terça-feira, 19 de junho de 2012

Planeta dos Macacos: A Origem

Esqueça a franquia clássica original. Esqueça o filme de Tim Burton também. Esse "Planeta dos Macacos - a Origem" tenta inovar e ser diferente da longa linhagem de filmes já feitos sobre a estória desses personagens. A boa notícia é que no final somos presenteados com um bom filme realmente, que logo se torna uma grata surpresa. Todos sabem que de maneira em geral detesto blockbusters, principalmente quando são vazios e sem conteúdo. Pior são aqueles que se fundamentam única e exclusivamente em efeitos digitais. Esse novo Planeta dos Macacos tinha tudo para ser um produto assim. Felizmente não é o que acontece. Não restam dúvidas que esse também é um blockbuster de Hollywood, feito e pensado para gerar grandes bilheterias, o diferencial é que é um produto de qualidade, com bom roteiro e boas atuações. Definitivamente esse "Planeta dos Macacos: A Origem" é um blockbuster com alma! Posso dizer sem ter medo de errar que os 70 primeiros minutos são brilhantes. Não devo contar nada para não estragar a surpresa dos que irão assistir mas o desenvolvimento de Cesar e seu envolvimento com o personagem de James Franco (e seu pai) é extremamente bem escrito, envolvente e tocante. Nada parecido com o que estamos acostumados a ver nesse tipo de produção Made in Hollywood. 

Na minha opinião o filme só perde mesmo um pouco de qualidade quando sua vocação de blockbuster fala mais alto (mais ou menos nos 25 minutos finais) mas mesmo aí nada acontece que o desmereça e em nenhum momento a inteligência do espectador é ofendida. Outro ponto crucial: praticamente todos os macacos do filme são digitais mas tudo é feito com tamanha sensibilidade e perfeição técnica que isso se torna um mero detalhe. Também vamos convir que seria simplesmente impossível rodar esse roteiro com animais de verdade (ou o pior, com humanos vestidos de macaco). Em suma, é realmente um novo recomeço, original, que traz conceitos e pontos de vistas inovadores que em essência o transformaram em um belo filme, belo mesmo. O melhor blockbuster de 2011 com folgas! Não deixem de assistir. 

Planeta dos Macacos: A Origem (Rise of The Planet Of The Apes, Estados Unidos, 2011) Direção: Robert Wyatt / Roteiro: Rick Jaffa, Amanda Silver baseado no livro de Pierre Boulle / Elenco: James Franco, Andy Serkis, Brian Cox / Sinopse: Jovem cientista (James Franco) realiza experimentos com macacos visando procurar uma cura para uma doença que atinge seu pai. Isso acaba desenvolvendo uma inteligência fora do comum nos animais o que trará consequências sérias para o futuro da humanidade.  

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Não Me Abandone Jamais

Um grupo de crianças órfãs nasce e cresce sob o controle do Estado. Eles são afastados do mundo exterior e pouco sabem sobre seu passado. Mais velhos uma dessas garotas começa a se questionar sobre sua situação pessoal e sai em busca por respostas. O que a levará a descobrir uma realidade terrível sobre sua origem. Devo confessar uma coisa: esse foi um dos filmes mais perturbadores que assisti nos últimos anos. Não vou aqui revelar o grande segredo dele mas antecipo dizer que conforme ele foi passando fui ficando cada vez mais absorvido e impressionado. Tudo é passado e mostrado numa terrível normalidade, dentro de uma situação completamente cruel para não dizer o mínimo. Esse sim é o tipo de roteiro e argumento que quanto menos se falar melhor para os que irão assistir ele. Eu adoraria revelar e debater mais sobre essa situação terrível pelo qual os personagens passam e vivem mas não quero estragar a surpresa de ninguém. Só digo que é muito original (e muito deprimente). 

O elenco todo está muito bem. Desde a gracinha Carey Mulligan, passando por Keira Knightley (muito magra em decorrência do papel) mas o filme pertence mesmo a Charlotte Rampling. É incrível como grandes mestres da arte de interpretar precisam de tão pouco para dominar completamente a cena. A Charlotte (que sou fã desde Angel Heart) aqui aparece em 3 ou 4 cenas mas na última que aparece arrasa. Em uma frase e em um olhar ela resume todo o filme de forma avassaladora. Grande momento. Enfim, aconselho que leia o menos possível sobre o filme (sempre tem um critico que estraga tudo antes do tempo) e vá assistir ao filme como eu fui, sem saber quase nada. Só assim vocês terão a possibilidade de apreciar tanto quanto eu apreciei. Recomendo muito o filme. Por fim fica a bela frase que resume um dos aspectos mais interessantes de seu argumento: "Não fazíamos isso para enxergar suas almas. Fazíamos para saber se vocês tinham almas".  

Não Me Abandone Jamais (Never Let Me Go, Inglaterra / EUA, 2010) Direção: Mark Romanek / Roteiro: Kazuo Ishiguro / Elenco: Carey Mulligan, Keira Knightley, Andrew Garfield, Sally Hawkins / Sinopse: Um grupo de crianças órfãs nasce e cresce sob o controle do Estado. Eles são afastados do mundo exterior e pouco sabem sobre seu passado. Mais velhos uma dessas garotas começa a se questionar sobre sua situação pessoal e sai em busca por respostas. O que a levará a descobrir uma realidade terrível sobre sua origem.  

Pablo Aluísio.

domingo, 17 de junho de 2012

Os Agentes do Destino

David Norris (Matt Damon) é um candidato ao senado dos Estados Unidos que descobre estar sendo seguido de perto por estranhos e misteriosos homens que tentam manipular os acontecimentos e eventos de sua vida, numa verdadeira manobra de controle do destino. Algumas coisas me incomodaram no roteiro. Não li a obra de Phillip K Dick e por isso não sei ao certo se os problemas são apenas do filme ou também do conto que lhe deu origem. O fato porém é que a premissa de tudo é um tanto absurda no meu ponto de vista. O filme parte do pressuposto de que todas as pessoas no mundo já possuem seu destino traçado, determinado em livros previamente escritos. Qualquer tentativa de sair dessa linha teria que ser corrigida por agentes (os tais agentes do destino, sujeitos com roupa ao estilo agente do FBI dos anos 50). No centro de tudo teríamos o personagem chamado no filme de presidente (que pelas insinuações do argumento tudo leva a crer tratar-se de quem você está pensando mesmo ou uma entidade equivalente ao Deus judaico cristão). 

Não é complicado ver como seria o caos se algo assim realmente comandasse nossas vidas. Se para impedir um namorico como é mostrado no filme são necessários centenas de agentes do destino imagine monitorar tudo o que acontece em nossas vidas? Além do mais essa visão (Calvinista, diga-se de passagem) cai no paradoxo de que se tudo já é predeterminado então para que a existência dos seres humanos? Aonde foi parar o livre arbítrio de todos nós? Qual é o propósito de nossas vidas? Nenhum obviamente. Tirando as questões filosóficas que emergem do argumento do filme temos um produto que cai na falta de foco várias vezes apesar dos esforços de seus realizadores. É a tal coisa, ou o filme de ficção segue uma linha mais intelectual, intuitiva, ou então que siga pelo caminho da ação desenfreada. Tentar unir essas duas coisas ao mesmo tempo não costuma dar muito certo e é justamente o que acontece aqui. O roteiro não sabe se desenvolve melhor o tema dos agentes do destino ou se abraça as sequências de ação de uma vez por todas. No meio da indecisão o filme ora ganha ritmo frenético, ora cai no marasmo. Damon não está convincente em seu papel que diga-se de passagem exigiria um ator mais velho com cara de durão (ele é jovem demais para ser candidato ao senado dos EUA, cargo que é disputado por veteranos da política americana). Já Blunt não tem muito o que fazer em cena. Em conclusão é isso, "Os Agentes do Destino" tenta agradar ao mesmo tempo os interessados na obra de Dick (um autor intelectual por excelência) e os fãs de filmes de ação e termina por não satisfazer nenhum dos dois grupos.  

Os Agentes do Destino (The Adjustment Bureau, Estados Unidos, 2011) Direção: George Nolfi / Roteiro: George Nolfi baseado no conto de Philip K Dick / Elenco: Matt Damon, Emily Blunt, Michael Kelly / Sinopse: David Norris (Matt Damon) é um candidato ao senado dos Estados Unidos que descobre estar sendo seguido de perto por estranhos e misteriosos homens que tentam manipular os acontecimentos e eventos de sua vida, numa verdadeira manobra de controle do destino.  

Pablo Aluísio.

Alexandre, O Grande (1956)

Roteiro e Argumento: A história de Alexandre é bem conhecida. O filme segue didaticamente sua biografia e mostra todos os grandes momentos de suas incríveis conquistas. Os primeiros 60 minutos focam completamente na complicada relação entre Alexandre e seu pai, o Rei Filipe. Existem cenas que são idênticas às que são mostradas no filme de Oliver Stone. De forma geral gostei da forma como o roteiro tratou essa história, tudo bem dividido e mostrado. Produção: Não é tão rica como a de outras produções do mesmo período porém é luxuosa e bonita. O filme foi filmado em locações na Espanha, aproveitando inclusive antigas ruínas romanas. Isso deu um visual muito mais real às tomadas de cena, bem diferente dos épicos que eram filmados dentro dos estúdios em Hollywood e que muitas vezes soavam bem falsos. As cenas de batalha são boas e bem coreografadas, principalmente as finais, quando Alexandre enfrenta Dario no campo de batalha. 

 Direção: Robert Rossen era muito mais roteirista do que diretor. De fato ele só dirigiu dez filmes em sua carreira. A falta de experiência muitas vezes aparece no filme com quebras de ritmo e cenas avulsas que tão rápidas como surgem somem. Um diretor mais experiente faria um produto mais coeso e com maior agilidade. Elenco: Só há uma estrela no filme, Richard Burton. De cabelos pintados de loiro sua caracterização quase caiu na caricatura mas felizmente Burton deu a volta por cima. Ele está empenhado e interpreta Alexandre com convicção. De certa forma seu papel antecipou o que faria depois em Cleópatra.  

Alexandre, O Grande (Alexander, The Great, Estados Unidos, 1956) Direção e roteiro de Robert Rossen / Elenco: Richard Burton, Fredric March, Claire Bloom, Danielle Darrieux, Harry Andrews, Peter Cushing / Sinopse: Alexandre, filho do Rei Filipe da Macedônia, começa uma campanha de conquistas em direção ao oriente passando pela Pérsia e chegando até a Índia onde enfrenta uma rebelião de seus próprios homens cansados de tantas batalhas.  

Pablo Aluísio.

sábado, 16 de junho de 2012

A Águia da Legião Perdida

Roteiro e argumento: De modo geral o roteiro e o argumento são bons. Gostei da premissa de se recuperar a águia da nona legião romana que foi aniquilada na Bretanha. Apesar disso tenho algumas ressalvas em certas situações mostradas no filme. A situação de um escravo ajudar tanto a um romano para voltar em última análise à sua própria escravidão soa nada razoável, mesmo sob o pretexto de se seguir um código de honra entre o escravo e seu amo. Além disso o roteiro poderia ter aproveitado melhor a parte inicial do filme no forte romano. Elenco: Tirando a participação especial de Donald Sutherland todo o restante do elenco é jovem e desconhecido. A boa notícia é que nenhum deles compromete o resultado final. Channing Tatum que faz o personagem principal já esteve em bombas como a franquia GI Joe (está filmando o segundo atualmente) mas pelo menos aqui ele consegue ser ao menos mediano em seu trabalho. Está discreto e correto.  

Produção: Não é de encher os olhos mas também não é medíocre. Uma produção mediana que não compromete. Só achei equivocado mesmo o visual dos nativos bretões. Mais parecendo índios moicanos americanos o estilo soa fora da época e dos povos retratados. É um deslize histórico certamente. Direção: Kevin Macdonald só tem dois filmes mais conhecidos do grande público: “Intriga de Estado” e “O Último Rei da Escócia” (esse seu melhor filme). Nesse "Eagle" ele não imprime nenhuma digital autoral mas realiza um produto bom no final das contas.  

A Águia da Legião Perdida (The Eagle, Estados Unidos, Reino Unido, 2011) Direção: Kevin Macdonald / Roteiro:Jeremy Brock baseado na novela de Rosemary Sutcliff / Elenco: Channing Tatum, Jamie Bell, Donald Sutherland, István Göz / Sinopse: Na ocupação da Bretanha por tropas romanas um jovem soldado tenta honrar a memória de seu pai ao buscar um antigo emblema imperial, a Águia romana, que foi roubada quando sua legião foi derrotada por bárbaros locais.  

Pablo Aluísio.

Shaft

Apesar do filme ter 12 anos nunca tinha assistido Shaft. Obviamente conhecia o personagem e principalmente a famosa música mas nunca havia conferido essa tentativa de revitalização do famoso detetive negro dos anos 70. Pois bem, achei essa releitura muito comportada para falar a verdade. Claro que Samuel L Jackson fala um "Motherfucker" a cada frase dita mas não me refiro a isso. O Shaft original era cheio de mulheres, cafajeste e rei da escrotice das ruas mas aqui ele reaparece muito politicamente correto (embora saía da linha várias vezes - principalmente quando espanca meliantes que a justiça não consegue ou quer punir).

O elenco é bem interessante. Jackson não compromete como Shaft. O destaque na minha opinião fica com o vilão da estória, um playboy filhinho de papai acusado de homicídio interpretado por... Christian Bale!!! Esbanjando boçalidade e arrogância (como o próprio ator na vida real), Bale acrescenta bastante no resultado final do filme. E pensar que em poucos anos ele estaria justamente no outro lado, prendendo criminosos como Batman. Outro destaque é Busta Rhymes interpretando um traficante latino. Gostei de sua interpretação que quase, apenas quase, cai na caricatura. Enfim, Shaft vale a espiada - não é um grande filme policial mas pelo menos funciona como passatempo descompromissado.

Shaft (Shaft, Estados Unidos, 2000) Diretor: John Singleton / Roteiro: John Singleton, Richard Price, Shane Salerno / Elenco: Samuel L. Jackson, Vanessa L. Williams, Jeffrey Wright, Christian Bale / Sinopse: Shaft (Samuel L. Jackson) é um policial negro durão que tem que ldiar com a criminalidade de uma forma bem peculiar. Baseado no antigo filme cult da cultura vintage negra Shaft.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O Sol é Para Todos (1962)

Título no Brasil: O Sol é Para Todos
Título Original: To Kill a Mockingbird
Ano de Produção: 1962
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Robert Mulligan
Roteiro: Horton Foote, baseado em livro de Harper Lee
Elenco: Gregory Peck, John Megna, Frank Overton, Rosemary Murphy, Mary Badham
  
Sinopse:
Tom Robinson (Brock Peters) é um rapaz negro acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton), uma jovem branca. Numa sociedade extremamente racista o advogado Atticus Finch (Gregory Peck) resolve então defender o réu, mas começa a sofrer todo tipo de hostilidade por parte da população local por ter tomado essa decisão. Para aquelas pessoas o acusado sequer deveria ser defendido no tribunal das acusações que lhe estavam sendo feitas. Filme vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Ator (Gregory Peck), Melhor Roteiro Adaptado (Horton Foote) e Melhor Direção de Arte. Também indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz Coadjuvante (Mary Badham), Melhor Fotografia (Russell Harlan) e Melhor Música (Elmer Bernstein). Também vencedor do Globo de Ouro nas categorias de Melhor Ator (Gregory Peck) e Melhor Música (Elmer Bernstein).

Comentários:
Esse é um dos grandes clássicos da história do cinema americano. Que filme maravilhoso! Fiquei impressionado como em um só roteiro tantos valores morais e éticos são repassados ao espectador! Não é necessário aqui expor todos os significados importantes dentro do rico argumento, mas um dos que mais me chamaram atenção foi o desfecho do julgamento mostrado no filme. Fugindo de clichês baratos, a obra mostra a verdadeira face da extrema debilidade do sistema judiciário americano. O argumento também explicita alguns fundamentos jurídicos importantes para uma sociedade dita civilizada, como o direito ao contraditório e a ampla defesa. Como demonstrado na história nem sempre a sociedade é a mais adequada para julgar e punir seus pares, uma vez que o senso comum é extremamente falho e para dizer a verdade, inúmeras vezes infantil e até tolo. Assim apenas a lei e o direito a um julgamento justo se mostram viáveis para saciar o sentimento de justiça dentro da comunidade. O fato é que Gregory Peck, de uma dignidade fora do comum, mostra claramente que o sistema é falho, injusto e nocivo, principalmente quando a emoção e o preconceito superam a razão. Seu posicionamento como advogado no filme é uma lição de postura, ética e comprometimento com a causa de seu cliente. Nenhuma outra profissão no mundo lida tão de perto com esses valores como a de advogado, que quando bem cumprida e desempenhada pode trazer enorme satisfação pessoal. Tirando esse aspecto importante, outro também me chamou muito a atenção: O lirismo e nostalgia envolvidos na forma como a história é contada. Ao mesmo tempo em que mostra o drama de tribunal, "O Sol é Para Todos" também expõe a bucólica vida dos filhos do advogado. Subindo em árvores, brincando pelas redondezas e curiosos em relação a Boo, um vizinho deficiente mental que será vital para o desfecho do filme. Essa visão inocente contrasta exatamente com a mentalidade dos moradores locais: ignorantes, racistas e preconceituosos. Recentemente o presidente Obama promoveu uma exibição do filme na Casa Branca, algo muito significativo sobre a importância dessa obra cinematográfica. Nada mais justo uma vez que "O Sol é Para Todos" é um filme grandioso, realmente maravilhoso. Um dos melhores da era de ouro de Hollywood. Está mais do que recomendado.

Pablo Aluísio.

Catch 44

Três jovens garotas acabam se envolvendo com Mel (Bruce Willis), um influente chefão do crime organizado. Ao longo do caminho acabam conhecendo tipos bizarros como Ronny (Forest Whitaker), um assassino psicótico. "Catch .44" pode ser uma boa surpresa. O jeitão de produção B sem maiores pretensões acaba atuando favoravelmente pois o espectador vai assistir ao filme com expectativas bem baixas que ajudam na hora de avaliar a produção. Para minha surpresa digo que o filme não é desprezível como eu pensava ser. Não é obviamente nenhuma obra prima mas tem aspectos interessantes. O roteiro é bem escrito, usa e abusa de flashbacks para no final desvendar apenas uma única situação: O que estaria fazendo diversas pessoas diferentes em um bar de beira de estrada altas horas da noite? A linha narrativa segue a chegada de três garotas nesse local onde elas pensam que vão cumprir um serviço para o traficante Mel (Bruce Willis, que só atua em praticamente duas cenas o filme inteiro). O elenco é formado por três beldades (com cara de modelos) e Forest Whitaker em poucas mas boas cenas em que parece estar bem inspirado para atuar.

Esse é apenas o segundo filme dirigido por Aaron Harvey. Ele nunca fez nada de muito relevante mas demonstra ter bom controle sobre a narrativa do filme, que não é fácil e pode até mesmo confundir os espectadores menos atentos. Confesso que achei seu estilo muito comprometido com o jeito Tarantinesco de ser, ou seja, muitos diálogos (a maioria papo furado) interligados com cenas de violência irracional. A cena final do filme mostra bem isso pois é literalmente um banho de sangue. De qualquer forma ele tenta criar um bom clima (o que de certa forma consegue) com cenas que jogam o tempo todo com sombra e luz (principalmente nas internas dentro do bar onde praticamente acontece toda a trama do filme). O saldo final é interessante, nada medíocre. Vale a pena dar uma espiada.

Catch .44 (Catch .44, Estados Unidos, 2011) Direção: Aaron Harvey / Roteiro: Aaron Harvey / Elenco: Bruce Willis, Forest Whitaker, Malin Akerman, Brad Dourif / Sinopse: Três jovens garotas acabam se envolvendo com Mel (Bruce Willis), um influente chefão do crime organizado. Ao longo do caminho acabam conhecendo tipos bizarros como Ronny (Forest Whitaker), um assassino psicótico.

Pablo Aluísio.