sábado, 6 de junho de 2020

Um Hóspede do Barulho

Título no Brasil: Um Hóspede do Barulho
Título Original: Harry and the Hendersons
Ano de Produção: 1987
País: Estados Unidos
Estúdio: Amblin Entertainment
Direção: William Dear
Roteiro: William Dear, Bill Martin
Elenco: John Lithgow, Kevin Peter Hall, Melinda Dillon, Margaret Langrick, Joshua Rudoy, David Suchet

Sinopse:
A família Henderson resolve adotar Harry. O problema é que ele definitivamente não é um animal de estimação comum, mas sim um Sasquatch amigável, um "Pé Grande" das montanhas geladas. E isso acaba trazendo muitos problemas para eles, ainda mais para manter tudo em segredo.

Comentários:
Steven Spielberg produziu esse filme que tinha semelhanças em seu roteiro até mesmo com "ET - O Extraterrestre". Calma, o grandalhão Harry não era um alien, mas sim um Pé Grande, aquela criatura mitológica que até hoje faz gente jurar que o viu nos Estados Unidos. A semelhança no caso vinha do fato desse bicho esquisito ir morar com uma típica família americana (como também acontecia no clássico Sci-fi de Spielberg). Em termos de maquiagem, não há o que se criticar, inclusive o filme foi premiado na categoria. Quem levou o Oscar para casa foi o famoso maquiador Rick Baker, o mesmo que havia criado o lobisomem de "Um Lobisomem Americano em Londres" e o Predador do filme de mesmo nome. Era um gênio na criação desses monstros. Curiosamente aqui o roteiro pedia não por uma criatura monstruosa, mas sim por um tipo mais amigável, meio bobão. O resultado ficou perfeito. Outra curiosidade é que o Harry Pé Grande foi interpretado pelo grandalhão Kevin Peter Hall, o mesmo que havia vestido a pesada maquiagem do Predador no filme com Arnold Schwarzenegger. Quem poderia imaginar que o Harry teria tanta coisa em comum com o alien predador? Enfim, são coisas de Hollywood...

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Um Hóspede do Barulho
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme sabe ter cara de década de '80.

    ResponderExcluir
  3. Esse filme acabou se tornando duas coisas. Campeão de reprises na Sessão da Tarde e inspiração para uma série de TV muito ruim que logo foi cancelada por falta de audiência.

    ResponderExcluir