quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Paul McCartney - Silly Love Songs

Recentemente Paul disse em uma entrevista que o grupo Wings, que ele próprio formou após o fim dos Beatles, era "terrível". Sim, terrível no sentido de ser ruim. Já tinha imaginado Paul McCartney falando uma coisa dessas?! É de surpreender! O grupo teve vários grandes sucessos e emplacou discos de sucesso, alguns deles chegando ao ponto de liderar a parada americana. Mesmo assim Paul se justificou dizendo que Linda, sua esposa, por exemplo, nem sabia tocar para ficar em cima de um palco fingindo estar tocando teclados. Bom, cada um sabe de si. Em minha opinião duas coisas talvez expliquem a opinião devastadora de Paul sobre o Wings. A primeira foi uma série de críticas disparadas por John Lennon na década de 70. Parece que elas fincaram fundo na alma de Paul. A segunda vem do fato de que alguns álbuns do Wings eram realmente um pouco irregulares.

Veja o caso de "Wings at the Speed of Sound". Esse é aquele tipo de disco que fazia você se empolgar com uma canção maravilhosa (no caso "Silly Love Songs", um hit absoluto nas rádios da época). Assim você comprava o LP, mas ao chegar em casa descobria que havia mesmo apenas uma ou duas músicas realmente acima da média. Todo o restante era um pouco decepcionante. Em minha opinião esse disco se enquadra exatamente nisso. "Silly Love Songs" e "Let 'Em In" são obras primas no meio de várias canções bem descartáveis. A primeira inclusive foi composta em resposta a John Lennon que vinha destroçando os discos de Paul. Ele dizia que McCartney só sabia compor músicas melosas de amor. Então Paul respondeu na letra dessa faixa: O que há de errado nisso? E mandou ver em uma das mais belas e imortais músicas do Wings, esse grupo tão "terrível"!

Música: Silly Love Songs
Compositor: Paul McCartney
Álbum: Wings at the Speed of Sound
Data de Gravação: janeiro de 1976
Local de Gravação: Abbey Road Studios, Londres
Produtor: Paul McCartney
Músicos: Paul McCartney (vocais, guitarra, baixo), Linda McCartney (vocais, teclados), Denny Laine (vocais, violão, baixo, guitarra), Jimmy McCulloch (baixo), Joe English (bateria).

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir