segunda-feira, 3 de junho de 2013

Gato de Botas

Esse milionário mercado de animações acaba de ganhar uma nova provável franquia. A Dreamworks já havia feito isso com a bem sucedida série de animações do Shrek e agora tenta transformar o Gato de Botas (que apareceu como coadjuvante em Shrek 2) em uma nova série de filmes independentes, caminhando com seus próprios passos. Ao que tudo indica deu certo uma vez que fez sucesso de público e critica. De fato temos aqui um bom produto, bem roteirizado, com ótimo timing de humor e um personagem bem carismático, à prova de falhas. Dublado pelo ator Antonio Banderas o felino conseguiu até mesmo uma inesperada indicação ao Globo de Ouro de melhor animação, uma surpresa para muitos certamente. Embora não tenha a mesma verve irônica e mordaz do que o Shrek o vôo solo do Gato de Botas agrada, não apenas às crianças mas aos pais também, ensinando também pequenas lições morais e de amizade aos pequeninos.

A trama aproveita a estória bem conhecida de João e o Pé de Feijão. Aqui o Gato de Botas tenta colocar as mãos nos famosos feijões mágicos que levará ele e seus companheiros até o castelo do gigante, onde reza a lenda existe uma ave que coloca ovos de ouro. Ao seu lado vão juntos outros bons personagens, todos bem desenvolvidos, como o “Ovo” Humpty (voz de Zach Galifianakis, o barbudinho de “Se Beber Não Case”) e uma gatinha esperta que também quer ter a chance de levar sua parte no tesouro (dublada pela atriz latina Salma Hayek). E por falar em latinidade a animação não se furta em mostrar toda a ginga e dança das mais tradicionais músicas espanholas. Outro que marca presença nos microfones de dublagem é o ator e diretor Billy Bob Thornton. Meio sumido das telas ele diverte bastante carregando no sotaque caipira do casca grossa Jack. Assim fica a recomendação de mais essa boa animação dos estúdios Dreamworks. Você certamente não se arrependerá de assistir.

Gato de Botas (Puss in Boots, Estados Unidos, 2011) Direção: Chris Miller / Roteiro: Charles Perrault, Tom Wheeler / Elenco (vozes): Antonio Banderas, Salma Hayek, Zach Galifianakis, Billy Bob Thornton / Sinopse: O Gato de Botas, seu amigo Ovo e gatinha Kitty tentam colocar as mãos no tesouro do gigante das nuvens.

Pablo Aluísio.

Velozes e Furiosos 6

E lá vamos nós de novo... eis aqui o sexto filme da franquia “Velozes e Furiosos” que está chegando aos cinemas brasileiros. A essa altura do campeonato ninguém pensaria que essa série fosse tão longe mas os sucessivos sucessos de bilheteria das continuações não deixam tudo acabar. O curioso é que a cada filme os roteiristas tentam superar o anterior e assim os enredos vão ficando cada vez mais alucinados, cada vez mais inverossímeis e mentirosos a tal ponto que se por acaso houver um “Velozes e Furiosos 7” eu sinceramente não sei onde isso tudo vai parar. Bom, depois do último filme rodado no Rio todos os membros da equipe de Dominic Toretto (Vin Diesel) e Brian O'Conner (Paul Walker) estão ricos e aposentados e nem pensam mais em voltar ao velho ritmo. Brian, por exemplo, agora está curtindo uma de paizão ao lado da mulher. As coisas começam a mudar quando um agente do governo (interpretado pelo The Rock em pessoa, Dwayne Johnson) resolve contatar Toretto para que ele volte à ativa. Até porque se isso não acontecesse não haveria mais filme nenhum, não é mesmo?

A intenção agora é ajudar o governo a colocar as mãos em Shaw (Luke Evans), um ex-militar que tenta chantagear o mundo com uma guerra eletrônica, o que arruinaria todos os principais sistemas de comunicação, deixando as populações à mercê de ataques terroristas. Para convencer Toretto a voltar com sua equipe ele mostra uma foto recente de Letty (Michelle Rodriguez), que até aquele momento era dada como morta! Ela agora está ao lado de Shaw, numa situação complicada de se entender. Para tentar desvendar esse mistério, todo o grupo volta ao campo de batalha! Com cenas rodadas principalmente em Londres “Velozes e Furiosos 6” acelera mesmo é nas situações mais exageradas de toda a franquia. Até os carros deixaram de ser suficientes e as perigosas cenas de corrida agora contam até com tanques russos de última geração. Como se isso não bastasse há ainda uma cena final com um enorme cargueiro Tupolev russo que Brian, Toretto e cia tentam impedir de decolar. A edição é fora do controle, nervosa, sem freios. No meio de tanta correria os furos do roteiro (eles existem aos montes) vão até mesmo perdendo a importância. No fundo “Velozes e Furiosos 6” se contenta apenas em agradar os fãs da franquia (e não propriamente em mudar a opinião de quem odeia a série), por isso se você se enquadra no primeiro grupo pode ir ao cinema sem medo de se decepcionar. Já os que nunca engoliram essa franquia, bom, não será nesse sexto filme que irão começar a gostar de tudo. Melhor ficar o mais longe possível.

Velozes & Furiosos 6 (Fast & Furious 6, Estados Unidos, 2013) Direção: Justin Lin / Roteiro: Chris Morgan, Gary Scott Thompson / Elenco: Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne Johnson, Luke Evans, Michelle Rodriguez / Sinopse: Para impedir que um ex-militar comece uma verdadeira guerra eletrônica contra os principais meios de comunicação do mundo um policial se une a um grupo de criminosos.

Pablo Aluísio.

Acredite em Lobisomens

Pois é, acredite, esse filme existe! É uma produção canadense que tenta revitalizar o desgastado monstro. Antes de qualquer coisa vamos ao enredo: dois adolescentes começam a desconfiar do novo vizinho. Apesar de pilotar uma moto potente e ter um visual bonitão ele também desperta suspeitas, principalmente porque todas as garotas que entram em sua casa não são mais vistas. A situação se torna insustentável depois que Loren (Nina Dobrev), usando um telescópio amador, vê uma das jovens sendo mortas por ele. A partir daí ela tenta de tudo, inclusive chamando a policia mas não há rastros e sinais das vitimas. Desesperada ela vai até o encontro de um astro da tv, um caçador famoso que apresenta um popular programa televisivo prestes a ser cancelado. O problema é que apesar de posar de grande aventureiro na telinha ele é na verdade apenas um canastrão! E agora, como Loren irá enfrentar o terrível monstro que mora ao lado?

Veja bem, se você é um expert em filmes de terror já deve ter notado alguma coisa estranha na sinopse acima! Pois bem, tente trocar o lobisomem por um vampiro no roteiro acima e o que essa estória vai lhe lembrar? Isso mesmo, “A Hora do Espanto”! Esse foi um das cópias mais descaradas que já vi em toda a minha vida de cinéfilo, um plágio mal disfarçado de um dos filmes de terror mais famosos dos anos 80, uma vergonha senhoras e senhores. Junte a isso o fato do elenco ser todo formado por estrelinhas de seriados e você vai começar a entender e sentir o tamanho do absurdo. A vizinha adolescente bisbilhoteira é interpretada por Nina Dobrev, sim, ela mesma, a Elena Gilbert da série popular série teen “The Vampire Diaries”. Bem jovem ela já mostrava todos os seus maneirismos que usaria depois na série da Warner. Já o “grande caçador branco” é interpretado por Kevin Sorbo! Não lembra dele? Ora, é o Hercules, daquela série que passava no SBT (da mesma produtora de Xena – a Princesa Guerreira!). Ainda bem que os efeitos especiais não são apenas digitais (bem ruins, por sinal). O que salva tudo no final nesse campo é o uso também de efeitos analógicos, com uso de animatronics (muito popular nos anos 80). Mas isso é pouco no final de contas. “Acredite em Lobisomens” é mesmo terrível, no mal sentido da palavra.

Acredite em Lobisomens (Never Cry Werewolf, Canadá, 2008) Direção: Brenton Spencer / Roteiro: John Sheppard / Elenco: Nina Dobrev, Kevin Sorbo, Peter Stebbings / Sinopse: A vida de dois irmãos adolescentes muda completamente quando um novo vizinho se muda para a casa ao lado. Bonitão e com uma moto possante ele traz muitas jovens à sua casa mas elas nunca mais são vistas novamente.

Pablo Aluísio.

domingo, 2 de junho de 2013

Bernardo e Bianca

Depois da morte de Walt Disney o seu estúdio, considerado o melhor do mundo em termos de animação, entrou em uma grande crise criativa. A idéia de lançar longas de animações anualmente foi de Disney, que investiu nisso por anos a fio. Um antigo sonho que ele transformou em realidade. Depois de sua morte os executivos da companhia resolveram levar em frente os ideais do fundador mas a realidade foi que sem a presença dele coordenando os trabalhos, os filmes animados foram ficando cada vez mais desinteressantes, sem brilho, nada marcantes. Essa fase de maré baixa durou muitos anos, só chegando ao fim praticamente no lançamento de “A Pequena Sereia”. Essa foi de fato uma animação que mudou os rumos do estúdio, o trazendo de volta ao topo (onde está até hoje). Isso porém não significa que durante os anos de crise não surgiu nada de interessante ou relevante no estúdio, longe disso.

Um exemplo de boa animação dos estúdios Disney nesse período fraco foi esse “Bernardo e Bianca”, que conseguiu romper o marasmo que vinha imperando dentro do estúdio, conseguindo novamente cativar o público (algo que há muitos anos não acontecia). Foi uma produção cara e complicada. Incomodada com as críticas dos filmes anteriores os estúdios resolveram adotar a filosofia de Walt Disney de trabalho duro e busca do perfeccionismo a todo custo. Para se ter uma idéia do esforço a produção durou longos quatro anos. Vários roteiristas se sucederam ao longo desse tempo e muitas modificações foram acrescentadas. Também houve uma inédita fusão entre animadores veteranos e jovens recém saídos dos cursos de arte, o que proporcionou à animação um sopro de ar fresco no que vinha se fazendo. Curiosamente muitos desses novos talentos iriam comandar a volta ao topo da Disney nos anos que viriam. O bom resultado nas bilheterias provou que o caminho era aquele mesmo. A Disney iria levar algum tempo ainda para criar outras obras primas (como “O Rei Leão” e a própria “A Pequena Sereia”) mas o trajeto de volta ao pico já estava traçado.

