domingo, 23 de julho de 2023

Klute, O Passado Condena

Klute, O Passado Condena
Nesse filme uma bela e jovem Jane Fonda interpreta uma prostituta de Nova Iorque. Ela foi para a grande cidade em busca de trabalho como modelo ou atriz. Só que os testes nem sempre deram certo e o grande número de jovens mulheres como ela, com os mesmos sonhos, torna tudo muito mais complicado. A saída para sobreviver foi então se tornar uma garota de programa de luxo atendendo homens velhos, ricos e solitários. E tudo corria com uma certa normalidade até que um de seus clientes desaparece sem deixar vestígios. Um engenheiro da Pensilvânia que vai para Nova Iorque e desaparece do mapa. A polícia não tem respostas para o caso. Os familiares então contratam um detetive, John Klute (Donald Sutherland), para investigar. Descobre que o desaparecido gostava de contratar prostitutas. Mas as coisas se complicam ainda mais quando algumas delas são encontradas assassinadas. O que estaria por trás desses crimes e desses eventos trágicos?

Temos aqui um bom filme da década de 1970. A direção foi do ótimo cineasta Alan J. Pakula. O elenco está todo ótimo. Jane Fonda, jovem e linda, com um penteado moderno, se destaca. O papai Henry Fonda não gostou muito de ver sua filha nesse papel, mas para ela era antes de tudo um grande desafio interpretar uma profissional do sexo. Conhecida por ser uma ativista de direitos humanos e uma progressista em suas opiniões políticas, ela encontrou um belo desafio nesse papel. Não cai na vulgaridade, mesmo em certos diálogos mais fortes e tem boa atuação nas cenas mais ousadas. E ela levou o Oscar por esse trabalho! Uma premiação que surpreendeu muita gente na época. De qualquer forma merece todos os elogios. O mesmo vale para o eterno esquisitão Donald Sutherland no papel do detetive meio estranho. Por fim Roy Scheider surge como um cafetão violento e explorador da personagem de Jane. Um trio de talento que sustentaria qualquer filme, vamos ser sinceros. Enfim, tudo em seus devidos lugares. Um filme que sem dúvida merece recomendação. Bom momento da filmografia de suspense policial dos anos 70. 

Klute, O Passado Condena (Klute, Estados Unidos, 1971) Direção: Alan J. Pakula / Roteiro: Andy Lewis, David E. Lewis / Elenco: Jane Fonda, Donald Sutherland, Roy Scheider, Charles Cioffi / Sinopse: Uma jovem prostituta de Nova Iorque vira alvo de investigação de um detetive particular após o desaparecimento de um de seus clientes. E a morte de outras profissionais do sexo levam a crer que há uma rede de crimes por trás de tudo. Filme premiado com o Oscar de melhor atriz (Jane Fonda). 

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O legal é que o filme em que a Jane Fonda está realmente muito sensual, nem e esse, nem em Barbarella, mas sim no filme "Descalços no Parque" com o não menos belo à epoca, Robert Redford.

    ResponderExcluir
  3. Bem lembrado, ótimo filme. O casal esta jovem, belo e o roteiro é um primor!

    ResponderExcluir