segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Prenda-Me Se For Capaz

Qual é a história contada no filme? Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio) resolve se passar por médico, advogado, piloto de avião comercial e tudo mais que conseguir convencer para as pessoas ao seu redor. Para isso usa sua lábia, seu conhecimento básico das profissões que finge exercer e muito carisma. Com apenas 18 anos coleciona uma série de pequenos golpes que acabam lhe trazendo muitos benefícios, inclusive acesso amplo a ambientes que lhe seriam negados caso não inventasse todas as suas lorotas. Após participar de um roubo milionário o FBI resolve seguir seus passos. É justamente isso que faz o agente Carl Hanratty (Tom Hanks) ir em seu encalço. A tentativa de capturá-lo porém não será das mais fáceis.

Esse é um filme leve, divertido, alto astral mesmo que o personagem seja no fundo apenas um estelionatário. Steven Spielberg no fundo não quis fazer um filme sobre um criminoso e seus crimes. Ele na verdade quis explorar o absurdo das situações, sempre com um largo sorriso na face. Funciona? Certamente sim, só que não é dos melhores filmes do diretor. Considero uma obra menor dentro da vasta e importante filmografia de Spielbeg, que alterou várias coisas da história real (sim, o filme é baseado numa história real). O personagem de Tom Hanks, por exemplo, nunca existiu de fato, foi uma criação para ajudar a tocar a história, já que na vida real foram vários agentes diferentes. Já o personagem vivido pelo Di Caprio era um escroque pé de chinelo que o FBI colocou as mãos e depois foi trabalhar com a agência para capturar outros meliantes. Então é isso. Um filme menor do diretor, porém divertido.

Prenda-Me Se For Capaz (Catch Me If You Can, Estados Unidos, 2002) Estúdio: DreamWorks SKG / Direção: Steven Spielberg / Roteiro: Jeff Nathanson / Elenco: Leonardo DiCaprio, Tom Hanks, Christopher Walken, Amy Adams, Martin Sheen / Sinopse: A história real de um criminoso que enganou todo mundo nos Estados Unidos durante os anos 60. Baseado em fatos reais.

Pablo Aluísio.

O Comboio da Carga Pesada

Título no Brasil: O Comboio da Carga Pesada
Título Original: Breaker! Breaker!
Ano de Produção: 1977
País: Estados Unidos
Estúdio: Paragon Films
Direção: Don Hulette
Roteiro: Terry Chambers
Elenco:  Chuck Norris, George Murdock, Terry O'Connor

Sinopse:
John David 'J.D.' Dawes (Chuck Norris) é um motorista de caminhão durão que procura seu irmão, que desapareceu misteriosamente em uma cidade administrada por um juiz corrupto.

Comentários:
"O Comboio da Carga Pesada" foi um dos primeiros filmes em que Chuck Norris apareceu como protagonista. Ele chegou ao mundo do cinema como coadjuvante de Bruce Lee. Aqui, nessa produção, ele já aparece como protagonista. O filme, claro, não é grande coisa, mas tem suas momentos interessantes. Eu sempre achei que era meio imitação de "Comboio", outro filme de ação famoso na época, mas na verdade há diferenças. Esse aqui é um filme B assumido, que usa todas as ferramentas narrativas, como humor. Um filme legal, mas só indicado para quem viveu os anos 80 e sabe muito bem quem foi Chuck Norris.

Pablo Aluísio.

domingo, 11 de outubro de 2015

A Múmia

Título no Brasil: A Múmia
Título Original: The Mummy
Ano de Produção: 1999
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Stephen Sommers
Roteiro: Stephen Sommers, Lloyd Fonvielle
Elenco: Brendan Fraser, Rachel Weisz, John Hannah

Sinopse:
Egito, 1923. Um grupo de pesquisadores e arqueólogos descobrem uma tumba que estava há mais de três mil anos enterrada sob as areias escaldantes do deserto. O que eles não sabem é que sarcófago guarda a múmia de Imhotep, um sacerdote amaldiçoado do Egito que deseja ganhar a vida novamente.

Comentários:
O primeiro filme era charmoso, um clássico dos anos 1930 que conquistava pelas boas ideias e direção de arte inspirada. Pois bem, o tempo passa, os filmes de Indiana Jones se tornam enormes sucessos de bilheteria e então o que era para ser o remake de um filme de terror virou um caldeirão de misturas, onde se tenta realizar uma aventura com o sabor de Indiana Jones e seres sobrenaturais, tudo amparado em uma overdose de efeitos digitais de última geração. E para completar o que já era bem equivocado ainda inventaram de escalar o ator fanfarrão Brendan Fraser para liderar o elenco. O resultado? Uma panqueca indigesta que certamente não agradou aos fãs de terror e nem muito menos os fãs veteranos do Dr. Indy. No geral o que temos aqui é uma tentativa de ganhar o público apenas pela proliferação de efeitos especiais e nada mais. O roteiro, atuação e argumento se tornam meros coadjuvantes. O pior é saber que a coisa toda, pois mais picareta que seja, conseguiu gerar uma bilheteria e tanto a ponto inclusive de dar origem a novos filmes! Todos aliás seguindo a mesma receita requentada. Durma-se com um barulho desses.

Pablo Aluísio.

Cobras

Título no Brasil: Cobras
Título Original: Snake Island
Ano de Produção: 2002
País: África do Sul
Estúdio: VCR
Direção: Wayne Crawford
Roteiro: Wayne Crawford, Arthur Payne
Elenco: William Katt, Wayne Crawford, Kate Connor

Sinopse:
Um grupo de americanos fazendo turismo na exótica e distante África do Sul acaba indo parar numa ilha remota do mapa. Não se vislumbra qualquer presença humana no local, o que acaba encantando os turistas. O que eles nem desconfiam é que existe um motivo para ninguém ir por lá - pois o local é repleto das cobras mais venenosas existentes na natureza. Agora sentirão o que é lutar pela sobrevivência no meio selvagem.

Comentários:
"Cobras" joga com o medo que todos temos desses seres rastejantes cuja presença geralmente significa morte e desespero. Em relação a esse filme temos boas e más notícias. A boa é que ele foi produzido na África do Sul e como filmes desse país quase nunca chegam até nós não deixa de ser interessante conferir uma produção filmada por lá. A má notícia é que o roteiro realmente pouco inova, apelando o tempo todo para fórmulas batidas e muitos clichês. Como sempre temos em cena um grupo de desavisados que vão parar numa ilha repleta de serpentes e cobras venenosas. Curiosamente existe um lugar assim em nossa costa, uma ilha chamada justamente de ilha das cobras que é repleta desses perigosos répteis. Mas deixemos isso de lado. O que importa é manter o registro desse filme, que agradará alguns e não fará diferença para outros. Certamente não é nenhuma obra prima do terror mas com um pouquinho de boa vontade o espectador poderá até mesmo tomar alguns sustos pontuais, principalmente se tiver fobia de cobras.

Pablo Aluísio.

sábado, 10 de outubro de 2015

A Volta dos Mortos Vivos

Título no Brasil: A Volta dos Mortos Vivos
Título Original: The Return of the Living Dead
Ano de Produção: 1985
País: Estados Unidos
Estúdio: Hemdale Film, Fox Films
Direção: Dan O'Bannon
Roteiro: Dan O'Bannon, Rudy Ricci
Elenco: Clu Gulager, James Karen, Miguel A. Núñez Jr., Don Calfa Thom

Sinopse: 
Por simples acaso empregados de uma empresa de drogas medicinais acabam encontrando nos porões da empresa um conjunto de barris de propriedade das forças armadas americanas. Apesar de estarem lacradas e com avisos de contaminação os funcionários acabam liberando o gás dos compartimentos na atmosfera. A estranha fumaça gasosa acaba chegando em um cemitério próximo, fazendo com que todos os mortos se levantem de suas tumbas!

Comentários:
Hoje em dia filmes sobre zumbis são rotineiros. Quase toda semana temos um título novo. Na década de 80 não era bem assim. Havia a referência óbvia dos filmes de George Romero e só. Então causou certo impacto esse "The Return of the Living Dead" quando chegou aos cinemas. O grande diferencial era o humor. Ao contrário dos antigos filmes sobre o tema esse aqui usava muitas cenas de puro sarcasmo com os mortos-vivos que voltavam de suas sepulturas. Nada é levado muito à sério e talvez por isso o filme tenha ganho tantos fãs quando foi lançado. Bem humorado (mas sem deixar as cenas sangrentas de lado) "A Volta dos Mortos-Vivos" foi um grande sucesso, chegando inclusive a ganhar várias continuações, nenhuma delas tão bom quanto essa.

Pablo Aluísio

O Conde Drácula

Título no Brasil: O Conde Drácula
Título Original: Scars of Dracula
Ano de Produção: 1970
País: Inglaterra
Estúdio: EMI Films, Hammer Film Productions
Direção: Roy Ward Baker
Roteiro: Anthony Hinds, baseado na obra de Bram Stoker
Elenco: Christopher Lee, Dennis Waterman, Jenny Hanley

Sinopse:
Um jovem, Paul Carlson (Christopher Matthews), está em uma viagem a negócios e acaba indo parar no sinistro castelo de um nobre, o Conde Drácula (Christopher Lee). Depois disso nunca mais é visto. Seu irmão, Simon (Dennis Waterman), resolve ir atrás do paradeiro de Paul e acaba indo parar na região onde o misterioso Drácula tem seu domínio. O que afinal terá acontecido com Paul Carlson?

Comentários:
Mais uma adaptação do imortal Conde Drácula. Só o simples fato de ser estrelado por Christopher Lee e o filme ter sido produzido pela ótima Hammer já desperta o interesse. Some-se a isso ainda a curiosidade de ter sido um dos últimos de Lee na capa do vampiro e você entenderá porque a produção ainda é tão reverenciada pelos fãs do gênero. Talvez o filme revisto hoje em dia soe um tanto datado principalmente por causa dos primitivos efeitos especiais (como o morcego de borracha que parece ter encantado o diretor, que o utiliza em muitos momentos do filme) mas mesmo assim "Scars of Dracula" mantém seu charme nostálgico intacto. Uma das curiosidades é que pela primeira vez Drácula surge com uma espada para dar continuidade a suas queridas sessões de tortura. Essa ideia de um vampiro usando espadas ninjas seria aproveitada pelo mundo dos quadrinhos décadas depois quando o personagem Blade foi criado. Mas de uma forma ou outra deixe esses detalhes de lado e curta o filme. Lee nunca esteve tão bem em seu caixão.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Piranha 3D

Título no Brasil: Piranha 3D
Título Original: Piranha 3D
Ano de Produção: 2010
País: Estados Unidos
Estúdio: Dimension Films
Direção: Alexandre Aja
Roteiro: Pete Goldfinger, Josh Stolberg
Elenco: Elisabeth Shue, Jerry O'Connell, Richard Dreyfuss

Sinopse:
O lago Victoria é um centro de férias e esportes aquáticos, muito apreciado por jovens em busca de muito sol e diversão. O que eles não contavam é que um tremor de terra liberasse um grupo de vorazes piranhas pré-históricas que voltam para devorar a moçada em busca apenas de namoricos, praia e amor. Salvem suas vidas!

Comentários:
Remake de "Piranha", um primo pobre de "Tubarão" que tentou pegar carona no grande sucesso de Steven Spielberg. Se o primeiro filme, o original, já não era grande coisa, imagine esse! Na verdade o que salva tudo mesmo é a própria atitude dos produtores que resolveram abraçar a galhofa e a auto paródia para tornar tudo ainda mais divertido. O argumento por si só já parece uma piada de besteirol, vamos convir. Em termos de elenco duas participações chamam a atenção do cinéfilo. O primeiro é a presença de Richard Dreyfuss que nos anos 1970 se notabilizou justamente por estar no filme "Tubarão". Provavelmente como agora é um veterano deve estar com problemas financeiros e anda topando tudo. A outra presença ilustre é a da atriz Elisabeth Shue que parece ter vindo diretamente dos anos 80. Ela, para quem não sabe, ficou muitos anos em dúvida entre se formar na prestigiada universidade de Harvard ou assumir sua carreira cinematográfica de vez. Bom, se depender desse "Piranha 3D" era melhor ela ter ficado em Harvard mesmo!

Pablo Aluísio.

Piranha

Título no Brasil: Piranha
Título Original: Piranha
Ano de Produção: 1978
País: Estados Unidos
Estúdio: New World Pictures
Direção: Joe Dante
Roteiro: Richard Robinson, John Sayles
Elenco: Bradford Dillman, Heather Menzies-Urich, Kevin McCarthy

Sinopse:
Quando piranhas carnívoras são acidentalmente lançadas nos rios de um resort de verão, os convidados se tornam sua próxima refeição, causando um banho de sangue nos incautos turistas que só queriam desfrutar de um belo final de semana nas lindas paisagens da região.

Comentários:
"Piranha" era de certa forma uma cópia descarada de "Tubarão". Curioso é que transformava essa espécie de peixe em vampiros canibais da água doce. Certamente uma bobagem mas que serviu para mostrar que o diretor Joe Dante (que iria virar pupilo de Steven Spielberg anos depois) tinha jeito para a coisa, sabia realizar filmes trash com muita classe (ou falta dela)! Não adianta procurar por roteiro ou atuações aqui, é tudo mero pretexto para que o espectador da época presenciasse uma série de mortes dentro dos rios infestados de piranhas. Pelo menos o filme, que não é nenhuma maravilha, nem de longe consegue ser tão ruim como uma das suas continuações onde as piranhas ganhavam asas (sim, isso mesmo) e saiam por aí caçando suas vítimas - e olha que "Piranhas Assassinas Voadoras" foi dirigida por James Cameron, sim, aquele mesmo, o tão elogiado e premiado diretor de "Titanic" e outros grandes sucessos do cinema. Por falar em trash a onda de peixes assassinos acabaria dando origem até mesmo ao vagabundo "Bacalhau", produção brasileira classe Z onde mulheres bonitonas eram atacadas por um bacalhau de plástico ultra fajuto nas areias das praias cariocas - coisa de louco! Mas voltemos às piranhas americanas... De uma forma até irônica o filme serve hoje em dia para duas coisas, a primeira para nos demonstrar que americanos em geral não possuem a menor ideia da fauna alheia e segundo para nos convencer que no fundo os gringos são mesmo bem bobocas. Assista e se divirta em dobro.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Sr. Holmes

Título no Brasil: Sr. Holmes
Título Original: Mr. Holmes
Ano de Produção: 2015
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: BBC Films, Miramax
Direção: Bill Condon
Roteiro: Jeffrey Hatcher, baseado no livro de Mitch Cullin
Elenco: Ian McKellen, Laura Linney, Hiroyuki Sanada
  
Sinopse:
Aos 93 anos o detetive Sherlock Holmes (Ian McKellen) está aposentado, vivendo em uma casa de campo onde passa o tempo todo com seu hobbie preferido, a apicultura, criação de abelhas. Ao seu lado na casa vive a governanta, a senhora Munro (Laura Linney), e seu jovem filho, o garoto Roger (Milo Parker), que acaba se afeiçoando a Holmes. Para o veterano detetive a velhice porém é um tempo difícil. Sua outrora brilhante mente, tão afiada, que lhe ajudou a desvendar inúmeros casos e mistérios no passado, está falhando, apresentando lapsos por causa da idade. Além disso Holmes apresenta dificuldades para lembrar o que teria acontecido em seu último caso, algo que o fez largar a profissão, se aposentando definitivamente. Para ajudar em suas lembranças ele então começa a escrever suas memórias o que lhe abrirá novamente os caminhos obscuros de um passado há muito esquecido. Filme indicado aos prêmios Seattle International Film Festival e Sydney Film Festival.

Comentários:
Achei a premissa desse filme simplesmente genial. Imagine se Sherlock Holmes fosse uma pessoa real e não apenas um personagem de literatura. Agora pense nele como alguém que teria que enfrentar todos os desafios de um sujeito comum, como os problemas decorrentes da velhice. Para piorar ele teria ainda que conviver com a fama indesejada nascida de uma série de livros de mistério escritos por seu fiel escudeiro, o Dr. Watson. A maioria do que se leu nesses livros não passou de pura ficção, sendo apenas romances de investigação policial. Grande parte do público leitor porém jamais foi informado sobre isso e por essa razão acredita que tudo o que foi escrito aconteceu de fato. Para um velho Sherlock Holmes isso acaba virando um fardo a mais em sua vida. Para desmistificar grande parte desses escritos ele então resolve já na velhice escrever suas próprias memórias, a verdade sobre os fatos. O problema é que sua mente já não é mais a mesma. Ele tem problemas de memória causadas pela idade avançada e outros desafios impostos pela senilidade. Assim o espectador acaba sendo presenteado com um filme muito humano. Não espere encontrar pela frente mais um daqueles casos mirabolantes como o que nos acostumamos a ver em filmes com o famoso detetive. O enfoque aqui é completamente outro, bem mais sutil.

Sim, existe um pequeno mistério a desvendar, mas esse serve muito mais para explorar o lado mais humano e sensível do personagem do que sua incrível capacidade de dedução. Ian McKellen está perfeito como o velho Holmes. Usando uma maquiagem discreta para aparentar mais idade (o Sherlock do filme está com mais de 90 anos) ele imprime sofisticação e elegância em sua atuação. O roteiro, que foi baseado no livro escrito por Mitch Cullin (que também recomendo bastante), se desdobra em basicamente três linhas narrativas. A primeira se passa no presente, com Holmes envelhecido e aposentado, tentando lembrar do passado, muitas vezes sem sucesso. A segunda é embasada nas memórias dele, de seu último caso. A terceira linha, também em flashback, explora uma viagem que Sherlock teria feito ao distante Japão. No final todas as três histórias se entrecruzam, tornando a narrativa fragmentada um dos pontos altos de todo a película. Ao final de sua longa jornada o velho detetive descobre que nem sempre a razão é suficiente para explicar o modo de ser e agir dos seres humanos. Há sempre algo que lhe escapa completamente das mãos, como essas três linhas de narração demonstram muito bem. Sherlock, um homem racional e equilibrado, muitas vezes não consegue entender completamente as motivações das pessoas justamente por causa desse pequeno porém importante detalhe. "Mr. Holmes" assim acaba se revelando um dos melhores filmes do ano, uma produção elegante, inteligente e muito perspicaz sob o ponto de vista da humanidade do famoso personagem. Uma pequena obra prima.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A Dama Dourada

Título no Brasil: A Dama Dourada
Título Original: Woman in Gold
Ano de Produção: 2015
País: Inglaterra
Estúdio: BBC Films
Direção: Simon Curtis
Roteiro: Alexi Kaye Campbell, E. Randol Schoenberg
Elenco: Helen Mirren, Ryan Reynolds, Katie Holmes, Elizabeth McGovern
  
Sinopse:
O roteiro trata de uma das chagas abertas da Segunda Guerra Mundial, o roubo de obras de artes por tropas da Alemanha Nazista. Como se sabe Hitler era um apaixonado admirador de arte - a ponto inclusive de ter sido um artista frustrado na juventude. Quando a guerra chegou aos países vizinhos da Alemanha ele imediatamente ordenou que as mais maravilhosas obras de arte fossem levadas até o coração do Reich, principalmente as que pertenciam a famílias de judeus ricos. Foi exatamente isso que aconteceu no passado de Maria Altmann (Helen Mirren). Praticamente todos os seus familiares foram mortos no holocausto, sendo a riqueza familiar roubada abertamente pelos nazistas. Agora, muitos anos depois desses acontecimentos, ela tenta recuperar a propriedade de vários quadros que eram de seus pais. Infelizmente acaba esbarrando na inflexibilidade do governo austríaco que começa a lutar nos tribunais pela propriedade definitiva das pinturas, dando início a um longo e penoso processo judicial que acaba se arrastando por anos a fio.

Comentários:
Uma produção demasiadamente interessante que discute através de um caso concreto judicial verídico o direito de propriedade dos bens que foram usurpados (na realidade roubados) pela Alemanha Nazista de Hitler. A protagonista é uma dona de casa humilde que vive de sua pequenina lojinha de roupas em Los Angeles. Ela é uma imigrante austríaca chamada Maria Altmann (Helen Mirren). Durante a ocupação da Áustria por tropas do III Reich ela viu sua vida desmoronar ainda na juventude. Os parentes foram presos e enviados para campos de concentração. O dinheiro, obras de arte e bens em geral de sua família foram todos roubados pelos chacais do nazismo. Agora, já na velhice, ela decide lutar judicialmente por aquilo que entende ser seu de direito, inclusive um famoso quadro cujo valor atual seria estimado em mais de cem milhões de dólares! Para isso ela resolve contratar não um grande escritório de advocacia de Nova Iorque, mas sim os serviços do jovem e inexperiente advogado chamado Randy Schoenberg (Ryan Reynolds). Ele certamente não pode ser considerado um advogado de renome, porém é inteligente, tem fibra e abraça a causa com uma paixão e dedicação fora do normal. A luta de Maria e Randy se torna assim o tema principal do filme. 

Dito isso é bom avisar que de certa maneira "A Dama Dourada" vai agradar mais aos profissionais da área jurídica do que ao público em geral. Isso decorre do fato de que o filme explora um caso judicial cheio de detalhes que acabou dando origem a vários precedentes jurisprudenciais no direito internacional - muitos deles ainda em vigor, principalmente no que se refere ao chamado direito de restituição de obras de artes roubadas pelos nazistas. Certamente por ter esse viés técnico o tema se tornará mais interessante para advogados e profissionais do mundo do direito. Esse aspecto abre outra questão importante. Em filmes de tribunal o elenco precisa estar sempre afiado. Felizmente é o que acontece aqui. O grande destaque, como era de se esperar, vai mesmo para a maravilhosa dama dos palcos e das telas Helen Mirren. Ela consegue imprimir suavidade e garra à sua personagem de uma maneira muito equilibrada e feliz. Contando com seu talento ao lado até mesmo o apenas mediano Ryan Reynolds consegue superar suas já conhecidas deficiências dramáticas. Seu advogado é um misto de doce ingenuidade e sincera capacidade de luta, mesmo diante de tribunais superiores francamente hostis como a Suprema Corte dos Estados Unidos. Apenas Katie Holmes surge muito apagada, mas isso é decorrente de sua própria personagem (a esposa do advogado) do que por qualquer outra coisa. No final ela acaba não fazendo a menor diferença dentro da trama. Então é isso, temos aqui um filme inegavelmente bom, nada extraordinário, mas realmente bom e eficiente, que conta da maneira mais honesta possível a sua relevante história.

Pablo Aluísio