sábado, 6 de junho de 2020

O Turista Acidental

Título no Brasil: O Turista Acidental
Título Original: The Accidental Tourist
Ano de Produção: 1988
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Lawrence Kasdan
Roteiro: Frank Galati
Elenco: William Hurt, Kathleen Turner, Geena Davis, Bill Pullman, Amy Wright. David Ogden Stiers,

Sinopse:
Baseado no livro escrito por Anne Tyler, o filme "O Turista Acidental" conta a história de um escritor de guias de viagem que está emocionalmente abalado e deprimido, mas que precisa seguir em frente com sua vida mesmo depois que seu filho morreu e seu casamento desmoronou.

Comentários:
Esse foi o filme mais importante da carreira do ator William Hurt. O filme concorreu ao Oscar em diversas categorias, entre elas a de melhor filme e roteiro adaptado. Levou a estatueta para casa na categoria de melhor atriz, prêmio dado a Geena Davis, quem diria... e ainda foi lembrado pela excelente trilha sonora escrita pelo maestro e mestre John Williams. E como se isso não fosse o bastante ainda foi indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme, no gênero drama. Ou seja, reconhecimento da crítica e dos grandes festivais de cinema, não faltou. Porém, em minha opinião, para gostar do filme mesmo você precisa estar no estado de espírito certo. Isso porque o roteiro procura seguir os passos dos sentimentos melancólicos do protagonista, que em suma é um homem deprimido, que basicamente odeia aquilo que faz, o seu trabalho. Escrever guias de viagens enquanto está arrasado por dentro, obviamente não é uma coisa fácil. Por isso voltamos ao ponto inicial. Para gostar plenamente do filme você precisa também gostar muito de William Hurt. O filme é dele, feito em cima de sua persona nas telas. É uma obra cinematográfica até mesmo fria, sem muito calor humano. Até porque em crises depressivas a mente age justamente assim, sem encotnrar calor e interesse em nenhum aspecto da vida.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. O Willian Hurt também fez uma dupla vitoriosa com a Katheleen Turner em Corpos Ardentes. Esse ator fez muita coisa boa, mas nunca chegou ao ápice em Hollywood. Em O Beijo da Mulher Aranha, apesar da direção com os irritantes maneirismos brasileiros, graças ao diretor comunistoide, ele dá um show e tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento estou vendo Instinto Secreto com ele e o Kevin Costner. Já é a sua fase decadente.

      Excluir
  2. Verdade Serge. Ele nunca foi um astro de primeira grandeza, campeão de bilheteria, etc. Nunca foi um Tom Cruise e nem muito menos um Tom Hanks. Ficou mais como um ator muito respeitado pela crítica especializada.

    ResponderExcluir