sábado, 16 de junho de 2012

A Águia da Legião Perdida

Roteiro e argumento: De modo geral o roteiro e o argumento são bons. Gostei da premissa de se recuperar a águia da nona legião romana que foi aniquilada na Bretanha. Apesar disso tenho algumas ressalvas em certas situações mostradas no filme. A situação de um escravo ajudar tanto a um romano para voltar em última análise à sua própria escravidão soa nada razoável, mesmo sob o pretexto de se seguir um código de honra entre o escravo e seu amo. Além disso o roteiro poderia ter aproveitado melhor a parte inicial do filme no forte romano. Elenco: Tirando a participação especial de Donald Sutherland todo o restante do elenco é jovem e desconhecido. A boa notícia é que nenhum deles compromete o resultado final. Channing Tatum que faz o personagem principal já esteve em bombas como a franquia GI Joe (está filmando o segundo atualmente) mas pelo menos aqui ele consegue ser ao menos mediano em seu trabalho. Está discreto e correto.  

Produção: Não é de encher os olhos mas também não é medíocre. Uma produção mediana que não compromete. Só achei equivocado mesmo o visual dos nativos bretões. Mais parecendo índios moicanos americanos o estilo soa fora da época e dos povos retratados. É um deslize histórico certamente. Direção: Kevin Macdonald só tem dois filmes mais conhecidos do grande público: “Intriga de Estado” e “O Último Rei da Escócia” (esse seu melhor filme). Nesse "Eagle" ele não imprime nenhuma digital autoral mas realiza um produto bom no final das contas.  

A Águia da Legião Perdida (The Eagle, Estados Unidos, Reino Unido, 2011) Direção: Kevin Macdonald / Roteiro:Jeremy Brock baseado na novela de Rosemary Sutcliff / Elenco: Channing Tatum, Jamie Bell, Donald Sutherland, István Göz / Sinopse: Na ocupação da Bretanha por tropas romanas um jovem soldado tenta honrar a memória de seu pai ao buscar um antigo emblema imperial, a Águia romana, que foi roubada quando sua legião foi derrotada por bárbaros locais.  

Pablo Aluísio.

Um comentário: