quinta-feira, 13 de julho de 2023

Casa Gucci

Casa Gucci
Após tantos anos como cinéfilo inveterado eu já posso falar certas verdades sobre o mundo do cinema. Uma delas é que Ridley Scott não faz filmes ruins. Nunca fez! A regularidade dele e seu conhecido padrão de qualidade o coloca em um outro nível, um outro patamar! Aqui ele repete sua costumeira ótima direção. O filme conta a história por trás da mundialmente famosa marca de luxo Gucci. Muito aclamada no mundo da moda por causa de suas roupas, bolsas e artigos de luxo. Puro glamour fashion! Foi fundada e administrada por anos como uma empresa familiar, da família italiana Gucci. E é justamente no núcleo familiar dessa empresa que a história se desenvolve. 

O protagonista é o jovem herdeiro da marca, Maurizio Gucci (Adam Driver), um rapaz inicialmente bem tímido e nada ambiciosa sobre os negócios da família. Após se casar com uma jovem pobre e ambiciosa, que obviamente estava de olho na fortuna da família, ele começa a agir como todos os seus parentes, ou seja, uma tigrada daquelas que pessoas de famílias grandes bem conhece. Ambiente altamente tóxico, tudo indo para o caminho do crime, que se torna o grande clímax do filme. Elenco todo bom, alguns inclusive surpreendem na arte da atuação, entre elas a cantora Lady Gaga. Não a subestime apenas por ser uma popstar. Atua muito bem. Além dela tem os já consagrados Al Pacino e Jeremy Irons para reforçar ainda mais aquele estilo classe A de fazer cinema. Eles interpretam os dois velhos irmãos Gucci que ainda estão na frente da empresa. Até mesmo Driver está muito bem e eu nem gosto muito dele como ator! Enfim, excelente em todos os aspectos, esse filme é mais uma pequena obra-prima do genial Ridley Scott. Palmas para ele! 

Casa Gucci (House of Gucci, Estados Unidos, 2021) Direção: Ridley Scott / Roteiro: Becky Johnston, Roberto Bentivegna, Sara Gay Forden / Elenco: Adam Driver, Lady Gaga, Al Pacino, Jeremy Irons, Jared Leto / Sinopse: O filme conta a história da família Gucci, proprietária de uma das mais famosas marcas do mundo da moda internacional. Baseado em fatos reais. Filme indicado ao Oscar na categoria de maquiagem e cabelo. Também indicado ao BAFTA Awards na categoria de melhor filme do ano. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Mauricio Gucci, Gianni Versace: que coincidência dois dos maiores nomes da moda terem sido assassinados de uma forma prosaica e por motivos relativamente banais. Parece algum tipo de maldição ao "mundo da moda".

    ResponderExcluir
  2. o glamour da moda soterrado pela tragédia do crime...

    ResponderExcluir