Bernardo e Bianca (The Rescuers, Estados Unidos, 1977) Direção: John Lounsbery, Wolfgang Reitherman / Roteiro: Margery Sharp, Larry Clemmons / Elenco (vozes): Bob Newhart, Eva Gabor, Geraldine Page / Sinopse: Dois ratinhos, Bernardo e Bianca, são designados por uma organização para salvar uma garotinha do outro lado do oceano que havia pedido por ajuda através de uma garrafa jogada ao mar. Juntos eles tentarão cumprir sua grande missão!

Pablo Aluísio.

Armadilha do Destino

Após um violento acidente de carro no meio de uma floresta remota um homem abre lentamente seus olhos. Ele certamente pouco entende o que está acontecendo. Olhando ao redor começa a perceber a situação em que se encontra. Sua perna está presa nas ferragens e um corpo jaz sem vida no banco de trás. Ao recobrar lentamente sua consciência ele começa a se perguntar quando ocorreu o acidente, como foi parar ali e o mais importante de tudo, quem ele é! Começa assim “Armadilha do Destino”, um filme diferente, com uma proposta bem ousada. Durante praticamente toda a narrativa vamos acompanhando o homem acidentado tentando achar um meio de sobreviver no meio daquela situação hostil. Primeiro ele tenta sair do carro onde se encontra. Depois começa a literalmente se arrastar pelo meio da selva em busca de socorro. De repente surge uma mulher em sua frente mas para seu desespero não passa de um delírio.

Para complicar ainda mais sua situação limite pequenos flashes de lembranças vão surgindo em sua mente. De inicio são apenas relances de memória mas no geral as imagens não são nada boas pois ao que tudo indica ele na realidade é um assaltante de bancos que após uma fuga espetacular da policia teve seu carro, junto aos comparsas, caindo ladeira abaixo no meio da mata fechada da região. Mas será que é isso mesmo? E como se tudo isso não fosse ruim o bastante a tal aparição da mulher que vai e volta no meio dos arbustos nada mais parece ser do que o espírito da mulher que ele matou no meio da ação criminosa. “Armadilha do Destino” não é um filme fácil que vai agradar a todos os públicos. No fundo temos aqui um roteiro conceitual, que a despeito de se desenrolar praticamente todo em apenas uma situação (o personagem principal tentando sobreviver no meio da floresta) ainda consegue desenvolver aspectos interessantes. Praticamente não há diálogos e na maior parte do tempo temos apenas Adrien Brody em cena. O filme também joga o tempo todo com a verdadeira identidade do “homem” (já que seu personagem também não tem nome). Basta isso para entender a proposta da produção. Assim se você estiver em busca de algo diferente, que fuja do lugar comum, então esse filme certamente pode ser uma boa opção.

Armadilha do Destino (Wrecked, Estados Unidos, 2010) Direção: Michael Greenspan / Roteiro: Christopher Dodd / Elenco: Adrien Brody, Caroline Dhavernas, Ryan Robbins / Sinopse:  Após sofrer um grande acidente no meio de uma floresta remota e não lembrar de mais nada um homem tenta sobreviver à situação limite em que se encontra.

Pablo Aluísio.

Chuck Berry – O Mito do Rock

Documentário em tom de celebração que homenageia um dos grandes pioneiros da história do rock, Chuck Berry. No palco, ao seu lado, fazendo aquilo que sabe de melhor, surgem grandes nomes como Keith Richards dos Rolling Stones, Eric Clapton e até Julian Lennon para tocar junto a esse grande músico e compositor, um sujeito que sem favor nenhum criou, ao lado de muitos outros nomes de peso, as bases estéticas do rock americano nos anos pioneiros da década de 1950. Recentemente Berry esteve na Argentina para uma série de shows e o resultado foi melancólico, uma vez que a idade finalmente chegou no artista o impedindo de se apresentar bem e com o antigo vigor. Felizmente para seus fãs esse documentário traz um dos melhores concertos de Berry onde ele esbanja carisma, vitalidade e exuberância, ao destilar sua incrível coleção de grandes canções, algumas entre as mais conhecidas do gênero. Embora não fosse mais o jovem que incendiou a América nos anos dourados, ainda era capaz de eletrizar uma grande platéia.

Intercalando tudo temos pequenos trechos onde Berry aproveita para falar um pouco de sua carreira e vida. De forma muito modesta explica, por exemplo, que suas canções falavam de coisas comuns aos jovens da época. A identificação faria com que suas músicas se transformassem em sucesso. De uma singeleza impar Berry demonstra que falava nas letras sobre a escola, pois a maioria de sua platéia nos anos 50 anda estava na escola. Do mesmo modo louvava os carrões da época pois esse era o sonho de todo adolescente da América. Por fim diz que também compunha sobre amor porque afinal de contas todo mundo um dia já esteve apaixonado na vida (ou ainda está, dependendo do ponto de vista). Quando perguntado sobre seus problemas com a Polícia (Berry foi preso várias vezes) ele corta de maneira nada sutil a intenção do diretor encerrando tudo afirmando que “esse não seria o local e nem o momento para falar sobre isso”. Coisas de Chuck Berry, certamente. Too Much Monkey Business, afinal! Também brinca com o fato de ter ficado anos sem falar com Jerry Lee Lewis pois ambos disputavam entre si para saber quem era o melhor! Embora curiosos esses trechos não conseguem ofuscar o que há de melhor no filme: a maravilhosa música de Chuck Berry que fez a cabeça de todos os grandes roqueiros da história, desde Elvis Presley até Beatles, passando por Rolling Stones a Eric Clapton. Se isso não for ser realmente genial não sei mais o que isso significa. Hail Hail Chuck Berry!

Chuck Berry - O Mito do Rock (Chuck Berry Hail! Hail! Rock 'n' Roll, Estados Unidos, 1987) Direção: Taylor Hackford / Roteiro: Taylor Hackford, Chuck Berry / Elenco: Chuck Berry, Ingrid Berry, Eric Clapton, Keith Richards, Robert Cray, Bo Diddley, Julian Lennon / Sinopse: Documentário sobre concerto realizado por Chuck Berry onde recebe grandes nomes do mundo da música.

Pablo Aluísio.

sábado, 1 de junho de 2013

O Mistério da Libélula

Filmes espiritualistas geralmente conseguem bom êxito cinematográfico. Embora o espiritismo seja inexpressivo como crença nos EUA alguns filmes estão sendo realizados nessa linha (muito embora nem mesmo seus realizadores tenham plena consciência disso). Um dos mais interessantes e marcantes nesse estilo foi “O Mistério da Libélula”. Na trama acompanhamos a complicada recuperação emocional do Dr. Joe Darrow (Kevin Costner). Ele é um respeitado médico de Chicago especializado em traumas que sofre um grande abalo em sua vida ao ser informado da morte de sua querida esposa em um acidente de ônibus na distante Venezuela, onde participava de uma campanha humanitária no terceiro mundo. A tragédia se torna algo que ele simplesmente não consegue superar.

Embora não seja uma pessoa mística ou de fé o médico começa a perceber algumas manifestações sobrenaturais ao seu redor. Sua esposa tinha uma pequena marca de nascença em forma de libélula e de repente, em momentos diversos, ele começa a ver mais e mais essa marca por onde passa. Deduz assim que sua esposa esteja de alguma forma tentando entrar em contato com ele. Destruído emocionalmente, sem condição de seguir em frente no trabalho, Joe então resolve ir até a Venezuela para conhecer in loco o trabalho desenvolvido por sua esposa falecida. Lá descobrirá algo que jamais imaginaria encontrar. O que mais se destaca nesse bom “O Mistério da Libélula” é seu inteligente roteiro. As situações, que poderiam facilmente cair no lugar comum ou na vulgaridade espiritual acabam tendo um tratamento muito digno, muito instigante. O interesse assim se mantém desde o começo até o bom final. Se você gosta de temas nessa linha, não deixe de assistir.

O Mistério da Libélula (Dragonfly, Estados Unidos, 2002) Direção: Tom Shadyac / Roteiro: Brandon Camp, Mike Thompson / Elenco: Kevin Costner, Susanna Thompson, Joe Morton / Sinopse: Médico começa a perceber uma tentativa de comunicação por parte de sua esposa falecida meses antes. Em busca de respostas resolve ir atrás de pistas de sua morte.

Pablo Aluísio.

Ganhar ou Ganhar - A Vida é um Jogo

Paul Giamatti é um ator que se encaixa perfeitamente bem nesse tipo de papel. Aqui ele interpreta um advogado que a duras penas mantém um escritório de advocacia ao lado de um amigo, contador. As causas são poucas, não rendem muito dinheiro e as contas são muitas. Sua sorte parece mudar quando ele arranja um novo cliente, o sr. Leo Poplar (Burt Young), uma pessoa idosa cuja filha simplesmente sumiu. Começando a sofrer sintomas de demência o sr. Leo não pode mais viver sozinho em sua casa como sempre viveu. O Estado então pede sua custódia mas Mike (Paul Giamatti), seu advogado, tem uma idéia melhor. Ele se tornará seu curador, cuidará dele, de suas necessidades e em troca receberá um cheque do serviço social no valor de US$ 1.500 dólares mensais. O problema é que Mike na verdade não quer cuidar de idoso nenhum. Assim que recebe o dinheiro instala o Sr. Leo em um asilo. Afinal quem descobrirá?

As coisas porém se complicam totalmente quando do nada surge o neto do Sr. Leo, um jovem que fugiu da casa da mãe, que mora em Ohio. Ele vem tentar morar com o avô pois não consegue mais suportar a vida sem controle de sua mãe, que tem problemas com drogas. Sem saber direito o que fazer com ele, Mike o instala em sua casa provisoriamente. E para sua surpresa descobre que o garoto é muito bom em luta romana, esporte que Mike ensina em uma escola nas horas livres. Embora pareça tudo se encaixar a realidade mostrará que Mike nunca esteve tão enrolado em sua vida pessoal e profissional como agora. Esse “Win Win” é um bom filme. Não chega perto de outras obras excelentes estreladas por Paul Giamatti mas mantém o bom nível. Ele está muito bem no papel do advogado que não é essencialmente uma pessoa má mas apenas um sujeito que vê uma oportunidade de ganhar um dinheiro fácil sem ninguém saber. O problema é que tudo vai por água abaixo em pouco tempo, levando ele a correr o risco até mesmo de perder sua licença para advogar. Há uma série de bons personagens rondando sua vida, o que ajuda a manter o interesse do espectador. Um bom entretenimento que se não vai mudar sua vida pelo menos servirá como bom passatempo.

Ganhar ou Ganhar - A Vida é um Jogo (Win Win, Estados Unidos, 2011) Direção: Thomas McCarthy / Roteiro: Thomas McCarthy / Elenco: Paul Giamatti, Amy Ryan, Bobby Cannavale, Burt Young / Sinopse: Advogado tenta dar um pequeno golpe no Estado através de seu cliente idoso mas vê seus planos se enrolarem após o aparecimento do neto dele. Agora terá que contornar a complicada situação para não correr o risco de perder sua licença de advocacia.

Pablo Aluísio.

Nas Montanhas dos Gorilas

Ao longo dos anos a consciência ecológica contou com a preciosa ajuda de centenas de heróis anônimos que lutaram ao seu modo pela preservação das espécies, muitas vezes em locais longínquos e de complicado acesso. Muitos desses cientistas, especialistas e ecologistas acabaram pagando um preço alto por tentar manter a preservação do meio ambiente para as futuras gerações. Uma das histórias mais tocantes nesse sentido é a da vida da pesquisadora ambientalista Dian Fossey (Sigourney Weaver). Uma mulher destemida, corajosa e ousada que dedicou sua vida para a preservação dos gorilas que vivem em montanhas isoladas de Ruanda, na África. Mesmo vivendo em regiões isoladas de difícil acesso, os gorilas eram cobiçados por caçadores da região que viam neles uma fonte de renda fantástica pelo alto preço que tais animais conseguiam alcançar no mercado negro. Fora isso havia também a matança indiscriminada, patrocinada por fazendeiros da região, preocupados com a expansão de seus próprios negócios.

O cenário é a África, esse continente tão esquecido e empobrecido, geralmente assolado por guerras civis e tribais que não fazem o menor sentido para os que não nasceram naqueles locais. “Nas Montanhas dos Gorilas” é uma produção muito bem intencionada, que conscientiza sobre o meio ambiente e que conta com uma das melhores atuações da carreira da atriz Sigourney Weaver. Aqui ela deixa os blockbusters de lado para contar a história real da pesquisadora Dian Fossey, em um roteiro muito bem escrito e trabalhado. Sua atuação foi devidamente reconhecida e ela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz. O filme, como não poderia deixar de ser, foi de complicada produção. Em busca de uma melhor veracidade a equipe e o elenco subiram nas mesmas montanhas que Fossey desenvolveu seu trabalho, todas localizadas em regiões inóspitas. Assim todos que estavam envolvidos no filme acabaram enfrentando o mesmo clima hostil e as mesmas adversidades que Fossey teve que enfrentar. Mesmo assim valeu o esforço. O espectador sai da sessão sabendo um pouco mais dessa incrível personagem e sua luta em favor dos primatas. Afinal cinema não é apenas diversão mas também um excelente meio e instrumento de conscientização social. Dentro desse aspecto o filme se sai maravilhosamente bem. Dá novamente voz e espaço para essa grande pessoa que foi atrás de seus ideais de preservação, mesmo tendo que lutar arduamente para isso.

Nas Montanhas dos Gorilas (Gorillas in the Mist: The Story of Dian Fossey, Estados Unidos, 1988) Direção: Michael Apted / Roteiro: Harold T.P. Hayes, baseado nos escritos de Dian Fossey / Elenco: Sigourney Weaver, Bryan Brown, Julie Harris / Sinopse: Cinebiografia da pesquisadora e ambientalista Dian Fossey (1932 – 1985) que dedicou sua vida à preservação dos gorilas das montanhas de Ruanda. Filme indicado a cinco Oscars: Melhor Atriz (Sigourney Weaver), Edição, Trilha Sonora, Roteiro e Som.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Beleza Americana

“Beleza Americana” é uma crônica sobre a rotina monótona de um casamento sem atrativos. Além disso o filme expõe o tédio de uma vida suburbana sem graça vivida pelo personagem principal, que não consegue mais lidar com aquela situação sem fim. No caso temos Kevin Spacey interpretando Lester Burnham. Ele é um pai de família suburbano que está preso numa rotina chatíssima que envolve ir para um emprego de que não gosta, voltar para casa, lidar com uma mulher insuportável e uma família que em última analise não dá a menor bola para ele e no dia seguinte voltar para a mesma maçante e insuportável rotina diária. Sua vidinha muda de perspectiva quando ele muda de atitude e resolve fazer algumas coisas que jamais passariam por sua cabeça, entre elas sonhar com um caso extraconjugal completamente escandaloso com a melhor amiga da filha adolescente. Jogando o juízo pela janela ele resolve experimentar um pouco de vida pois definitivamente aquilo que vive é apenas uma escravidão tediosa disfarçada de boas intenções.

“Beleza Americana” também critica de forma excepcionalmente talentosa os valores hipócritas de uma sociedade completamente acomodada. O personagem de Kevin Spacey está inserido em uma vida tão medíocre que o auge de seu dia – como ele mesmo informa ao espectador em off – é se masturbar escondido de todos. Basta isso para entender o que ele sente. O elenco é excelente e mais uma vez temos uma interpretação de Kevin Spacey que pode ser qualificada, sem exagero, como brilhante. Considero Spacey um dos maiores talentos de sua geração, um interprete de nuances, pequenos detalhes, que apenas os espectadores mais atentos conseguem captar. Sua cara impassível de tédio e sentimentalismo barato são impagáveis. Outra que merece menção honrosa é Annette Bening. Sua personagem é um retrato muito claro do tipo de esposa que não consegue mais separar a felicidade da infelicidade pois está mergulhada nas profundezas de uma vida familiar de fachada. Ela deixa de viver a sua própria vida para viver em um espelho, feito apenas para refletir falsas impressões para as outras pessoas. Uma obra brilhante.

Beleza Americana (American Beauty, Estados Unidos, 1999) Direção: Sam Mendes / Roteiro: Alan Ball / Elenco: Kevin Spacey, Annette Bening, Thora Birch, Wes Bentley / Sinopse: Um pai de família entediado e infeliz tem que lidar com uma rotina de vida massacrante. Vencedor do Globo de Ouro nas categorias Melhor Filme Drama, Melhor Direção (Mendes) e Melhor Roteiro (Alan Ball). Vencedor de cinco Oscars nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção (Sam Mendes), Melhor Ator (Kevin Spacey), Melhor Roteiro Original (Alan Ball) e Melhor Fotografia.

Pablo Aluísio.

domingo, 26 de maio de 2013

João e Maria – Caçadores de Bruxas

A primeira vez que ouvi falar nesse projeto pensei que tudo não passava de uma piada de mau gosto. Afinal o conto infantil “João e Maria” era de uma singeleza cativante, uma estorinha de poucas linhas para ensinar os pequeninos do perigo de se confiar em pessoas estranhas. Eu me recordo inclusive que “João e Maria” fazia parte das cartilhas de ensino fundamental quando eu era apenas um garotinho de sete anos. Mas eis que finalmente o anúncio se tornou oficial: sim, “João e Maria” iria virar filme milionário em Hollywood, com direito a orçamento generoso e elenco caro! Pensei comigo mesmo: “Eles enlouqueceram de vez?!” Gente, eu já tinha escrito isso aqui antes e volto a repetir: contos de fadas nasceram para serem simples, são cativantes justamente por isso, ensinam para as crianças alguns pequenos valores morais. Mas como “Alice” de Tim Burton foi um enorme sucesso de bilheteria algum engravatado de Hollywood certamente pensou ter descoberto a fórmula do sucesso. Ledo engano.

É bem chato isso mas estamos vendo cada conto de fadas virar filme, em cada adaptação pior do que a outra (inclusive o gerador de toda essa modinha, “Alice” que também era ruim de doer). “João e Maria” não é exceção a essa regra. Em poucas palavras é um filme bem ruim, sem roteiro nenhum, com ares de “Anjos da Noite”, “Van Helsing” e até “Matrix” (acredite se quiser!). O filme começa mostrando o pequeno conto que todos conhecemos. Duas crianças, João e Maria, são deixados na floresta. Atraídos por uma pequena casa feita de doces eles acabam parando nas mãos de uma bruxa má que tenta engordá-los para depois os levar ao forno em banho maria (trocadilho infame!). Mas o feitiço acaba virando contra o feiticeiro e quem acaba sendo queimada viva é a bruxa malvada. Passam-se os anos e agora João e Maria são adultos. Eles ganham a vida caçando bruxas nas pequenas cidades e florestas por onde vivem essas figuras malignas. Tudo corre bem até que surge uma nova bruxa, muito mais poderosa do que as demais, que sabe de muitas coisas, inclusive do passado dos irmãos. Deu para sentir o drama? Bem, falar o quê mais sobre esse filme?! “João e Maria” tem muitos efeitos digitais mas o roteiro é medíocre. Idem o elenco. Até João virou diabético de tanto comer doce (é sério, está no filme, não é brincadeira!). Enfim, melhor esquecer. Compre o conto de fadas para seus filhos e leiam as belas estorinhas para eles dormirem. Você ganha muito mais. Só não vá passar esse abacaxi para eles, pois os danos culturais (e cerebrais) podem ser irreversíveis.

João e Maria – Caçadores de Bruxas (Hansel & Gretel: Witch Hunters, Estados Unidos, 2013) Direção: Tommy Wirkola / Roteiro: Tommy Wirkola, baseado no conto infantil "João e Maria" / Elenco: Jeremy Renner, Gemma Arterton, Famke Janssen / Sinopse: Adaptação para o cinema do famoso conto infantil João e Maria. Aqui os pequenos irmãos estão adultos e saem em busca de bruxas más que comem criancinhas na floresta.

Pablo Aluísio.

Batman – O Mistério da Mulher Morcego

Você já ouviu falar da Batwoman? Não, não estou me referido à Batgirl, que todos os fãs do Batman sabem muito bem ser a Bárbara Gordon. Estou falando de Batwoman, a Mulher Morcego! Pois é justamente a apresentação dessa nova personagem no universo de Gotham City que essa animação se propõe a fazer. Na estória Batman, em mais um dia de rotina combatendo a criminalidade em sua cidade, acaba se deparando com uma misteriosa mulher, mascarada e com um uniforme que lembro o próprio Batman. Ela também está combatendo o crime mas deixa o cavaleiro das trevas intrigado pois ele não tem qualquer associação com essa nova heroína.

Ao lado de Robin procura por pistas para tentar identificar sua verdadeira identidade. Acaba chegando em três possíveis suspeitas. A primeira é Kathleen 'Kathy' Duquesne, filha mimada de um mafioso ligado ao Pinguim. A segunda suspeita recai sobre Dr. Roxanne 'Rocky' Ballantine, uma especialista em informática que trabalha nas indústrias Wayne e por fim Batman entende ser possível que a Batwoman seja na verdade Sonia Alcana, uma nova policial subordinada ao Comissário Gordon. E afinal quem seria realmente a Batwoman? “Batman – O Mistério da Mulher Morcego” tem boa trama mas tecnicamente é apenas razoável, fruto é claro do fato de ter sido lançada já há algum tempo. Mesmo assim fica a dica para os fãs do personagem de Bob Kane.

Batman - O Mistério da Mulher Morcego (Batman: Mystery of the Batwoman, Estados Unidos, 2003) Direção: Curt Geda / Roteiro: Alan Burnett, baseado no personagem Batman criado por Bob Kane / Elenco (vozes): Kevin Conroy, Kimberly Brooks, Kelly Ripa / Sinopse: Uma nova heroína surge nos céus de Gotham City chamada Batwoman. Mas quem seria ela? Em busca de respostas Batman e Robin começam a investigar a nova e misteriosa personagem.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Hemingway & Gellhorn

Ernest Hemingway (1899 – 1961) foi um dos maiores escritores da literatura americana. Embora fosse brilhante com as letras era um sujeito complicado de se viver. Sempre envolvido em brigas, caçadas, mulheres e bebidas, acabou criando uma mítica em torno de si mesmo e suas aventuras. Esteve presente em vários conflitos armados e foi justamente em um deles, na guerra civil espanhola, que se apaixonou por Martha Gellhorn, uma jornalista que atuava como correspondente de guerra. Enquanto o general Franco dizimava seus opositores (formados principalmente por voluntários que foram lutar pela democracia na Espanha), Hemingway e Gellhorn se apaixonavam perdidamente. E é justamente essa a história central dessa boa produção do canal HBO. Com Clive Owen e Nicole Kidman interpretando os personagens centrais o filme tenta captar aspectos da genialidade de Ernest Hemingway, ao mesmo tempo em que destrincha seu romance com Martha Gellhorn. É uma obra que exige fôlego do espectador pois tem mais de duas horas e meia de duração mas no final não decepciona, embora tenha alguns pequenos problemas.

Antes de mais nada é importante chamar a atenção para o fato de ser uma produção televisiva o que obviamente significa ter um orçamento bem mais modesto do que de um filme para o cinema. Aqui os produtores resolveram inserir os personagens principais dentro de cenas reais da época, tudo realizado de forma digital. Funciona? Em alguns momentos sim, em outros não. Claro que esse tipo de decisão foi feita para deixar o orçamento mais enxuto, pois seria bem complicado (e caro) reproduzir cenas da guerra civil da Espanha e da invasão da China pelo Japão (lugares onde o casal passa parte de sua história). Assim sempre que há necessidade da inclusão de alguma cena mostrando esses eventos históricos se utiliza dessa artimanha. Nicole Kidman está, como sempre, maravilhosa. Para os fãs de seu “talento natural” fica o aviso de que há boas seqüências sensuais dela ao lado do ator Clive Owen. Na mais marcante delas os dois se entrelaçam nus em um quartel de hotel em Madrid enquanto a cidade é bombardeada por forças leais a Franco. Por falar em  Clive Owen tenho algumas observações a fazer em relação ao seu trabalho. O seu Ernest Hemingway não me agradou completamente. Além de não serem fisicamente parecidos, Owen muitas vezes cai na caricatura ao retratar um escritor machista, porcalhão e nada ético. De uma maneira ou outra, mesmo com todas essas reservas, ainda vale a pena assistir ao filme, nem que seja para ter uma noção didática sobre a guerra civil espanhola e o nascimento da grande obra literária “Por Quem Os Sinos Dobram”. Fica a recomendação então.

Hemingway & Gellhorn (Idem, Estados Unidos, 2012) Direção: Philip Kaufman / Roteiro: Jerry Stahl, Barbara Turner / Elenco: Nicole Kidman, Clive Owen, David Strathairn, Rodrigo Santoro, Peter Coyote / Sinopse: O filme narra a história de amor entre a jornalista e corresponde de guerra Martha Gellhorn (Nicole Kidman) e o escritor Ernest Hemingway (Clive Owen).

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Os Caça-Fantasmas 2

Não sei bem a razão mas algumas vezes nos deparamos com seqüências de filmes de que gostamos que simplesmente não dão certo. Todos os elementos estão lá, geralmente a mesma equipe técnica, elenco, direção mas a coisa simplesmente não funciona. Eu acompanho cinema há muitos anos e uma das maiores decepções que tive foi justamente com esse “Os Caça-Fantasmas 2”. Havia uma grande expectativa porque o primeiro filme tinha sido tão divertido e legal. As negociações para a realização do filme foram complicadas porque o ator Bill Murray pediu uma verdadeira fortuna para repetir seu personagem mas quando ele finalmente acertou seu cachê com o estúdio as expectativas foram às alturas. Ele inclusive declarou que o filme teria um dos melhores roteiros da história e que as gargalhadas seriam histéricas nas exibições do filme. Será que ele estava curtindo com a nossa cara? Tudo leva a crer que sim.

