segunda-feira, 17 de julho de 2023

Emancipation - Uma História de Liberdade

Emancipation - Uma História de Liberdade 
A escravidão foi um dos gatilhos da sangrenta guerra civil dos Estados Unidos. O Norte do país era rico, urbano, industrializado e contrário a escravidão. O Sul era pobre, rural, racista e totalmente a favor da escravidão de seres humanos para serem usados nos campos de plantação de algodão nas grandes fazendas desses estados sulistas. Como se tornou um grande impasse, a guerra eclodiu. Durante o conflito o presidente Lincoln resolveu assinar o decreto de emancipação que se tornaria uma prévia da própria abolição da escravidão. Quando isso aconteceu muitos escravos de fazendas do Sul tentaram fugir em direção a cidades onde não havia mais essa prática desumana. 

A história desse filme se passa justamente nessa fase histórica dos Estados Unidos e mostra um pequeno grupo de escravos tentando fugir de seus algozes em direção a New Orleans, onde eles tinham esperanças que a escravidão havia finalmente chegado ao fim. Além de fugir de caçadores de negros fugidos, eles ainda precisavam enfrentar os desafios de lugares inóspitos, como pântanos e regiões mais desérticas. Esse é sem dúvida um bom filme, valorizado ainda mais pelo elenco. Dentro os atores eu destaco mais uma vez a ótima interpretação de Ben Foster. Ele interpreta um capitão do mato, que sai em caça aos fugitivos. Racista, asqueroso, cruel e perverso, ele rouba a cena, apesar de ser o vilão da história. Enfim, muito bom filme sobre esse importante momento histórico. 

Emancipation - Uma História de Liberdade (Emancipation, Estados Unidos, 2022) Direção: Antoine Fuqua / Roteiro: Bill Collage / Elenco: Will Smith, Ben Foster, Charmaine Bingwa / Sinopse: Um pequeno grupo de homens negros escravizados em uma fazenda do sul dos Estados Unidos tenta fugir pelos pântanos da região em busca de sua liberdade. Filme indicado a prêmios em várias categorias do Black Reel Awards e African-American Film Critics Association (AAFCA). 

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Pablo:
    Não gosto de ver filmes cuja tema e a escravidão.

    ResponderExcluir
  2. Gosto e preferência pessoal não se discutem. Esse filme aqui também pode ser chamado de "Emancipation - Tentando livrar a barra depois do vexame no Oscar" rsrsrs

    ResponderExcluir