segunda-feira, 16 de agosto de 2021

De-Lovely

Cole Porter foi um gênio da música, um dos grandes compositores da história dos Estados Unidos. Esse musical é uma grande e bela homenagem para seu maior legado artístico. O filme em si é uma maravilha, com ótima produção, figurinos, direção de arte e reconstituição histórica simplesmente perfeitas. Além disso conta (e isso é o mais importante de tudo) com as belas canções compostas por Cole Porter. Um acerto dos produtores foi contratar cantores e cantoras profissionais para os números musicais. Assim além do ótimo elenco temos Elvis Costello, Alanis Morissette e Diana Krall soltando a voz no belo repertório que forma a trilha sonora do filme. Aliás quem tiver a oportunidade de ainda encontrar essa trilha sonora não deixe de comprar. As músicas de Cole Porter ganharam novas versões, em arranjos belíssimos. Um trabalho musical realmente primoroso, para ter na coleção mesmo. Um item valioso, sem dúvida nenhuma.

O enredo criado pelo roteiro também é um primor. Ele mescla momentos reais da vida do compositor com pura ficção, tudo para encaixar em harmonia as músicas de Porter. Aliás o próprio compositor certa vez disse que a vida não passava de uma grande harmonia. No caso desse filme temos um roteiro que fez jus a esse pensamento pois todos os elementos estão harmonizados em cena. Por fim, a título de curiosidade, deixo aqui registrado que esse foi o último filme que aluguei na minha vida. Infelizmente as locadoras de vídeo já estavam morrendo no Brasil quando o filme foi lançado em DVD.

De-Lovely - Vida e Amores de Cole Porter (De-Lovely, Estados Unidos, 2004) Direção: Irwin Winkler / Roteiro: Jay Cocks / Elenco: Kevin Kline, Ashley Judd, Jonathan Pryce, Elvis Costello, Alanis Morissette, Diana Krall / Sinopse: Ajudando na montagem de um musical de palco biográfico baseado em suas músicas, o compositor Cole Porter revê sua vida e carreira ao lado de sua esposa, Linda. Filme indicado ao Globo de Ouro nas categorias de melhor ator em comédia ou musical (Kevin Kline) e melhor atriz em comédia ou musical (Ashley Judd).

Pablo Aluísio.

Mulan

Durante a invasão do império Mongol sobre a China o imperador (interpretado / dublado pelo sempre ótimo Pat Morita) decreta que cada família chinesa deverá fornecer ao menos um homem para as fileiras do exército imperial. Para uma família em especial a decisão é particularmente trágica. Composta apenas por um pai velho e doente e sua filha a decisão tomada pelo imperador significa o envio do patriarca idoso ao campo de batalha, onde provavelmente não sobreviverá. Para evitar que isso aconteça a jovem Mulan decide se passar por homem para ir ao campo de batalha. Com a proteção dos espíritos dos ancestrais e um dragão (feito pelo comediante Eddie Murphy) a jovem Mulan segue para cumprir sua missão de ir para a guerra e sobreviver em meio ao ambiente violento e hostil. Responda rápido: qual é o maior mercado consumidor de todo o planeta? Se você pensou na China com sua população de mais de um bilhão de habitantes acertou. "Mulan" nada mais é do que uma tentativa da Disney em entrar nesse imenso mercado comercial.

Na época de seu lançamento muito se comentou sobre o fato de que essa animação "Mulan" foi concebida e criada justamente para isso, para faturar no mercado consumidor da China, o que de certa forma deu certo já que a partir desse filme as produções americanas começaram a ser lançadas no circuito comercial daquele país. Já sobre a animação em si não há o que criticar. De fato mais uma vez a Disney mostra porque é sem dúvida o maior estúdio de cinema do setor de animações. Tudo é realizado com um primor técnico simplesmente impossível de se igualar. Isso fica mais do que claro em uma das melhores cenas já realizadas quando parte dos exércitos imperiais vão surgindo no horizonte. Embora "Mulan" seja feita na técnica tradicional dos desenhos animados a Disney usou vasto recurso tecnológico digital para dar um realismo fantástico nas cenas. E para completar o que já era excepcional o filme ainda traz uma das mais inspiradas trilhas sonoras do estúdio. "Mulan" é uma pequena obra prima com a marca Disney.

Mulan (idem, Estados Unidos, 1998) Direção: Tony Bancroft, Barry Cook / Roteiro: Robert D. San Souci, Rita Hsiao / Elenco: Ming-Na Wen, Eddie Murphy, BD Wong, Pat Morita / Sinopse: Jovem chinesa rouba a armadura e as armas de seu pai, um velho doente, para ir para a guerra contra as forças do império Mongol em seu lugar.

Pablo Aluísio.

sábado, 14 de agosto de 2021

O Esquadrão Suicida

Um país da América do Sul sofre um golpe militar (calma, não é o Brasil de Bolsonaro com seu exército de velhos tanques fumacentos). Com o golpe um general assume o poder nessa republiqueta de bananas. Então o governo americano decide reunir novamente um grupo de condenados para ir até esse país para encobrir um envolvimento dos Estados Unidos em um projeto secreto chamado "Operação Estrela do Mar", que tem em suas instalações um aliens gigantesco que contamina e torna parasitas (verdadeiros zumbis) os seres humanos. Esse grupo chamado de Esquadrão Suicida conta com os mais diversos tipos, com destaque, é claro, para a Arlequina. Até um tipo de monstro, uma mistura indigesta entre tubarão e ser humano entra para o grupo. Esse personagem é puro comics, como aliás toda a produção. Fiquei bem surpreso também com o fato do filme ter praticamente o mesmo título do primeiro filme. Tirando o artigo não tem diferença. O primeiro se chama "Esquadrão Suicida" e esse segundo "O Esquadrão Suicida". Que bizarro! Penso inclusive que vai confundir o público de maneira em geral. Não foi uma boa opção de marketing de venda. O que deu na cabeça do estúdio? Complicado entender.

Essa então é a segunda tentativa da DC com o Esquadrão Suicida no cinema. O primeiro filme, como todos sabemos, não foi bem. A boa notícia é que as coisas melhoraram. Essa sequência acertou em apostar mais no material original, nas histórias em quadrinhos. Nunca se leva muito à sério, o que garante boas cenas. O próprio monstro aliens que surge no filme parece ter saído de uma revistinha em quadrinhos dos anos 50 ou então de um filme Sci-fi B dessa mesma década. É ultra colorido, bem no clima das velhas matinês. E o roteiro é ágil, esperto e diverte como nunca. A única crítica pontual que faria a esse novo filme vem de sua violência que em alguns momentos extrapola, ainda mais em se tratando de um filme como esse, feito basicamente para a garotada. Deveriam ter amenizado mais nesse aspecto. Fora isso, é muito melhor do que o primeiro filme. Eu particularmente gostei bastante.

O Esquadrão Suicida (The Suicide Squad, Estados Unidos, 2021) Direção: James Gunn / Roteiro: James Gunn / Elenco: Margot Robbie, Viola Davis, Idris Elba, John Cena, Joel Kinnaman, Michael Rooker / Sinopse: O Esquedrão Sucida é enviado para um país da América do Sul que sofreu um golpe militar. Na republiqueta bananeira eles tentam resgatar planos de encobrimento do envolvimento do governo americano em um experimento que mantém prisioneiro um aliens gigantesco.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Eu Sou a Lenda

Título no Brasil: Eu Sou a Lenda
Título Original: I Am Legend
Ano de Produção: 2007
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Mark Protosevich, Akiva Goldsman        
Elenco: Will Smith, Alice Braga, Charlie Tahan, Salli Richardson-Whitfield, Willow Smith, Darrell Foster

Sinopse: 
Anos depois de um grande apocalipse que praticamente varreu a humanidade da face da Terra, um último sobrevivente tenta se adaptar e achar a cura em uma Nova Iorque desolada. O que ele não sabe é que não está sozinho no meio daquela grande cidade em ruínas. Roteiro baseado no livro "I Am Legend" de Richard Matheson.

Comentários:
Mais uma ficção estrelada por Will Smith. Durante certo tempo ele foi o rei do verão americano, conseguindo vencer a batalha pela maior bilheteria por anos seguidos mas como tudo que sobe, desce, ele também entrou em declínio após um certo tempo. "Eu Sou Uma Lenda" tem uma boa premissa, ótimas cenas de impacto (as ruas vazias chamam a atenção), mas de maneira em geral se mostra abaixo das expectativas principalmente quando resolve esconder as falhas de roteiro com muitos efeitos digitais de última geração que curiosamente não tiveram o tratamento adequado, pois houve problemas durante a produção do filme. De qualquer maneira ainda há pontos positivos. O terço inicial do filme é bastante interessante, a ideia do isolamento, o suspense que se cria com toda aquela situação. Achei bastante satisfatório. O filme só perde mesmo nos dois terços finais onde o diretor esquece a sutileza e se entrega aos efeitos especiais gratuitos e desnecessários. E olha que muitos deles nem foram finalizados a tempo para o lançamento do filme! O clímax então deixa muito a desejar. No apagar das luzes é apenas um filme mediano.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

O Golpe

Filme bem legal. O roteiro é do tipo que vai construindo um plano envolvendo os principais personagens na elaboração de um golpe que vai render a eles algo em torno de 200 mil dólares. E a história toda envolvendo esse trambique é das mais bem boladas. Além da boa trama o elenco traz alguns destaques interessantes. É certo que uma figura como Owen Wilson em um filme como esse não seria uma surpresa para quem gosta de cinema. Ele está bem no tipo de filme que costuma fazer. A novidade mesmo, que despertou a atenção do público, veio nos dois coadjuvantes que o cercam. São atores de prestígio que para falar bem a verdade, sendo bem sincero, nem deveriam fazer parte de um filme tão despretensioso como esse. Uma surpresa e tanto.

Você esperaria mesmo ver Morgan Freeman e Gary Sinise em um filme como "O Golpe"? Certamente não! Eles são de outro estilo, de outro escalão. Comédias espertinhas não são nada comuns em sua filmografia. De qualquer forma esses atores dramáticos parecem se divertir muito, em especial Morgan Freeman. Ele parece estar naquela fase em que se olha para o passado, vê os filmes que fez, como se tudo já tivesse sido feito de bom e agora prefere mais se divertir do que se levar muito à sério. Por isso a cena dele tomando um drink caribenho na praia não poderia resumir melhor sua presença por aqui. E para completar o clima de festa na praia o filme ainda tem "A Little Less Conversation" de Elvis Presley, versão remix, na trilha sonora. Pronto, com isso o cardápio ficou completo.

O Golpe
(The Big Bounce, Estados Unidos, 2004) Direção: George Armitage / Roteiro: Sebastian Gutierrez, baseado no livro de Elmore Leonard / Elenco: Owen Wilson, Morgan Freeman, Gary Sinise, Sara Foster / Sinopse: Um pequeno vigarista e a amante empreendedora e perversa de um incorporador imobiliário havaiano se unem para ganhar uma pequena fortuna com um golpe.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Lancelot, o Primeiro Cavaleiro

Título no Brasil: Lancelot, o Primeiro Cavaleiro
Título Original: First Knight
Ano de Produção: 1995
País: Estados Unidos
Estúdio: Sony Pictures
Direção: Jerry Zucker
Roteiro: Lorne Cameron, David Hoselton
Elenco: Sean Connery, Richard Gere, Julia Ormond, Ben Cross, Liam Cunningham, Christopher Villiers

Sinopse:
Na Inglaterra medieval, durante a subida ao trono do lendário Rei Arthur (Sean Connery), o cavaleiro Lancelot (Richard Gere), um dos membros da famosa Távola Redonda, acaba se apaixonando pela bela Guinevere (Julia Ormond). O problema é que ela é esposa do Rei.

Comentários:
Mais uma adaptação das antigas lendas Arturianas. Na verdade até mesmo nos dias de hoje é ardente o debate sobre se esse monarca realmente existiu ou se é apenas fruto de lendas e cantigas medievais, uma espécie de símbolo do que seria um Rei perfeito e íntegro - coisa rara naqueles tempos. De qualquer forma as lendas da Távola Redonda chegaram até nós e sua mitologia só tem crescido com o tempo. Esse "Lancelot" de 1995, infelizmente, deixa muito a desejar. É complicado aceitar que um filme que traga Sean Connery como o Rei Arthur seja realmente ruim mas é um fato. Pouca coisa realmente funciona. A reconstituição histórica de um Arthur medieval, cheio de pompa e luxo não convence muito. Para piorar Richard Gere não parece se importar nem um pouco em estar interpretando um cavaleiro medieval, cheio de códigos de honra. Com cabelos esvoaçantes ao vento ele mais parece um playboy saindo de uma discoteca dos anos 70. Só falta mesmo mascar chicletes. Julia Ormond até que era bem bonita mas do ponto de vista dramático inexpressiva. Curiosamente o diretor Jerry Zucker, das comédias malucas ao estilo "Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu", está no comando. Será que ele não quis mesmo tirar uma onda da nossa cara? É possível...

Pablo Aluísio.

terça-feira, 10 de agosto de 2021

A Duquesa

Título no Brasil: A Duquesa
Título Original: The Duchess
Ano de Produção: 2008
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures                      
Direção: Saul Dibb
Roteiro: Saul Dibb, Anders Thomas Jensen
Elenco: Keira Knightley, Ralph Fiennes, Charlotte Rampling, Dominic Cooper, Hayley Atwell, Simon McBurney

Sinopse: 
Baseado em fatos reais, o filme narra a história de Georgiana Spencer, nobre inglesa que se destacou por romper com os modelos femininos que se esperavam de uma mulher da nobreza como ela. Casada com o Duque de Devonshire, que estava interessado apenas em um herdeiro, a jovem duquesa resolveu romper os laços mais tradicionais da sociedade britânica da era vitoriana. Roteiro baseado no livro escrito por Amanda Foreman.

Comentários:
Filme muito bom, com excelente reconstituição de época e história mais do que interessante dessa nobre inglesa que estava além de seu tempo. Criada para ser uma dondoca palaciana, para dar um herdeiro ao seu riquíssimo marido e nada mais, ela resolveu ir além. Mulher inteligente se engajou em lutas feministas da época e se aliou ao Partido Liberal, o que era algo completamente escandaloso para uma mulher de sua posição social. Também não se furtou de abraçar suas paixões, se envolvendo inclusive em vários romances extraconjugais já que seu marido, um tanto afetado, não parecia lhe dispensar maior atenção. Outro fato curioso digno de nota é que a verdadeira Georgiana Spencer foi uma das mulheres da família Spencer, linhagem essa que décadas depois daria origem a parte da sucessão ao trono da Inglaterra dos dias atuais, pois uma de suas descendentes foi nada mais, nada menos do que Diana Spencer, a Lady Di, a muito querida pelos ingleses, Princesa Diana. Assim os futuros reis da Inglaterra serão descendentes da revolucionária Georgiana, quem diria! No mais vale registrar elogios para todo o elenco principal. Keira Knightley, Ralph Fiennes e Charlotte Rampling estão perfeitos em cena, recriando todo o clima de sofisticação e refinamento que imperava na casas nobres daquela época. Um belo retrato de um tempo em que a mulher tinha que abrir seus próprios caminhos com muita luta, garra e vontade. Filme vencedor do Oscar na categoria de melhor figurino (Michael O'Connor).

Pablo Aluísio.

Viagem a Darjeeling

O irmão mais velho de três irmãos decide levar os outros  a uma viagem pela Índia. De fachada ele diz que se trata de uma viagem espiritual. Na verdade ele quer reencontrar sua mãe, que vive naquele país, como freira de uma irmandade católica isolada no alto de uma montanha. E a viagem serve também para superar a morte do pai, ocorrido algumas semanas antes. Só que, como era de esperar, viajar pela Índia não é uma coisa fácil. O pais é muito pobre, sem estrutura nenhuma, principalmente no interior. Os trens são velhos, caindo aos pedaços, enferrujados, os ônibus são piores ainda e o que era para ser algo turístico e espiritual vira uma coisa bem capenga, sem condição, tudo na base da improvisação completa.

Eu não sou muito fã do diretor Wes Anderson. Aqui entretanto ele fez um bom filme. É engraçado e divertido, mas numa levada mais intelectual. Não há piadas para rolar pelo chão e nada parecido. Tudo se baseia numa certa ironia do absurdo de ver três americanos viajando pela Índia, se envolvendo em coisas absurdas, como comprar uma serpente venenosa do deserto, por exemplo. E parte do roteiro se apoia nisso mesmo, no choque cultural de pessoas ocidentais no meio de uma cultura tão diferente como a indiana. Filme bom, não me aborreceu, pelo contrário, até que gostei do resultado.

Viagem a Darjeeling (The Darjeeling Limited, Estados Unidos, 2007) Direção: Wes Anderson / Roteiro: Wes Anderson, Roman Coppola, Jason Schwartzman / Elenco: Owen Wilson, Adrien Brody, Jason Schwartzman, Anjelica Huston, Bill Murray / Sinopse: A viagem fora do comum e exótica de três irmãos americanos pelo interior da Índia em busca da mãe e da elevação espiritual. Filme premiado no Venice Film Festival.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

A Garota do Café

Bom filme. A história gira em torno de um funcionário público inglês. Durante décadas ele trabalhou no serviço publico, levando uma vida segura, sem sobressaltos, mas igualmente solitária e tediosa. Perto de completar 70 anos de idade ele vê sua vida se esvair por seus dedos. Então, certo dia, conhece uma jovem que trabalha em um café londrino. Ela tem lá seus vinte e tantos anos, uma garota normal de sua idade. Lawrence (Bill Nighy), o funcionário público, percebe que talvez tenha chegado o momento de ser mais ousado, mais impetuoso. Então a convida para viajar ao seu lado. Ele vai participar de uma reunião diplomática em Reykjavik durante o encontro do G-8. E para sua surpresa ela aceita o convite para viajar com ele.

Roteiro sensível e humano que investe em alguns aspectos. O amor na velhice, já indo para a terceira idade, a busca pela felicidade, mesmo que não seja no momento certo visto por muitos (uma visão um tanto ofuscada pelo preconceito social e etário), além da superação da solidão. Para muitas pessoas a vida só teria sentido a dois. A existência sem passar pelos sentimentos de amor não faria a vida valer a pena. Em conclusão, um bom drama social, romântico, que de quebra ainda discute temas bem importantes na vida das pessoas mais velhas.

A Garota do Café (The Girl in the Café, Inglaterra, 2005) Direção: David Yates / Roteiro: Richard Curtis / Elenco: Bill Nighy, Kelly Macdonald, Meneka Das, Anton Lesser / Sinopse: Homem bem mais velho, servidor do governo britânico, se apaixona por garota bem mais jovem e decide arriscar, vivendo uma história de amor com ela, mesmo tendo que enfrentar todo tipo de preconceito vindo da sociedade em geral.

Pablo Aluísio.

Jungle Cruise

Divertidíssimo! Assim eu poderia resumir esse primeiro blockbuster da Disney a chegar nos cinemas, nesse momento em que a pandemia está sendo mais controlada por causa das vacinas. E o filme que custou 200 milhões de dólares não fez feio nas bilheterias, liderando a lista dos mais vistos na Europa e nos Estados Unidos. E realmente é um filme muito bem produzido, com enredo divertido e efeitos especiais de última geração. Curiosamente o ator Dwayne Johnson retornou para a selva. Ele é dono de um barco no Rio Amazonas quando é contratado por uma inglesa (interpretada pela sempre carismática Emily Blunt) para encontrar uma árvore mágica, que traz a cura para qualquer mal, em um lugar conhecido como Lágrimas da Lua.

Pura fantasia juvenil! Mas olha, funciona muito bem! Claro que se eu tivesse 14 anos de idade iria curtir muito mais o filme, mas quem disse que uma pessoa mais velha não possa apreciar o ritmo de pura aventura escapista? Pois é, o filme não se contenta em contar mais uma história nos confins de uma floresta cheia de lendas, para ir mais fundo nesse mundo de realismo fantástico. Há elementos de antigos filmes como "Uma Aventura na África" com a saga de Indiana Jones, tudo junto e misturado. Clichês estão por toda parte, mas apesar de tudo isso, no conjunto, o filme é um produto pipoca que cumpre bem seus objetivos que é acima de tudo divertir o espectador. Nesse quesito me senti plenamente realizado.

Jungle Cruise (Estados Unidos, 2021) Direção: Jaume Collet-Serra / Roteiro: Michael Green, Glenn Ficarra / Elenco: Dwayne Johnson, Emily Blunt, Jesse Plemons, Jack Whitehall, Edgar Ramírez, Paul Giamatti / Sinopse: Uma antiga lenda brasileira afirma que existe uma árvore no interior profundo da floresta Amazônica que produz pétalas que irão curar qualquer enfermidade. Uma doutora inglesa e seu irmão decidem ir para o Brasil para encontrar as origens dessa lenda centenária.

Pablo Aluísio.