Título no Brasil: Um Peixe Chamado Wanda
Título Original: A Fish Called Wanda
Ano de Produção: 1988
País: Inglaterra, Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Charles Crichton, John Cleese
Roteiro: John Cleese, Charles Crichton
Elenco: John Cleese, Jamie Lee Curtis, Kevin Kline, Michael Palin, Maria Aitken, Geoffrey Palmer
Sinopse:
Quatro criminosos se unem para formar uma quadrilha com o objetivo de roubar pedras e joias preciosas no valor de 13 milhões de libras esterlinas. O problema é que cada um parece disposto a passar a perna no outro, numa verdadeira rede de traições. Quem vai acabar ficando com toda a fortuna roubada afinal de contas?
Comentários:
John Cleese é o verdadeiro talento por trás desse excelente filme de roubo a joias. Ele escreveu o roteiro, dirigiu o filme e ainda interpretou um advogado picareta que precisa lidar com um bando de ladrões, cada um querendo enganar o outro para ficar com o fruto dos roubos somente para si. Wanda Gershwitz (Jamie Lee Curtis) é peça chave nessa situação. Ela não apenas tem seu noivo envolvido no esquema criminoso, como também seu amante, o canastrão e ciumento Otto (Kevin Kline). Claro que esse será um jogo traiçoeiro onde todos tentam enganar a todos. O filme tem um toque de humor no estilo Monty Python, já que John Cleese é o mentor intelectual de todo o filme. Porém numa levada mais convencional. O resultado ficou tão bom que o filme foi até mesmo lembrado pelo Oscar, sendo indicado nas categorias de melhor direção e melhor roteiro original. E acabou também trazendo o Oscar para Kevin Kline que aqui foi premiado na categoria de melhor ator coadjuvante. Um prêmio raro, pois a Academia ao longo de sua história quase nunca premiou atores atuando em comédias como essa. Foi certamente um feito e tanto para Kevin Kline, naquele que pode ser considerado seu melhor momento da carreira.
Pablo Aluísio.
Um Peixe Chamado Wanda
ResponderExcluirPablo Aluísio.
A Jamie Lee Curtis jamais seria bonita como nesse filme e o Kevin Kline também jamais seria galã como nesse filme.
ResponderExcluirAgora, o personagem que tenta matar a velhinha, se atrapalhae, e só mata animais, que ele venera, é impagável. Ótimo filme!
Serge Renine.
Filha de Tony Curtis e Janet leigh, herdou a beleza dos pais. Hoje, aos 61 anos de idade resolveu assumir a idade, está de cabelos brancos numa boa. Está certo ela.
ResponderExcluirPois é aí que a coisa pega Pablo.
ExcluirPor ser filha desses dois potentados da beleza física, eu acho que ela saiu bem feiosa, pricipalmente depois de mais velha, mas o corpo é escultural, como vimos nesse Um Peixe Chamado Wanda, ou no filme do Arnold Schwarzenegger True Lies.
Nesse ponto entra a questão de gosto pessoal. No meu caso sempre achei ela uma mulher bonita. Em seus bons tempos era esbelta e elegante.
ResponderExcluir