terça-feira, 9 de junho de 2020

A Última Tentação de Cristo

Título no Brasil: A Última Tentação de Cristo
Título Original: The Last Temptation of Christ
Ano de Produção: 1988
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Paul Schrader
Elenco: Willem Dafoe, Harvey Keitel, Barbara Hershey, Roberts Blossom, Gary Basaraba, Verna Bloom

Sinopse:
Com roteiro escrito baseado no livro de Nikos Kazantzakis, esse filme conta a história de um jovem judeu que viveu no século I chamado Jesus (Dafoe). Ele tem uma missão divina a cumprir, mas ao mesmo tempo sente que talvez não esteja à altura disso, por causa de suas falhas humanas, em relação principalmente às tentações do mundo. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor direção (Martin Scorsese).

Comentários:

Não, esse não é um filme recomendado para pessoas religiosas. Pelo menos para pessoas tradicionalmente religiosas. O filme causou muita polêmica em seu lançamento justamente por causa do roteiro que para alguns era extremamente inteligente e instigante, enquanto que para outros seria apenas ofensivo para com a fé alheia. E de fato essa obra de Martin Scorsese passa longe do convencional. Ele passeia por temas espinhosos e ousa tentar entender a mente de Jesus Cristo em seus momentos mais decisivos. Além disso há sim pequenas provocações ao longo do filme. Por exemplo, imagine um Jesus carpinteiro que fazia cruzes sob encomenda para os romanos. E que tal um Jesus que de certa maneira ansiava pelos prazeres da carne, inclusive do ponto de vista puramente sexual? Pois é, um filme controverso acima de tudo. O interessante é que esse Jesus, muito humano, se curvando com as tentações ao seu redor, pode em certos aspectos históricos ter sido muito mais próximo da realidade do que muitos poderiam imaginar. O Jesus desse filme não é o Deus reencarnado no homem, mas sim um homem que não consegue lidar direito com a missão divina que precisa cumprir. Certa vez Scorsese disse que no bairro de Nova Iorque em que ele viveu só havia dois caminhos a seguir: se tornar um padre ou um gângster. Bom, nesse filme o diretor conseguiu ir pelos dois caminhos ao mesmo tempo.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. A Última Tentação de Cristo
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é bem divertido, justamente por ser herético. No Concilio de Niceia algo em torno de 45 evangelhos foram considerados apócrifos justamente por conter estórias como essa do respectivo filme, e outras ainda mais cabeludas, incluindo aí até o assassinato de uma criança por Jesus Cristo quando era criança. Então, como você já disse, coisas assim não são pra mentes religiosas, principalmente católicos.

    ResponderExcluir
  3. Segundo o Scorsese o filme seria no fundo um sonho do próprio Jesus. Sonho ou não, fica longe de ser recomendado para cristãos mais tradicionalistas. Esses vão ficar bem ofendidos mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Querer comparar Jesus a um humano comum é o maior de todos os erros. Eu não vi o filme, mas o mestre hierofante era quase um "não humano" que tinha todos os 7 Chakras iluminados. A perfeita tradução do fogo divino encarnado. Jesus, como o primeiro alquimista, manipulava a matéria e energia quase ao mesmo tempo. Multiplicou peixes, transformou água em vinho, fez 12 milagres, entre cegueiras e leprosos. Em estado profundo de meditação, virava luz. Ressuscitou Lázaro e depois ressuscitou a si mesmo. Foi o maior de todos os mestres iluminados que andaram na Terra. Pois bem... É impossível um mestre da grandeza do Cristo, ter tentações mundanas de seres comuns como nós. A missão do Cristo Universal, foi toda planejada no plano celestial e depois coroada no Templo de Luxor. Não! eu não sou maconheiro, nem sou doidão. Sou estudante de misticismo desde 1980.

    ResponderExcluir