Esse filme é baseado em fatos reais. Em 2004 quatro amigos que estudavam na universidade do Kentucky nos Estados Unidos decidiram formar uma quadrilha para cometer um roubo. Só que o alvo não era um banco, nem uma casa de um milionário. O alvo estava dentro da biblioteca da própria universidade onde eles estudavam. Havia um setor dentro da biblioteca apenas com edições raras de livros que valiam uma verdadeira fotruna. Um deles, trazendo gravuras e pinturas de aves, feitas antes da independência dos Estados Unidos, valia algo em torno de 12 milhões de dólares no mercado negro.
Acontece que essas edições raras e milionárias ficavam em um setor da biblioteca da universidade sem grande segurança. Havia uma senhora que cuidava dos livros e organizava as visitas para os interessados nas obras e nada muito além disso. Era muito fácil, pensavam os criminosos, entrar ali e roubar os livros. Mesmo que o assalto fosse de dia, não haveria maiores complicações. Claro, que uma vez colocado o plano em ação as coisas não iriam sair tão facilmente como eles tinham planejado. Até porque nenhum deles era criminoso profissional. Pelo contrário, eram jovens comuns, brancos, de classe média, alguém que estaria acima de qualquer suspeita.
E penso que esse foi o grande choque dentro da comunidade. Saber que os assaltantes eram jovens brancos, bem situados dentro da comunidade, universitários, isso não fazia qualquer sentido para os moradores da cidade. De qualquer maneira, por serem tão amadores, a casa caiu cedo para todos eles. E o pior é que conforme vemos no filme o crime foi realizado de forma completamente desastrada, na base do improviso, algo muito sem noção realmente. O filme é bom, inclusive contando com depoimentos dos próprios rapazes que tentaram cometer o crime. Todos eles verdadeiros animais em busca de uma redenção na vida, como muito bem revela o título original.
Animais Americanos (American Animals, Estados Unidos, Inglaterra, 2018) Direção: Bart Layton / Roteiro: Bart Layton, Claudia Zie / Elenco: Barry Keoghan, Evan Peters, Blake Jenner, Jared Abrahamson, Ann Dowd, Ann Dowd / Sinopse: Quatro jovens universitários de uma cidade do Kentucky decidem roubar uma coleção de livros raros, que valem milhões, da biblioteca da própria universidade onde estudam. Filme premiado no British Independent Film Awards.
Pablo Aluísio.
Animais Americanos
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Aqui vale um aforismo creditado à Oscar Wilde:
ResponderExcluir"Vive quem Perigosamente Vive".
Grande Oscar Wilde...
ResponderExcluir