quarta-feira, 26 de julho de 2023

De Palma

De Palma
Para quem gosta de cinema de verdade esse filme é praticamente obrigatório. Traz uma longa entrevista com o diretor Brian De Palma onde ele relembra todos os seus filmes, os bastidores, as dificuldades em ser um cineasta autoral em Hollywood, além dos projetos que ficaram pelo meio do caminho. E obviamente há também uma farta dose de revelações de bastidores sobre como foi trabalhar com determinados atores. Por exemplo, ficamos sabendo que Sean Connery odiou o fato de seu personagem ser morto em "Os Intocáveis" e que Robert De Niro levou semanas para aceitar interpretar o mafioso Al Capone nessa produção que até hoje é considerada a definitiva sobre esse famoso gângster de Chicago. Para Kevin Costner sobram elogios e em relação a John Travolta há uma espécie de frustração pelo filme que fizeram juntos não ter dado certo, comercialmente falando. 

O diretor lamenta, com muita sinceridade e honestidade, o fracasso de certos filmes que ele dirigiu e que gostava muito como, por exemplo, "Um Tiro na Noite". Também fala bastante sobre "Scarface" e "O Pagamento Final", dois filmes em que dirigiu Al Pacino. O ator inclusive não teve o melhor dos relacionamentos com o diretor enquanto estava trabalhando ao seu lado. Em uma ocasião, cansado das repetições de uma mesma cena que durou praticamente toda uma madrugada,  Pacino simplesmente pegou o metrô de Nova Iorque e foi embora para casa, bem no meio das filmagens. Para De Palma, Pacino era um gênio, mas também um profissional muito temperamental e explosivo, tal como certos personagens que interpretou em sua vida. Enfim, primoroso e saboroso, é um depoimento do coração desse que sempre foi um dos meus diretores de cinema preferido. Um mestre da sétima arte. 

De Palma (Estados Unidos, 2015) Direção: Noah Baumbach, Jake Paltrow / Roteiro: Noah Baumbach, Jake Paltrow / Elenco: Brian De Palma, Mark Hamill, Amy Irving / Sinopse: Documentário sobre a carreira do diretor Brian De Palma. Através de uma longa entrevista ele relembra todo a sua filmografia, fazendo um painel e um panorama bem honesto sobre seu trabalho em Hollywood durante sua trajetória de cineasta. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. E muito legal e tipo de filme.
    Pablo, você precisa assistir The Offer, mostra por dentro a feitura de The Godfather. Não e documentário, mas vale a pena so pra saber o quanto o Al Pacino era detestado no incio das filmagns, por ser baixo e anônimo para ser o Michael Corleone.

    ResponderExcluir
  2. Esse nunca assisti, mas o tema obviamente me interessa. Vou procurar para ver...

    ResponderExcluir