terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Roxette e os anos 80

Recentemente tivemos a notícia da morte da cantora sueca Marie Fredriksson. Ela era um dos pilares do grupo pop Roxette. É curioso que o Roxette, que era sueco, tenha sido um dos grupos mais populares dos anos 80. Na década anterior outro grupo pop da mesma Suécia tinha se tornado extremamente popular no mundo todo, o Abba. Assim o Roxette de certa forma era o herdeiro legítimo desse posto dentro do cenário musical internacional.

E apesar de tudo, das críticas e dos jornalistas especializados em música que sempre torceram o nariz para esse tipo de som, o fato é que hoje em dia esse tipo de banda faz uma falta e tanto nas rádios e no cenário musical do mundo.

Isso porque o lixo que se lança hoje em dia fica muito abaixo da qualidade das canções desse tipo de grupo. No meio de vários álbuns lançados pelo Roxette você consegue pinçar verdadeiras jóias musicais. Eles eram muito bons nos temas mais românticos. E os arranjos também surpreendiam, sejamos sinceros. Após tantos anos a sonoridade ficou meio datada? Ficou, claro, mas ainda agrada bastante. Inegável isso.

Então você achava o Roxette ruim e o Abba pior ainda? Já parou para ouvir o que se toca nas rádios atualmente? É tudo muito ruim, mas ruim mesmo! A maioria das músicas nem mereciam esse título. Não há harmonia, não há melodia, letras então, nem se fala. Por isso fica a saudade do pop meloso e pegajoso do Roxette. As músicas eram cheias de clichê sim, porém em sua simplicidade conseguiram trazer uma trilha sonora para uma época que hoje em dia soa bem nostálgica. Por isso não subestime bandas como essa, que aliás passou muito longe do rótulo de "grupo de um sucesso só" que era muito utilizado em artistas dos anos 80. Isso porque o Roxette de fato colecionou inúmeros sucessos. E provavelmente você nem saiba que conhece tantas canções desses suecos que marcaram época no pop internacional.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Catolicismo em Maria
    O Papa Francisco e o Presidente Trump
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir