sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Piranha

Título no Brasil: Piranha
Título Original: Piranha
Ano de Produção: 1978
País: Estados Unidos
Estúdio: New World Pictures
Direção: Joe Dante
Roteiro: Richard Robinson, John Sayles
Elenco: Bradford Dillman, Heather Menzies-Urich, Kevin McCarthy

Sinopse:
Quando piranhas carnívoras são acidentalmente lançadas nos rios de um resort de verão, os convidados se tornam sua próxima refeição, causando um banho de sangue nos incautos turistas que só queriam desfrutar de um belo final de semana nas lindas paisagens da região.

Comentários:
"Piranha" era de certa forma uma cópia descarada de "Tubarão". Curioso é que transformava essa espécie de peixe em vampiros canibais da água doce. Certamente uma bobagem mas que serviu para mostrar que o diretor Joe Dante (que iria virar pupilo de Steven Spielberg anos depois) tinha jeito para a coisa, sabia realizar filmes trash com muita classe (ou falta dela)! Não adianta procurar por roteiro ou atuações aqui, é tudo mero pretexto para que o espectador da época presenciasse uma série de mortes dentro dos rios infestados de piranhas. Pelo menos o filme, que não é nenhuma maravilha, nem de longe consegue ser tão ruim como uma das suas continuações onde as piranhas ganhavam asas (sim, isso mesmo) e saiam por aí caçando suas vítimas - e olha que "Piranhas Assassinas Voadoras" foi dirigida por James Cameron, sim, aquele mesmo, o tão elogiado e premiado diretor de "Titanic" e outros grandes sucessos do cinema. Por falar em trash a onda de peixes assassinos acabaria dando origem até mesmo ao vagabundo "Bacalhau", produção brasileira classe Z onde mulheres bonitonas eram atacadas por um bacalhau de plástico ultra fajuto nas areias das praias cariocas - coisa de louco! Mas voltemos às piranhas americanas... De uma forma até irônica o filme serve hoje em dia para duas coisas, a primeira para nos demonstrar que americanos em geral não possuem a menor ideia da fauna alheia e segundo para nos convencer que no fundo os gringos são mesmo bem bobocas. Assista e se divirta em dobro.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Fico com a segunda: americano é bobo de irritar. Eu conheci vários e são todos bobalhões. Os únicos americanos espertos são os personagens do seus filmes nos quais eles se retratam como gostariam de ser, descolados, corajosos, charmosos, vivos, etc.

    ResponderExcluir
  2. Por isso dizem que o cinema é uma doce ilusão...

    ResponderExcluir