terça-feira, 25 de julho de 2023

O Mau Exemplo de Cameron Post

O Mau Exemplo de Cameron Post 
A adolescente Cameron Post parece ser uma garota como qualquer outra de sua idade. Quando se forma no colegial ela participa do baile da escola, uma tradição nos Estados Unidos. Só que nessa noite um segredo dela é revelado. Ela é pega no maior amasso com outra aluna em um carro no estacionamento. A notícia de que ela é lésbica se espalha e chega em sua tia. Religiosa fanática evangélica, ela então exige que Post vá para um acampamento da igreja que tem como objetivo "tratar" esse "desvio" de orientação sexual. Sim, um daqueles famigerados tratamentos que nos últimos anos passou a ser conhecido popularmente como "cura gay"!

Hoje em dia esse tipo de "tratamento" é condenado pela psicologia, pela ciência e em diversas partes do mundo é uma atividade proibida. Não há como defender, esse tipo de abordagem causava grande pressão psicológica nos adolescentes, fazendo com que muitos deles tomassem atitudes extremas como auto mutilação e suicidio! Temas que não são ignorados pelo roteiro do filme. Era realmente uma situação terrível. Só que a história desse filme se passa nos anos 80 quando tudo isso era visto com uma certa normalidade. Se bem que a personagem principal, interpretada pela talentosa atriz Chloë Grace Moretz, já sabia muito bem que aqueles evangélicos que cuidavam do acampamento não passavam de um bando de idiotas. O próprio pastor que cuidava dos jovens era um gay muito enrustido e mal resolvido consigo mesmo. Enfim, um bom filme com bela pegada indie. Gostei bastante e recomendo. 

O Mau Exemplo de Cameron Post (The Miseducation of Cameron Post, Estados Unidos, 2018) Direção: Desiree Akhavan / Roteiro: Desiree Akhavan, Cecilia Frugiuele, Emily M. Danforth / Elenco: Chloë Grace Moretz, Steven Hauck, Quinn Shephard / Sinopse: Jovem adolescente lésbica é enviada para um acampamento administrado por uma igreja evangélica para supostamente "se curar" de sua homossexualidade. Algo que definitivamente não vai dar muito certo! 

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. A Chloë Grace Moretz vai se especilizar em filmes com mae evangélicas loucas, ja havia Carrie e agora esse.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, tem que evitar ficar presa a um só tipo de personagem. E ela tem talento para escapar desse tipo de armadilha

    ResponderExcluir
  3. Pablo:
    Estou usando o buscador do seu blog pra localizar os artigos do Erick Steve; gosto muito da iconoclastiia com que ele escreve sobre o Elvis. O problema é que so localiza poucos textos, uns que eu me lembro de cabeça os assunto não aparecem.
    O Erick se recusa a escrever sobre o Elvis hoje em dia no seu blog, o jeito foi reler os antigos.

    ResponderExcluir
  4. O Erick é assim mesmo, vai e volta com o tempo. Ele gostou da ideia de reativar o blog do Elvis e me disse que iria escrever textos novos por lá. Veremos...

    ResponderExcluir