Não tem jeito, o filme é bem decepcionante. Eu me recordo que já na época não tinha gostado mas recentemente revi por acaso em um canal a cabo. Alguns filmes melhoram com o tempo, isso acontece muitas vezes, geralmente a pessoa está em um dia ruim e acaba não gostando muito do filme mas depois em uma revisão muda de idéia. Infelizmente não é o caso aqui. Todos os elementos parecem presentes, os atores, a direção, os efeitos especiais, tudo mas... o filme não funciona! O roteiro não é bom, essa é a verdade, e a despeito de toda a competência técnica nada de muito engraçado ou memorável acontece. No fundo tudo se torna muito mais infanto-juvenil do que no primeiro filme (reflexos do desenho animado?) e o gostinho de decepção se torna inevitável. Como conseqüência o filme não foi bem nas bilheterias o que pareceu encerrar a franquia nos cinemas. Agora teremos um remake ou uma continuação tardia (não se sabe ainda ao certo) e sinceramente temo pelo pior. Talvez esse seja um daqueles casos em que um filme legal só funcione em determinada época e por uma única vez. Pensando bem era melhor ter parado no primeiro filme mesmo.

Os Caça-Fantasmas 2 (Ghostbusters II, Estados Unidos, 1989) Direção: Ivan Reitman / Roteiro: Dan Aykroyd, Harold Ramis / Elenco: Bill Murray, Dan Aykroyd, Sigourney Weaver, Harold Ramis, Rick Moranis, Ernie Hudson / Sinopse: Os Caça-Fantasmas voltam para novas aventuras em Nova Iorque. Agora terão que enfrentar um novo e perigoso desafio.

Pablo Aluísio.

Alvo Duplo

Esse é o novo filme do astro Sylvester Stallone. O roteiro foi baseado na graphic novel "Du Plomb Dans La Tête" de Alexis Nolent. A primeira cena já dá bem uma idéia do que virá pela frente. Jimmy Bonomo (Sylvester Stallone) e seu parceiro entram em uma suíte de motel. Estão atrás de um policial corrupto que naquele momento está em um encontro intimo com uma garota de programa. Eles são assassinos profissionais e foram contratados para liquidar o policial em um típico serviço de queima de arquivo. Em poucos minutos o personagem de Stallone executa o serviço, eliminando seu alvo com três tiros certeiros. Depois vai até o banheiro onde se encontra a garota. Como se sabe testemunhas não devem ser deixadas para trás. Serviço feito, ele descobre que foi enganado. Provavelmente nada receberá pelo crime e o pior, se tornará ele próprio um alvo de seus “clientes”. Para tirar Jimmy do mapa, um outro assassino, mercenário, ex-combatente da legião francesa, é especialmente contratado para eliminar todos os vestígios do crime. Sem alternativas o personagem de Stallone sai em busca dos verdadeiros responsáveis por tudo, ao mesmo tempo em que se alia com um policial oriental que está na cidade em busca de respostas para uma investigação criminal que ao que tudo indica tem fortes ligações com as mortes.

Assim começa “Alvo Duplo” mais uma produção de ação que agora mostra Stallone em um papel pouco comum na sua carreira, a de assassino profissional, um sujeito que faz o que deve ser feito, sem pensar muito em questões éticas ou morais. O principal antagonista de Stallone na trama é outro assassino profissional como ele, interpretado pelo ator havaiano Jason Momoa, o mesmo que recentemente tentou dar certo no cinema como Conan. Ele também é conhecido por fazer o papel de Khal Drogo em “Game of Thrones”. É um sujeito forte e com tipo ideal para filmes de ação e pancadaria mas não tem muito carisma para falar a verdade. Sua luta final com Stallone se dá com machados o que faz com que Sly pergunte ironicamente: “O que é isso?! Somos vikings agora?!”. Esse é um pequeno momento bem humorado em um filme seco, cru, de pura ação, sem qualquer tipo de preocupação em desenvolver melhor seus personagens. O diretor veterano Walter Hill entrega um filme típico de sua carreira. Cineasta que dirigiu no passado filmes famosos de ação como “Ruas de Fogo”, “Inferno Vermelho” e “O Último Matador” volta ao seu estilo preferido. Nada de perda de tempo, dando ao espectador o que ele espera de uma fita assim. O resultado dessa forma de pensar e dirigir é justamente um filme violento, forjado em muitos tiros, lutas corporais e sangue. Em certos momentos até me lembrei de “Os Senhores do Crime”, principalmente na cena em que Stallone luta ferozmente contra um inimigo numa sala de massagem. Todo tatuado a cena é bem parecida com a seqüência do filme de David Cronenberg. Deixando isso de lado acredito que “Alvo Duplo” irá agradar aos fãs de Stallone. Não é um grande filme e nem será considerado um de seus melhores no futuro, mas de um modo em geral consegue ao menos divertir em seus (poucos) 85 minutos de duração.

Alvo Duplo (Bullet to the Head, Estados Unidos, 2012) Direção: Walter Hill / Roteiro: Alessandro Camon, i baseado na graphic novel "Du Plomb Dans La Tête" de Alexis Nolent / Elenco: Sylvester Stallone, Sung Kang, Jason Momoa / Sinopse: Bonomo (Sylvester Stallone) é assassino profissional que se torna alvo após matar um policial corrupto a mando de um chefão do mundo crime. Agora ele próprio terá que sobreviver a uma caçada por sua cabeça, pois seu antigo cliente não quer deixar nenhuma pista no meio do caminho. 

Pablo Aluísio.