacto Duplo em outubro de 1957. Foi ainda lançada como single em setembro de 1957 com "Treat Me Nice" no lado B. O Sucesso foi imediato e o single chegou ao primeiro lugar na parada americana. A cena do filme em que Elvis apresenta esta canção é considerado o melhor momento do cantor no cinema. Leiber e Stoller afirmaram posteriormente que sua intenção era "...imitar o som de pedras quebrando" o que de certa forma foi conseguido. Foi gravado em 30 de abril de 1957 nos estúdios Radio Recorders em Hollywood. Assim Elvis ignorou a intenção satírica dos autores (Jerry Leiber e Mike Stoller) e interpretou a canção com fúria. Jailhouse Rock foi o primeiro single da história a ir direto para o topo das paradas no Reino Unido.

Treat Me Nice (Leiber / Stoller) - Outra canção deliciosa de Leiber e Stoller sendo lançada como lado B de "Jailhouse Rock". No filme é apresentada com a presença dos dois compositores que fazem figuração como membros da banda que acompanham Elvis numa cena. A Trilha de "Jailhouse Rock" (o prisioneiro do rock, 1957) contava ainda com as seguintes músicas: "Baby I Don't Care" (Leiber / Stoller), "Young and Beautifull" (Silver / Schroeder), "I Want To Be Free" (Leiber / Stoller) e "Dont Leave Me Now" (Schroeder / Weisman). Assim como quase todas essas, "Treat me Nice", foi gravada em Abril de 1957 no Radio Recorders em Hollywood. Young and beautifull (A. Silver / A. Schroder) - Canção que faz parte da Trilha Sonora do filme "Jailhouse Rock" (O prisioneiro do rock, 1957).

Este filme marcou de forma definitiva a carreira do cantor e se tornou um dos seus melhores momentos no cinema. A Atriz que contracenou com Elvis no filme, Judy Tyler, morreu de forma trágica logo após as filmagens o que abalou muito o astro que a partir daí passou a evitar assistir esta película. Esta Canção foi gravada no dia 30 de Abril de 1957 nos estúdios Radio Recorders em Hollywood.

Baby I Don't Care (Leiber / Stoller) - É outra verdadeira peróla da dupla Leiber e Stoller que foram os responsáveis por quase toda a parte musical deste fantástico filme. Um fato curioso ocorreu na sessão de gravação desta música: o baixista Bill Black não conseguiu executar de forma satisfatória a Introdução da música, então Elvis pegou o contrabaixo de Black e tocou a introdução de forma impecável, sendo esta a definitiva e a que aparece no disco. "Baby I don't Care" foi gravada no dia 30 de Julho de 1957 em Hollywood.

I Want To Be Free (Leiber / Stoller) - Toda a trilha Sonora foi lançada num compacto duplo em outubro de 1957 alcançando o primeiro lugar nas paradas. Este foi o EP mais vendido da história da indústria fonográfica. Mike Stoller colaborou no piano durante as sessões de gravação que aconteceram no dia 30 de Abril de 1957 em Hollywood. Don't Leave Me Now (Schroeder / Weisman) - Faz parte da trilha de outro filme de Elvis, "Loving You" (a mulher que eu amo, 1957). Difícil explicar o porquê desta canção ter sido incluída aqui. Inclusive, esta não é a mesma versão do filme. Particularmente prefiro a versão de "Loving You", apesar da ótima introdução de piano desta. Mas enfim, de qualquer forma ela vem para enriquecer ainda mais a ótima trilha deste filme.

Pablo Aluísio.

Um comentário: