segunda-feira, 8 de março de 2010

Elvis Presley - Os Tesouros Perdidos de Elvis

 Elvis Presley gravou mais de 600 músicas. Muitas são clássicos absolutos da música universal como "Hound Dog", "Can´t Help Falling in Love" e "Suspicious Minds". Outras são menos conhecidas, mas que fizeram sucesso como por exemplo "Don´t Cry Daddy", "Too Much" e "Hurt". Outras apesar de muito boas são desconhecidas do grande público. Vou tentar colocar todas as minhas favoritas nessa categoria. Esta é uma pequena busca pela colcha de retalhos que é a discografia de Elvis, onde vou comentar verdadeiras preciosidades, pelo menos na minha opinião, que não receberam a devida atenção na sua época de lançamento.

Anyway You Want Me (Schroeder / Owens) - Em 1993 o Guns'n'Roses regravou uma belíssima balada da década de 50 chamada "Since I Don't Have You". O resultado ficou excelente. Se tivessem escolhido essa pérola de Elvis o resultado também seria um sucesso. Essa fantástica balada possui os elementos que fazem de uma música um sucesso: letras simples, porém bonitas, uma melodia agradável aos ouvidos e um solo de introdução marcante. Gravado na mesma sessão que produziu os clássicos "Hound Dog" e "Don't Be Cruel", essa música foi o lado B de "Love me Tender" e por isso totalmente ofuscada. Quando algum artista a descobrir e fizer uma regravação terá seu lugar de sucesso nas paradas!!

Ain't That Loving Baby (Fast Version) (Hunter / Otis) - As sessões de junho de 58 produziram fantásticas músicas como "A bing Hunk O'Love", "A Fool Such As I", "I Got Stung", "I Need Your Love Tonight" que alcançaram o top 10. A outra música dessa sessão - Ain´t That Loving You Baby - só foi lançada em single em 1964 e alcançou 16º lugar nas paradas sendo um top 20 hit. A versão lançada foi uma mais lenta e muito boa também, mas a versão rápida dá de dez!! Começa com uma batera ritmada de DJ Fontana e tem uns solos do Hank Garland simplesmente fantásticos!! Por que essa versão não foi lançada e por que a versão oficial só foi aparecer em 64, 6 anos depois de sua gravação?? Burradas da RCA presumo. Pra variar. Alegre e dançante essa versão pode ser encontrada no vinil "Reconsider Baby" (a melhor versão com três solos), "Essential Elvis vol.3" e no disco 5 da caixa "The King of Rock'n'Roll". Essa versão só foi lançada depois da morte de Elvis!!! Gente só escutando para conferir: essa música é muito boa!! Se estiver triste é só colocá-la. Remix em Potencial!!

Suspicion (Pomus / Schuman) - Os escritores Doc Pomus e Mort Shuman foram uma espécie de Leiber e Stoller da década de 60. Sério mesmo, os caras escreveram alguns dos grandes clássicos de Elvis, incluindo sucessos imortais como "Little Sister", "His Latest Flame", "Viva Las Vegas", "Kiss me Quick", "A Mess of Blues", "Surrender", entre outras. É verdade que escorregaram com besteiras como "Double Trouble" e "Never Say Yes", mas a gente perdoa. A música acima citada, também escrita por eles foi lançada como lado B junto com "Kiss me Quick". Essa música é uma espécie de "Suspicious Minds" ao contrário, pois aqui quem tem problemas com ciúme é o cara e não a mulher. Letra bem legal, fácil de se identificar e puxada por uma introdução ritmada, com a voz de Elvis perfeita em 1962, essa música foi esquecida por culpa de.... má promoção! Que novidade! Os motivos foram os seguintes:
a) Fez parte de um álbum que o foi o último de estúdio de Elvis até 1967, e que foi abafado na época pelo sucesso das trilhas. O álbum foi "Pot Luck", que é bem interessante. A falta de promoção desse álbum foi tão grande que nenhum, repito, nenhum single foi lançado na época em que ele apareceu.
b) O single que promoveu esse álbum foi lançado em... 1964, dois anos depois de sua liberação no mercado. Vai entender a RCA!
c) Além de ter sido lançado com dois anos de atraso, chegou ao mercado no período em que havia muitos singles de Elvis, um atrás do outro. Se você não prolonga a exposição de uma música ela vai ser esquecida. O problema de Elvis nessa época era esse, seus produtos eram rapidamente substituídos por outros, sem ter chance de causar impacto.
d) Caiu no lado B, o que já não é muito bom, principalmente em um single em que nem o lado A é promovido.
e) Apareceu no auge da beatlemania.
Resultado, "Kiss Me Quick" alcançou apenas 34º lugar e "Suspicion" nem entrou no hot 100.

C´Mon Everybody (Joy Byers) - Como é que essa música não foi top 10?! Parte do filme "Viva Las Vegas", esse rock acelerado possui uma excelente seqüência de dança no filme com toda a Pelvis que você tiver direito. A letra é boba, mas nesse caso não atrapalha, pois o objetivo dessa música é levantar seu espirito e não mudar o mundo! Com um novo arranjo ia ficar uma beleza!

It Hurts Me (Byers / Daniels) - Sabe aquela música que só não fez sucesso pois foi lançada na época errada? Pois esse é o caso dessa belíssima balada que foi gravada em 64, na última sessão sem ser de trilhas até maio de 66 e lançada no auge da Beatlemania e para completar renegada ao lado B de um single. Alcançou apenas 29º lugar nas paradas. Uma pena, pois Elvis a canta com convicção e possui ótima letra. A versão do especial de 68 é igualmente boa. O segredo dessa música é que ela consegue ser bonita sem ser piegas.

Am I Ready? (S. Tepper / R.C. Bennet) - Essa música faz parte da trilha sonora de "Spinout", que não é tão boa, mas passa longe de ser das piores trilhas de seus filmes. Apesar de conter uma das maiores atrocidades musicais gravadas por Elvis (Beach Shack), contém boas músicas como "Am I Ready? Sem exagero nenhum, essa música é tão bonita quanto "Can't Help Falling In Love"!!! Belíssima melodia e uma letra simples mais que se encaixa com o ritmo. Além disso, a voz de Elvis estava macia no mínimo, o que no caso dessa música é o ideal. Talvez não tenha feito sucesso por ter feito parte do filme que menos rendeu na carreira de Elvis e pouca gente a notou. Também não foi lançada como single, apesar de ser superior a "Spinout / All That I Am". Vocais absurdamente perfeitos, boa instrumentação e melodia nota 10!!

You Gotta Stop (Giant / Baum / Kaye) - Por incrível que pareça, as trilhas de 66 tem uma qualidade melhor do que os horrorosos "Paradise Hawaiian Style" e "Harum Scarum", definitivamente uma prova de que Elvis estava dormindo em 65. "Double trouble" é bem razoável e "Spinout" é até interessante (tirando a horrenda Beach Shack!!). O mesmo não pode se dizer de "Easy Come Easy Go", que está em 5º lugar nas piores bilheterias de Elvis. E pessoalmente eu achei o filme horrível. A trilha é péssima, com exceção de "I´ll Take Love" e a mencionada acima. Essa trilha contém a extremamente desprezível "Yoga is as Yoga Does", uma das piores músicas que já escutei. Mas como esse é um caso de altos e baixos, temos o prazer de escutar essa excelente música completamente desconhecida até entre os fãs, talvez por ser dificílima de se conseguir. Com uma letra fugindo da temática "garoto apaixonado pela garota", falando de um cara que quer terminar um relacionamento, essa música tem um excelente ritmo e é extremamente contagiante, com uma introdução que usa os mesmos acordes do clássico de Dion "Runaroun Sue". Como já disse, se quisessem fazer um remix dela ficaria perfeito. Nada dance, mas um arranjo mais rock. Se o Offspring descobrisse essa música... Tenho certeza que iam fazer maravilhas, transformando-a num punk rock, pois ela tem ritmo para isso. Nota dez para talvez a mais desconhecida canção dessa lista de preciosidades!!!

Let Yourself Go (Joy Byers) - Gravada em 1967, se um remix fosse feito preferiria a versão de 68 onde os vocais de Elvis estão de matar. Sua voz estava rouca como na década de 50 só que mais grossa e madura. Parte da trilha de "Speedway" essa música alcançou apenas 72º lugar nas paradas e foi lado B, não recebendo maior atenção. Com uma letra maliciosa e ritmo que ficaria perfeito na voz de Britney Spears, essa música nas pesquisas entre os fãs é quase unânime como preferida para um remix. Muita gente já notou seu potencial, falta só o EPE e a BMG. Como vocês vêem Elvis não é só "Hound Dog" e "Tutti Frutti" e é o único cantor que conheço que quase trinta anos depois de sua morte possui pelo menos uma dezena de músicas, lançadas mas desconhecidas, com, talvez, o mesmo potencial de clássicos como os acima citados. "A Little Less Conversation" que o diga...

Clean Up Your Home Backyard (Billy Strange / Mac Davis) - Com o especial de 68 no gatilho Elvis foi filmar "The Trouble With Girls" em outubro de 68, seu último filme pela MGM. O filme é bem diferente dos anteriores com Elvis em um papel no mínimo inusitado. Não acho o filme tão bom assim, mas está longe de ser o seu pior. Contém cinco músicas, a curta "Violet", um dueto na engraçada "Signs of the Zodiac", uma regravação de um gospel de 1960, "Swing Down Sweet Chariot", que acho que ficou bem melhor nessa versão de 68, a belíssima balada "Almost" e uma das músicas mais intrigantes da carreira de Elvis: Clean Up Your Home Backyard. Com uma das melhores letras que eu já ouvi, essa música pinta um retrato sarcástico da sociedade hipócrita de uma típica cidadezinha dos EUA: fala do falso religioso que prega e se mete na vida de todo mundo, mas que na verdade em vez de ir para a missa fica se embriagando em casa, o cara que critica todo mundo, mas que trai a esposa com a funcionária de sua loja etc. No final conclui: "Quando você chega no fundo da questão, não é uma pena que nessa pequena cidade ninguém consegue admitir que possa estar um pouco errado?" Não chega a ser uma música com conotação social como "If I Can Dream" ou "In The Guetto", mas é na mesma linha, só que nela o tópico é abordado de forma irônica. Possui ainda uma instrumentação meio blues / funk bastante interessante. Foi lançado como single e foi relativamente bem, alcançando 35º lugar.

The Power of My Love (Giant / Baum / Kaye) - Acreditem, os mesmos autores desse fantástico blues rock são os mesmos de... "Beach Shack"!!! Giant, Baum e Kaye escreveram algumas das piores músicas para Elvis e outras muito boas como essa e pasmem, "Devil In Disguise"!!! Vai gostar de extremos em outro canto!!! Gravada nas lendárias sessões de 69 de Memphis que produziu clássicos como "Suspicious Minds" e "In The Guetto", essa música mereceu um lançamento em single que nunca aconteceu. Tem balanço, boa letra, e a instrumentação - incluindo uma gaita assassina - está fantástica com a voz de Elvis bem grossa detonando no vocal. Uma obra prima ainda a ser descoberta!!

Only The Strong Survive (Gamble / Huff / Buttler) - Me apaixonei por essa música desde a primeira vez que a ouvi. Mas ela ganhou um significado todo especial quando acabei meu primeiro namoro. Esse musicão definitivamente foi uma das melhores músicas gravadas nas fabulosas sessões de gravação em Memphis em 69 e deu bastante trabalho para Elvis, que a completou somente após 29 takes! Aqui nota-se a dedicação dele em fazer um bom trabalho por essa época de sua carreira. Essa música que tem como letra a história de um garotinho que acabou o namoro e recebe alguns conselhos da mãe que diz que não adianta ficar triste com o fim do relacionamento, pois existem muitas outras garotas por aí que podem se interessar por você e que ele não as conheceria se não se desse a chance, e conclui numa frase simples uma coisa que todos nós sabemos: só os fortes sobrevivem. Ela começa com Elvis falando ao som de uma instrumentação: "Eu me lembro de meu primeiro caso de amor. Por algum motivo a coisa toda não deu certo. Minha mãe tinha alguns ótimos conselhos pra me dar. Por isso eu pensei em botá-los na letra dessa canção. Eu ainda consigo escutá-la dizendo...." Depois começa Elvis cantando, reproduzindo a fala da mãe. Belíssima música! Merecia um lançamento em single, que nunca ocorreu. Erro da RCA? Talvez. Foi lançada em um dos melhores álbuns de Elvis: From Elvis In Memphis, que continha clássicos como In the Guetto e pérolas como essa e Power of My Love.

Patch it Up (Eddie Rabbit / Rory Rourke) - Favorita entre muitos fãs para um remix, esse rock de primeira foi gravado nas espetaculares sessões de 70 e foi lado B de "You Don´t Have to Say You Love Me", que por sinal foi muito bem nas paradas e vendas, e na minha opinião é o melhor single de Elvis na década de 70. O sucesso do lado A desse single apagou qualquer chance que esse musicão tinha de virar hit. Saiu em uma versão ao vivo, muito boa e dinâmica por sinal no álbum "That's The Way It Is". Também aparece no filme de mesmo nome numa performace eletrizante de Elvis, com sacudidas e movimentos de caratê a vontade. Só vendo pra saber! Um remix ao estilo guns por exemplo, com guitarra e bateria ao máximo ficaria perfeito. Mandaria esses rappers de atualmente pro espaço!!! Novamente fica o recado: BMG e EPE fiquem de olho, vocês tem uma mina de ouro nas mãos e não sabem!!!

Cindy, Cindy (Kaye / Weisman / Fuller) - Esse rock gravado nas sessões de junho de 70 foi parar no álbum "Love Letters From Elvis"(!?) e não foi lançada em single! Uma pena, pois é um típico rock de Elvis da década de 70 com um solo de arrebentar de James Burton (tem uma versão do "Essential Elvis vol.4" que tem dois solos), a banda detonando e o segredo de todo bom rock: ritmo bom, acelerado e um vocal poderoso do vocalista. Aqui Elvis dá um show. Sua voz ainda estava com a aspereza (no bom sentido) dos anos de 68 e 69. Curiosidade: essa é uma das poucas músicas que fica melhor com os overdubs, ou seja a orquestra e instrumentos adicionais.

The Sound of Your Cry (Giant / Baum / Kaye)- As sessões de 70 produziram belíssimas baladas como "Sylvia", "How The Web Was Woven", "Bridge Over Troubled Water" e "You Don't Have To Say You Love Me" entre outras. Essa balada não fica devendo a nenhuma das acima citadas. Mas com uma belezura dessa nas mãos advinha o que a RCA fez? A lançou no lado B de "Ot's Only Love" em 71 e... só!!! Ela não apareceu em nenhum álbum de Elvis na década de 70 e virou o mais raro "Lost Single" de toda sua carreira. A RCA não interpretou dessa forma pois na parte do "Silver Box" que se denomina "Lost Single" e tem como proposta resgatar alguns singles que ficaram difíceis de se encontrar, como "Rags To Riches" e "I'm Leaving", a gravadora simplesmente não lançou essa preciosidade que sem dúvida rivaliza com "Always On My Mind". Não tenho palavras para dizer como essa música é linda!!! Mas aconselho as versões sem os violinos (essa versão do violino não ficou ruim, só menos legal que as outras, apesar de ser a oficial), que está presente no "Platinum Box Set" e no CD da FTD "Nashville Marathon". Se você quiser entender porque Elvis é o maior vocalista de todos os tempos pegue essa música, feche a luz do quarto, ligue o som e deixe essa verdadeira pérola lhe levar para onde só as boas músicas conseguem: qualquer lugar que a sua imaginação queira!! Ah e escutá-la acompanhado é bem melhor. Só uma dica...

We Can Make The Morning (Jay Ramsey) - Lançada como lado B de "Until Is Time For You To Go", essa pérola é uma das melhores músicas que eu ouvi de Elvis. Mas como suas qualidades são muitas vamos por partes:
a) A letra dessa música é sensacional! Com um tom otimista e introspectivo essa música é uma discreta mensagem a todos aqueles que por um motivo ou outro se sentem perdidos e não estão bem consigo mesmo. Começa falando como o personagem da música se sente deslocado e com medo da própria vida e de ver seus problemas (I just thought I heard a small voice crying / Looked again and saw it was me / I feel like a little boy denying that he fears the night cause he can´t see) Como vocês percebem a beleza dessa letra é que ela não é tão direta e precisa-se de um pouco de atenção para entendê-la. Aí ela segue imediatamente com uma mensagem de força, dizendo que nada está perdido e que depende de você se ajudar para sair dessa (Bitter larger thoughts will stop your crying / Only scared to search cause you may find / Faith hold the candle for your footsteps / Time rolls back the shadows of your mind.) Aí vem o refrão clamando que é uma noite solitária mais nós faremos a manhã, se tentarmos. Usando essa linguagem figurada o autor diz que mesmo que as coisas estejam ruins, se tentarmos, podemos nos ajudar para que elas melhorem, principalmente se tivermos a ajuda de alguém. O segundo refrão segue a mesma linha. Com certeza, junto com "In The Guetto" e "If I Can Dream" é uma das melhores letras das músicas de Elvis.
b) A voz de Elvis está sensacional e aqui realmente os vocais do Imperial Quartet ajudam.
c) O ritmo impulsionado pela introdução de James Burton é excelente, não ficando atrás de nenhuma Rock Ballad atual. Um remix dessa música com umas guitarras rítmicas adicionais ficaria ótimo.

I'm Leaving (Jarret / Charles) - Sucessos recentes de músicas românticas como "My Immortal" do "Evanescence" provam que baladas nunca ficam fora de moda. Seria uma tacada certa um remix dessa pérola, bastante executada em shows de 73. Essa música de melodia bonita, introdução pegajosa (no bom sentido) e letra simples mas honesta junto com a voz de Elvis ecoando uma solidão e transmitindo uma idéia de vazio de arrepiar foi lançada em 71 como um single, que por algum motivo só chegou ao 36º lugar nas paradas. O desprezo da RCA foi tão grande que essa musica só foi lançada em 1980 em um álbum (Silver Box)!! Numa altura dessa (71) a política de marketing da gravadora era uma bagunça, fato que levou os produtores a esquecerem essa pequena obra prima que aguarda ansiosamente o dia em que alguém veja o potencial de sua beleza e melancolia.

T-R-O-U-B-L-E (Jerry Chesnut) - 35ª posição foi pouco para esse verdadeiro tesouro de 1975. Essa música possui ritmo contagiante e uma letra alegre e apesar de ter ouvido comentários diferentes, a voz de Elvis está soberba. O cara tinha 40 anos e seu talento para rock continuava intacto. Remix em Potencial!!! E essa música ainda tem a vantagem de ficar boa tanto em um ritmo dance quanto em uma nova roupagem rock! Talvez não tenha progredido tanto pois foi lançada sem muita promoção e em um disco que foi péssimo nas paradas (Elvis Today, 57ª posição). O disco é irregular, mas possui a bela "And I Love You So" e a excelente "I Can Help". Para quem gosta de country "Fairytale" é perfeita. Porém tem músicas como "Woman Without Love", que é simplesmente terrível. Mas, como disse T-R-O-U-B-L-E é fantástica e um verdadeiro tesouro escondido!!

For The Heart (Dennis Linde) - Essa música faz parte do álbum "From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee" de 1976. Como todos sabemos 1976 marcou o inicio da derrocada final de Elvis e este álbum reflete isso, apesar de em hipótese alguma ser ruim. Pelo contrário é um dos melhores da década de 70. Quando me refiro a derrocada quero dizer a emocional, pois este é um dos álbuns mais melancólicos que escutei. O que não necessariamente faz dele ruim, simplesmente triste!! Beirando o top 40, visto que atingiu a 41ª posição, este álbum foi bem recebido na época e foi bem melhor que "Elvis Today", ganhando disco de ouro. Elvis nessa época não queria gravar e suas doenças e preguiça obrigaram a RCA a trazer o material de gravação para sua casa. Apesar de conter várias baladas contém esse grande rock pop, que deveria ter sido lado A de um single. Escrita por Dennis Linde, o mesmo de "Burning Love" essa música é a mais alegrinha do disco e uma instrumentação bacana da banda com uma introduçãozinha bem legal. A voz grossa de Elvis também dá um toque especial. No meio da música tem uma frase que tenho certeza que Elvis se identificou na época: "I´m a Roll but I just can´t Rock......" Foi o lado B do único single do álbum que ainda continha Hurt. O single foi bem, chegando a 28º lugar nas paradas. Mas, apesar de "Hurt" ser ótima, For the Heart merecia ser lado A, era mais moderna, alegre e mais sucetível de alcançar uma vendagem maior. Mas a RCA não pensou assim e essa preciosidade ficou desconhecida do grande público.

Victor Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário