sexta-feira, 5 de junho de 2020

The Twilight Zone

The Twilight Zone (no Brasil, "Além da Imaginação") é um verdadeiro marco na história das séries americanas. O programa original foi exibido há décadas, ainda na era da TV preto e branco nos Estados Unidos. Fez grande sucesso, inclusive no Brasil. Porém como o tempo deixou suas marcas em termos de produção, efeitos especiais, etc, os produtores decidiram fazer um remake, que caiu muito bem, principalmente para quem nunca assistiu a um episódio da série original. Por falar nisso é bom explicar que todos os episódios são independentes entre si, cada um contando uma história, mesclada com ficção, terror ou fantasia. O público dos anos pioneiros obviamente adorava tudo, principalmente entre os jovens. E o mais interessante de tudo é que essa série acabou formando uma geração inteira de cineastas que adoravam seu estilo Sci-fi, entre eles Steven Spielberg e George Lucas. Nessa postagem foi comentar os novos episódios, do remake. Aos poucos irei publicando aqui breves resenhas sobre cada um desses "contos filmados" de The Twilight Zone.

The Twilight Zone 1.01 - The Comedian 
Episódio curioso. Um comediante, desses que se apresenta em shows de stand up não consegue muito sucesso na carreira. Ele tenta, se esforça, mas na maioria das vezes não consegue agradar. Falando francamente ele é bem sem graça. Desiludido, quase desistindo de seu antigo sonho, ele descobre que sempre quando fala mal de alguma pessoa a plateia morre de rir, como nunca antes aconteceu. Só que tem um sério problema, essas mesmas pessoas imediatamente morrem depois. Só que ele nem sabe disso, apenas parece ficar bem contente com os risos que ouve do público. Depois quando descobre a verdade surge a dúvida: ele vai continuar usando do mesmo número de humor insano, ainda que sabendo que as pessoas vão morrer depois ou vai largar tudo, deixando sua carreira afundar? Assista para conferir. / The Twilight Zone 1.01 - The Comedian (Estados Unidos, 2019) Direção: Owen Harris / Roteiro:  Rod Serling, Simon Kinberg / Elenco: Kumail Nanjiani, Amara Karan, Diarra Kilpatrick.

The Twilight Zone 1.02 - Nightmare at 30,000 Feet
Um jornalista encontra um MP3 player com um podcast sobre crimes reais que detalha como o avião em que ele está atualmente desaparecerá. E isso se transforma em um verdadeiro pesadelo a 30 mil pés de altura. Esse episódio é o mais fraco dessa primeira temporada, isso porque achei bem cansativo. Não me entenda mal, até que tudo é bem feito, a ideia original é bem bolada, tudo nos eixos, mas o desenvolvimento... é lento ao excesso. Cansa. De qualquer forma vale a pena ver, até porque pelo que pude verificar esse enredo foi usado em um episódio da série original. Então tem lá seu valor histórico, não há como negar. / The Twilight Zone 1.02 - Nightmare at 30,000 Feet  (Estados Unidos, 2019) Direção: Greg Yaitanes / Roteiro: Rod Serling, Simon Kinberg / Elenco: Adam Scott, Chris Diamantopoulos, Dan Carlin.

The Twilight Zone 1.03 - Replay 
Uma mãe negra e seu filho se dirigem para a escola, mas algo sai errado. Na viagem eles encontram um policial racista, que vai causar muitos problemas para ela. A questão é que esse mesmo dia parece se repetir sempre,  como se todos estivessem em um loop temporal infinito, que se repete, repete, sem cessar... um verdadeiro inferno. Esse episódio tem um roteiro bem parecido com um filme de Bill Murray, onde ele acordava todos os dias, no mesmo feriado da marmota! Quem lembra? E assim ele ia tentando mudar os acontecimentos, baseados no dia anterior, que diga-se de passagem é sempre o mesmo, com desdobramentos diferentes ao longo do dia. Curioso que esse tema de brutalidade policial contra pessoas negras está mais do que na ordem do dia, aqui e nos Estados Unidos. Nesse ponto "Além da Imaginação" acabou sendo até mesmo profético. Quem diria...  / The Twilight Zone 1.03 - Replay (Estados Unidos, 2019) Direção: Gerard McMurray / Roteiro:  Rod Serling, Simon Kinberg / Elenco: Sanaa Lathan, Damson Idris, Steve Harris.

The Twilight Zone 1.04 - A Traveler 
Um xerife, em sua delegacia localizada em uma distante cidade do Alaska, mantém uma tradição. Há mais de 20 anos ele concede um perdão para um prisioneiro durante a noite de natal. Só que esse natal acaba se tornando bem diferente. Um sujeito misterioso é encontrado em uma das celas. Ele parece saber muito sobre todos os moradores daquela cidadezinha, mas ninguém o conhecia antes. De qualquer maneira o xerife simpatiza com ele e lhe dá o tal perdão. Retirado da cela, as coisas começam a ficar bem estranhas. "Além da Imaginação" sempre manteve um pezinho nos antigos contos de Sci-fi dos anos 1950. Esse é um típico caso. O roteiro, que vai tecendo sua trama aos poucos, mistura OVNIs, Aliens e bases secretas da força aérea dos Estados Unidos, em um mesmo caldeirão. O resultado ficou bem legal, muito embora eu ainda ache que uma duração menor, um corte mais ágil, iria melhorar muito no resultado final. / The Twilight Zone 1.04 - A Traveler (Estados Unidos, 2019) Direção: Ana Lily Amirpour / Roteiro: Rod Serling, Simon Kinberg / Elenco:  Steven Yeun, Marika Sila, Patrick Gallagher.

The Twilight Zone 1.05 - The Wunderkind  
Esse episódio dá muito o que pensar. O que você acharia de um presidente dos Estados Unidos com apenas 11 anos de idade? Absurdo completo, não é mesmo? Só que nesse episódio um especialista em campanhas presidenciais acaba fazendo essa façanha. Ele elege um garoto que gravava vídeos para o Youtube se tornar o novo presidente. Só que o suposto sonho acaba virando um pesadelo completo quando o guri começa a se comportar de forma mesquinha e egoísta, tocando literalmente o terror em todos à sua volta. Em tempos de Trump, que para alguns age como uma criança mimada, esse episódio soa mais do que adequado - e um aviso pertinente para que as pessoas pensem melhor na hora de votar! / The Twilight Zone 1.05 - The Wunderkind (Estados Unidos, 2019) Direção: Richard Shepard / Roteiro: Simon Kinberg / Elenco: John Cho, Jacob Tremblay, Kimberley Sustad.

The Twilight Zone 1.06 - Six Degrees of Freedom
Uma expedição é enviada a Marte. Só que poucos minutos antes da decolagem eles são informados que os Estados Unidos estão sendo atacados por mísseis nucleares russos e norte-coreanos. Mesmo assim a comandante decide que eles devem ir embora da Terra. E na missão surgem muitas dúvidas, entre elas a de que eles estariam apenas em uma simulação e não na verdadeira missão. O que seria verdadeiro no meio daquilo tudo? O curioso é que psicologicamente todos ficam abalados e um dos astronautas se convence da tese de pura simulação. Bom episódio, inclusive envolvendo aliens, o que vai agradar bem aos antigos fãs da série original. Poderia o episódio ser menor, não precisava ter mais de 50 minutos de duração, mas tudo bem, isso também faz parte do jogo. / he Twilight Zone 1.06 - Six Degrees of Freedom (Estados Unidos, 2019) Direção: Jakob Verbruggen / Roteiro: Simon Kinberg / Elenco: DeWanda Wise, Lucinda Dryzek, Jefferson White.

The Twilight Zone 1.07 - Not All Men  
Esse episódio é bem bizarro. Começa com um simples encontro entre dois colegas de escritório. Tudo parece promissor, no clima certo. O espectador pensa que vai sair um romance dali. Só que vários meteoritos caem na Terra e a partir daí os homens (apenas os homens) começam a demonstrar uma comportamento estranho, violento, bizarro mesmo. Qualquer coisa é motivo para uma explosão de fúria e ira, com todos eles brigando pelas ruas, se matando, literalmente falando. O insano vira o "novo normal". Esse episódio é interessante porque resgata o clima, o jeito da antiga série de TV. Tudo tem a ver com coisas estranhas vindas do espaço e não há motivo para explicar nada, apenas curtir "Além da Imaginação" por aquilo que a série sempre foi. Assista e se divirta, apenas isso. / The Twilight Zone 1.07 - Not All Men (Estados Unidos, 2019) Direção: Christina Choe / Roteiro: Rod Serling, Simon Kinberg / Elenco: Taissa Farmiga, Rhea Seehorn, Percy Hynes White.

The Twilight Zone 1.08 - Point of Origin  
Esse episódio é uma tremenda crítica com a forma que os imigrantes ilegais são tratados nos Estados Unidos. Na trama uma dona de casa que parece ter uma vida perfeita é detida. Ela não sabe o que está acontecendo, do que está sendo acusada, apenas sofre uma barbaridade por ter sido tirada de sua casa, de suas filhas, de seu marido perfeito, para uma realidade bizarra. Ela teria escapado de sua dimensão para a nossa, sem autorização e por isso deve pagar. A simbologia em relação aos imigrantes é bem óbvia. Com roteiro (mais uma vez) bem inteligente, esse episódio surpreende pela mensagem que passa ao espectador. Muito bom. The Twilight Zone 1.08 - Point of Origin (Estados Unidos, 2019) Direção: Mathias Herndl / Roteiro: Simon Kinberg / Elenco: Ginnifer Goodwin, James Frain, Toby Levins. 

The Twilight Zone 1.09 - The Blue Scorpion 
O Escorpião azul do título do episódio é na verdade o nome de uma arma de fogo. Ela é encontrada por um professor universitário ao lado do corpo de seu pai. Ele havia se matado com um tiro na cabeça, o que não fazia muito sentido porque ele havia sido um homem da paz, um veho hippie que havia tocado baixo em discos importantes do rock dos anos 60. De qualquer forma a arma volta para o filho após o encerramento das investigações e ele começa a desenvolver uma estranha obsessão pela pistola. Uma bonita arma, toda dourada e trabalhada, que no passado havia pertencido a Che Guevara, mas que pode significar seu fim se ele for adiante com isso tudo. / (Estados Unidos, 2019) Direção:  Craig William Macneill / Roteiro: Rod Serling, Simon Kinberg / Elenco:  Chris O'Dowd, Amy Landecker, Alex Diakun.

The Twilight Zone 1.10 - Blurryman  
Último episódio da primeira temporada. É um episódio fraco de uma série fraca. Esse remake oscilou entre episódios medianos e fracos, com poucos momentos realmente bons. Esse aqui usa de uma metalinguagem, indo aos bastidores da série. O apresentador surge aqui como... o apresentador, receoso dos textos ruins que precisa falar. E a roteirista da série tem uma espécie de bloqueio criativo, o que não deixa de ser insanamente irônico, uma vez que os roteiros dessa série são bem "meia boca" mesmo. Enfim, há uma segunda temporada, mas essa não vou assistir mesmo. Basta essa primeira. Aliás nem deveria ter chegado em seu final para falar a verdade. Pensei em abandonar a série várias vezes nesses dez primeiros episódios. Não compensou seguir em frente. Foi perda de tempo! / (Estados Unidos, 2019) Direção: Simon Kinberg / Roteiro: Simon Kinberg  / Elenco: Zazie Beetz, Betty Gabriel, Zibby Allen.

Pablo Aluísio.

11 comentários:

  1. Séries
    The Twilight Zone
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Serie muito boa de um tempo em que bons escritores de ficção tinham talento a autonomia pra fazer episódios fechados sem se preocupar se a série seria renovada pra inúmeras temporadas e ter que deixar ganchos e "encher linguiça" quando estão sem assunto.

    ResponderExcluir
  3. Série muito boa mesmo, sem fio narrativo ligando os episódios. Outra que era nessa linha era a "Histórias Maravilhosas" (Amazing Stories) que tinha produção de Steven Spielberg e que teve vários episódios lançados em fitas VHS no Brasil durante os anos 80.

    ResponderExcluir
  4. Conheço a série original. Essa nova ainda não assisti. Gostava dos episódios com extraterrestres de anteninhas. Eu sou um vira-lata UFO. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Aí Erick, então assista ao quarto episódio dessa nova temporada. Tem um japonês que na verdade é um ET - só não vi anteninhas. rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Review Adicionado:
    The Twilight Zone 1.05 - The Wunderkind
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  7. Review Adicionado:
    The Twilight Zone 1.06 - Six Degrees of Freedom
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  8. Review Adicionado:
    The Twilight Zone 1.07 - Not All Men
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  9. Review Adicionado:
    The Twilight Zone 1.08 - Point of Origin
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  10. Review Adicionado:
    The Twilight Zone 1.09 - The Blue Scorpion
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  11. Review Adicionado:
    The Twilight Zone 1.10 - Blurryman
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir