sexta-feira, 26 de junho de 2020

Dominados Pelo Ódio

Apenas quatro anos após a morte do verdadeiro Machine Gun' Kelly, o diretor Roger Corman resolveu contar sua história no cinema. E quem foi esse criminoso? Ele foi um dos mais conhecidos gângsters dos Estados Unidos. Conhecido por sempre portar uma metralhadora Thompson, ele espalhou terror durante as décadas de 1930 e 1940. Era uma figura brutal, com ares de psicopata, que cometia crimes sem se importar com as consequências de seus atos. Começou contrabandeando bebida ilegal durante a lei seca. Depois partiu para uma série de roubos a banca com sua quadrilha e sua namorada, a também violenta Kathryn Thorne.

Kelly era nascido em Memphis, Tennessee, mas cometeu crimes em diversos estados americanos. Ele entrou para a lista dos mais procurados do FBI depois que resolveu atuar em um tipo de crime mais barra pesada. Ele começou a sequestrar figurões e pessoas ricas. No filme há uma adaptação do roteiro. Na vida real Machine Gun' Kelly sequestrou um magnata do mundo do petróleo. No filme ele sequestra a filha desse ricaço, juntamente com sua babá. Aliás o filme tem várias "adaptações" do que efetivamente aconteceu na vida do criminoso. São pequenos detalhes, mas que fazem diferença. No filme ele pede o resgate de 100 mil dólares (na vida real foram 200 mil dólares). O curioso é que apesar de ser um bandido, ele tinha traumas com símbolos que representavam a morte. O roteiro do filme explora esse aspecto. Numa determinada cena ele fica paralisado durante um assalto a banco. O motivo? Ele avista um caixão na rua onde iria cometer o crime. Esse trauma era real e foi colocado em sua ficha psiquiátrica, quando ficou longos anos preso em Alcatraz.

"Dominados Pelo Ódio" tem um clima noir que não nega suas origens. Particularmente gostei bastante da atuação do ator Charles Bronson. Ele não trouxe carisma ou tentou romancear seu personagem. Pelo contrário, ele é todo o tempo um sujeito perigoso, violento, que não liga para absolutamente ninguém, apenas para o dinheiro que seus crimes podem render. Bronson assim interpretou o bandido sem romancear sua figura. Uma decisão acertada. Em vários momentos seu personagem criminoso enfia a mão na cara da namorada, isso sem nem pensar duas vezes. O próprio Machine Gun' Kelly gostava mesmo de bater em suas mulheres. Assim o filme acabou se tornando bem mais realista. No final gostei bastante desse filme de gângster. Apesar de algumas liberdades que o roteiro tomou com a vida real do criminoso, ainda é um excelente filme de ação e força bruta. Afinal assim viviam os criminosos da época.

Dominados Pelo Ódio (Machine-Gun Kelly, Estados Unidos, 1958) Direção: Roger Corman / Roteiro: R. Wright Campbell / Elenco: Charles Bronson, Susan Cabot, Morey Amsterdam / Sinopse: Filme baseado em fatos reais. Durante a década de 1930 o gângster George R. 'Machine Gun' Kelly (Charles Bronson), conhecido assaltante de bancos, decide partir para um novo tipo de crime: o sequestro. Ele rapta a jovem filha de um industrial e pede 100 mil dólares de resgate. Com isso entra na lista dos 10 mais procurados pelo FBI, algo que vai lhe trazer muitos problemas.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Cinema Clássico
    Dominados Pelo Ódio
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Ah essa cidade de Memphis, sempre nos dando caras barra pesada. Por um motivo, ou por outro.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. Quanto a interpretação sem carisma do Charles Bronson, não foi proposital pra não glamorizar o bandido. não. Ele sempre foi, assim, desde o filme com o Elvis, até os "Duro de Matar".

    ResponderExcluir
  4. "Uma pedra que foi dinamitada" - Assim o Charles Bronson se auto definiu numa entrevista. rsrsrs

    ResponderExcluir