sexta-feira, 15 de junho de 2012

Catch 44

Três jovens garotas acabam se envolvendo com Mel (Bruce Willis), um influente chefão do crime organizado. Ao longo do caminho acabam conhecendo tipos bizarros como Ronny (Forest Whitaker), um assassino psicótico. "Catch .44" pode ser uma boa surpresa. O jeitão de produção B sem maiores pretensões acaba atuando favoravelmente pois o espectador vai assistir ao filme com expectativas bem baixas que ajudam na hora de avaliar a produção. Para minha surpresa digo que o filme não é desprezível como eu pensava ser. Não é obviamente nenhuma obra prima mas tem aspectos interessantes. O roteiro é bem escrito, usa e abusa de flashbacks para no final desvendar apenas uma única situação: O que estaria fazendo diversas pessoas diferentes em um bar de beira de estrada altas horas da noite? A linha narrativa segue a chegada de três garotas nesse local onde elas pensam que vão cumprir um serviço para o traficante Mel (Bruce Willis, que só atua em praticamente duas cenas o filme inteiro). O elenco é formado por três beldades (com cara de modelos) e Forest Whitaker em poucas mas boas cenas em que parece estar bem inspirado para atuar.

Esse é apenas o segundo filme dirigido por Aaron Harvey. Ele nunca fez nada de muito relevante mas demonstra ter bom controle sobre a narrativa do filme, que não é fácil e pode até mesmo confundir os espectadores menos atentos. Confesso que achei seu estilo muito comprometido com o jeito Tarantinesco de ser, ou seja, muitos diálogos (a maioria papo furado) interligados com cenas de violência irracional. A cena final do filme mostra bem isso pois é literalmente um banho de sangue. De qualquer forma ele tenta criar um bom clima (o que de certa forma consegue) com cenas que jogam o tempo todo com sombra e luz (principalmente nas internas dentro do bar onde praticamente acontece toda a trama do filme). O saldo final é interessante, nada medíocre. Vale a pena dar uma espiada.

Catch .44 (Catch .44, Estados Unidos, 2011) Direção: Aaron Harvey / Roteiro: Aaron Harvey / Elenco: Bruce Willis, Forest Whitaker, Malin Akerman, Brad Dourif / Sinopse: Três jovens garotas acabam se envolvendo com Mel (Bruce Willis), um influente chefão do crime organizado. Ao longo do caminho acabam conhecendo tipos bizarros como Ronny (Forest Whitaker), um assassino psicótico.

Pablo Aluísio.

Um comentário: