sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

The Beatles - Long Talll Sally

Sempre achei esse um dos mais curiosos lançamentos dos Beatles. Se trata de um EP (sigla em inglês que no Brasil significava o equivalente ao nosso compacto duplo, pequeno vinil com apenas quatro ou cinco faixas). É interessante porque os Beatles resolveram gravar três covers e uma faixa que embora composta por Lennon e McCartney havia sido dada para ser gravada pelo grupo Billy J. Kramer and The Dakotas.

Estamos falando de "I Call Your Name", uma canção que passa longe de ser uma das melhores do grupo, mas que mantém o interesse, principalmente por causa da boa performance. Anos depois algumas biografias afirmaram que os Beatles resolveram gravar a música após John Lennon se sentir "enciumado" com a boa gravação de Kramer. Ele achava que poderia fazer melhor e sugeriu ao conjunto que registrasse sua própria gravação nos estúdios da Abbey Road. O resultado pode ser ouvido aqui.

Já as três outras gravações covers são maravilhosas. "Long Tall Sally" é o grande sucesso da carreira de Little Richard (Richard Penniman). Essa vinha acompanhando os Beatles desde os tempos em que eles eram apenas um grupo de adolescentes sonhando em gravar um disquinho algum dia. Paul McCartney era um fã do estilo de Richard e conseguia, mesmo quando tinha apenas 15 anos, tirar ótimas versões da música. Um momento bem nostálgico para os Beatles, um rock dos velhos e bons tempos. Também é bom lembrar que esse rock também havia sido gravado por Elvis Presley, fazendo parte de seu segundo álbum pela RCA Victor, em 1956. Como os Beatles eram grandes fãs de Elvis, era algo natural eles também decidirem gravar sua versão.

"Slow Down" de Larry Williams era geralmente usada para finalizar os concertos ao vivo. Segundo as próprias palavras de Paul era um "rock numa nota alta" que os Beatles usavam para se despedir de seu público de maneira bem empolgante, para cima. Geralmente era usada quando os Beatles estavam meio fartos de tocar suas próprias composições. O EP se encerra com "Matchbox" de Carl Perkins. Como se sabe os garotos de Liverpool tiveram seu primeiro contato com o rock americano através de singles que vinham dos Estados Unidos através do porto da cidade. Singles da Sun Records eram especialmente apreciados e Carl Perkins sendo um artista do selo logo se tornou também ídolo dos Beatles. Assim o que temos aqui é uma pequena amostra de onde veio a musicalidade do Fab Four. Uma justa homenagem deles aos pioneiros do rock americano. Melhor do que isso impossível.

The Beatles - Long Tall Sally (1964)
1. Long Tall Sally (Johnson, Richard Penniman, Robert Blackwell)
2. I Call Your Name (Lennon - McCartney)
3. Slow Down (Larry Williams)
4. Matchbox (Carl Perkins)

Pablo Aluísio. 

6 comentários:

  1. Music!
    The Beatles - Long Talll Sally
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Long Tall Sally está para o Little Richards, como Jailhouse Rock está para o Elvis. Ninguém nunca vai gravar essa música com a ferocidade que o Litlle Richards imprimia a ela. A versão que aparece no filme Ritmo Alucinante, com o Bill Haley eu seus Cometas assistindo, é imbatível.

    ResponderExcluir
  3. A música mais característica de Little Richard foi "Lucille". Essa só canta quem tiver o timbre de voz dele, algo que quase ninguém tem. Elvis nem tentou, Paul ainda arriscou, mas com resultados abaixo da média em minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que você falou fui ao You Tube e vi essa versão, do link abaixo, de Lucille com o Paul. Ele não faz feio, mas você tem razão, está muito abaixo do Litlle Richards, não só na voz, mas também no ritmo.

      https://www.youtube.com/watch?v=gj7ZbfKZ090

      Excluir
  4. Little Richard é um daqueles cantores inimitáveis. Só existe ele em seu próprio estilo!

    ResponderExcluir