quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Elvis Presley - Promised Land Outtakes

Elvis Presley - Promised Land Outtakes
O lançamento das sessões de gravação do álbum "Promised Land" trouxe curiosidades interessantes e divertidas para os fãs de Elvis. Algumas faixas como o ensaio de "Love Song Of The Year" mostram como Elvis estava se divertindo nos estúdios. Essa canção em particular tem uma das melodias mais melancólicas de toda a discografia do cantor, mas quem disse que ele em algum momento a leva à sério nesse registro? Elvis brinca o tempo todo, tirando onda com a letra, com seu grupo vocal de apoio, com a banda, com tudo. Esse foi um ensaio bem descompromissado, que Elvis aproveitou para brincar, rir e se divertir ao máximo.

O mesmo acontece com a faixa seguinte "Thinking About You" onde Elvis começa os vocais imitando a voz do coelho Pernalonga. Não demora muito e tudo desbanca para a pura zoeira, principalmente quando Elvis muda o estilo da música, virando um blues bem sem noção! Na verdade Elvis apenas passa a letra, e o grau de insanidade vai às alturas quando ele começa a cantar do nada um refrão de uma canção de natal! Estranho, mas divertido, no final das contas. Depois todos tentam entrar no espírito certo da música, tentando levar à sério dessa vez. Começa assim o take 3, praticamente perfeito. Essa versão inclusive tem uma suavidade e uma levada muito boa, poderia até vir a se tornar a versão oficial se Elvis não cometesse pequenos deslizes pelo meio do caminho.

Eu sempre gostei muito do country old school "Your Love's Been A Long Time Coming". Nesse CD temos a oportunidade de ouvir várias versões. Algumas começam muito bem, mas acabam dando errado por coisas que acontecem no estúdio. O take 2 começa de forma perfeita, mas alguém deixa cair algo bem no meio da gravação, fazendo com que Elvis interrompa sua interpretação! O take 3 é bem melhor. Nesse podemos ouvir como mais nitidez a segunda voz de apoio do vocalista de Elvis, algo que não acontece com a versão oficial do álbum original. Elvis estava pesadão na época, mas isso em nada atrapalhava sua performance que considero acima da média. Esse take só se estraga no finalzinho quando Elvis resolve brincar novamente, colocando tudo a perder!

O take 2 de "Promised Land" presente nesse CD é excelente, inclusive com uma ótima introdução de bateria que ficou fora da versão oficial. O pique é um pouco menos intenso em relação à master, Elvis parece ainda estar se familiarizando com a letra de Chuck Berry, algo normal de acontecer. Ele inclusive chega a se perder um pouco pelo meio do caminho, mas nada muito fora do normal. James Burton, como sempre arrasa nesse registro. Excelente guitarrista. "Mr Songman" é de uma beleza incrível. Alguém toca órgão no começo da gravação - Elvis fica em silêncio, só ouvindo. Depois pergunta de forma divertida "Ei cara, onde você está indo?". Depois troca algumas piadas com as vocalistas. Esse registro é ótimo porque mostra parte dos bastidores das sessões, com Elvis sempre muito bem humorado. A vocalização surge praticamente perfeita. Essa canção tem uma melodia maravilhosa. Pura beleza em forma de notas musicais.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Music! - Pablo Aluísio
    Promised Land - Outtakes
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:

    Tem uma coisa que eu não entendo. Você tem o blog Music! e o blog Elvis Presley. Porque postar artigos sobre o Elvis no Music! se o Elvis já tem o blog especial dele? Não seria melhor deixar o Music! para todos os outros cantores e bandas e postar Elvis só no Elvis Presley? Inclusive para a localização de artigos ia facilitar muito porque as vezes eu quero reler um artigo do Elvis e nunca se sabe se está num ou noutro e você sabe que os sistemas de busca automática não primam pela precisão.

    ResponderExcluir
  3. Serge,
    Inicialmente eu realmente não ia publicar nada do Elvis aqui, mas depois mudei de ideia por duas razões. A primeira é que eu tinha material demais sobre Elvis, fruto do fato de ter mantido durante dez anos um site exclusivo dele. Era coisa demais para apenas um blog. Depois eu cheguei na conclusão que muitas pessoas que visitam alguns blogs meus, não visitam os outros. Há aqueles que só acessam as páginas do cinema clássico, outros do Elvis, etc. Assim para ampliar um pouco mais o tema desse Music resolvi adicionar material de Elvis também. Além do mais não iria fugir do tema já que Elvis também é música.

    ResponderExcluir
  4. PS: O melhor sistema para pesquisas em busca de material é o Google mesmo. O sistema de pesquisas internos dos blogs não é muito bom. Basta usar o Google, colocando o nome do texto que você procura adicionado ao meu nome (Pablo Aluísio). O Google acha facilmente assim.

    ResponderExcluir