sábado, 13 de junho de 2020

Bird

Título no Brasil: Bird
Título Original: Bird
Ano de Produção: 1988
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Joel Oliansky
Elenco: Forest Whitaker, Diane Venora, Michael Zelniker, Samuel E. Wright, Keith David, Michael McGuire

Sinopse:
O filme conta a história real do músico Charlie 'Bird' Parker. Ele foi considerado por muitos como um dos maiores nomes da história do jazz. Criou um estilo próprio chamado bebop e na vida pessoal acabou sucumbindo para o alcoolismo e abuso de drogas. Filme vencedor do Oscar na categoria de melhor som (Les Fresholtz e Rick Alexander).

Comentários:
Clint Eastwood venceu o Globo de Ouro de melhor direção com essa cinebiografia do músico de jazz Charles Parker. Foi um prêmio mais do que justo. O filme, produzido em parte pelo próprio Clint Eastwood, é uma declaração de amor à música e aos artistas, aos músicos de jazz de todos os tempos. E filmar a história de "Bird" foi muito acertado. Ele personificou como poucos a jornada que muitos músicos de sua geração trilharam. Negro pobre nascido no Kansas, ele rivalizou em importância com gente como Louis Armstrong e Duke Ellington. Com seu sax demonstrou que nenhum instrumentista precisava ficar preso em suas performances. Pelo contrário, valorizava ao máximo a improvisação no palco. Gênio na arte, teve uma vida trágica. Ele tinha problemas com alcoolismo e se viu preso numa armadilha mortal ao se viciar em maconha e heroína. Essa última foi decisiva para sua morte em 1955. Morreu precocemente. Na tela ele foi brilhantemente interpretado por Forest Whitaker. Em minha opinião deveria ter sido no mínimo indicado ao Oscar de melhor ator. De qualquer forma esse filme é uma preciosidade para quem aprecia a história da música. Além disso é um perfeito exemplo do excepcional talento de Clint Eastwood como cineasta. Um grande filme.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Bird
    Clint Eastwood e a história do Jazz
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Você não consegue imaginar a minha surpresa quando fiquei sabendo que esse filme era dirigido pelo Clint Eastwood. Até esse filme, pra mim, ele era o sujeito dos bang bang à italiana, ou o Harry Sujo, e não o produtor e diretor ultra sensível ao ponto de fazer um filme desse sobre um músico de jazz. A única pista que tinha do Clint Eastwood relacionado à música, foi ele mesmo cantando o tema de abertura de um daqueles seus filmes da franquia que tem um macaco e a sua ex-mulher, Sondra Locke, mas era um country descompromissado, e não uma musica sofisticada como o jazz. Vivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
  3. Tecnicamente esse filme é perfeito, o que já demonstrava nos anos 80 que Clint Eastwood era um grande cineasta. Eu me recordo que quando o filme foi lançado muita gente pensou como você. Muitos se perguntavam o que ele estava fazendo. Ora, hoje sabemos. Ele estava demonstrando seu talento como diretor de cinema.

    ResponderExcluir