sexta-feira, 14 de julho de 2023

Honra ao Mérito

Honra ao Mérito 
Mais um bom filme sobre jovens soldados das guerras americanas no Oriente Médio que retornam para seus lares, mas não conseguem mais se adaptar. Estão com sérios traumas de guerra. O roteiro acerta em focar em poucos personagens, evitando assim que a história fique dispersa. Assim temos alguns modelos que refletem bem o que acontece entre os veteranos de guerra do exército dos Estados Unidos. Um deles, ao retornar, encontra a casa vazia. A esposa decidiu acabar o casamento. Não quer mais ele, provavelmente já o trocou por outro enquanto ele estava no exterior servindo na guerra. Outro jovem soldado não consegue mais viver normalmente. Ele vê companheiros que morreram em batalha por todos os lugares. Ao ir em um shopping vê claramente um desses soldados mortos bem ali na mesa ao lado!

Há um outro veterano em situação mais grave. Ele ficou mutilado na guerra. Mal consegue se levantar da cama onde vive. Não podemos esquecer que é antes de tudo um jovem, com pouco mais de 20 anos. Imagine ficar inválido assim na flor da idade. Também há casos em que eles simplesmente ficam desempregados e sem conseguir sustentar a família, afinal as forças armadas no fundo não ensinam nenhuma profissão. Um dos personagens fica desesperado em conseguir algum emprego de jardineiro ou qualquer coisa que venha a aparecer. Ele precisa sustentar sua casa e seus filhos, mas nada de concreto aparece pela frente. Por fim o roteiro também critica a burocracia das agências governamentais na prestação de assistência social aos veteranos. Os hospitais, por exemplo, são super lotados, sem atendimento garantido, fazendo com que muitos tenham que esperar por meses por uma consulta médica. Há filas sem fim e pessoas passando mal pelos corredores. Enfim, um belo filme para conscientizar a todos sobre os terríveis efeitos colaterais de guerras como essa retratada na história. 

Honra ao Mérito (Thank You for Your Service, Estados Unidos, 2017) Direção: Jason Hall / Roteiro: David Finkel, Jason Hall / Elenco: Miles Teller, Joe Cole, Scott Haze / Sinopse: O filme conta a história de quatro jovens, veteranos da guerra no iraque, que voltam aos Estados Unidos e encontram uma dura realidade na volta á vida civil. Roteiro baseado em uma história real. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pois e Pablo: essa historia do jovem, as vezes ainda se sequer a primeira experiência sexual, ir pra guerra e voltar mutilado, invalido, foi muito bem contada em Nascido em 4 de Julho, com o Tom Cruise. Essa historia deriva de um livro biográfico e o tal soldado nascido em 4 de julho ficou nos EUA com a fama de o maior otário do mundo e não de herói, com seria de se esperar, porque ele não precisava ir para a guerra do Vietnã, ele se apresentou como voluntario.

    ResponderExcluir
  2. Ron Kovic, foi para a Guerra do Vietnã, levou um tiro na coluna que o deixou preso a uma cadeira de rodas pelo resto de sua vida. Uma triste história. Mais comum do que muitos podem pensar.

    ResponderExcluir