sábado, 11 de novembro de 2017

O Comediante

Robert De Niro interpreta um comediante de stand-up que tenta ganhar a vida, apesar de já estar com a carreira em plena decadência. Nos anos 70 ele conseguiu popularidade atuando em uma série de TV, uma sitcom, o que lhe garante ainda algumas apresentações em pequenos bares e espeluncas. Numa delas, ele sai no braço com uma pessoa da plateia e acaba sendo condenado a prestar serviços comunitários. E é justamente quando faz esse serviço que acaba conhecendo uma mulher divorciada que pode revitalizar sua vida pessoal e profissional. Pela breve sinopse você poderia pensar que "O Comediante" é um tipo de drama, como os que De Niro fazia nos bons e velhos tempos, só que não é bem isso. O filme opta mesmo pelo convencional, se limitando a contar uma história de amor pincelada com momentos de humor, principalmente quando o ator sobe no palco para fazer suas apresentações. Nesse ponto cabem alguns elogios ao trabalho de De Niro pois ele se sai muito bem como comediante de stand-up, isso apesar de nunca ter feito esse tipo de trabalho em sua carreira ao longo de todos esses anos. Alguns podem até vir a se incomodar um pouco com os palavrões e piadas chulas, de baixo nível, mas isso no final das contas faz também parte do jogo.

Outro ponto a se destacar é o elenco de apoio, todo formado por veteranos (e amigos de longa data de De Niro). Assim lá estão Danny DeVito (como seu irmão judeu que precisa segurar as pontas quando a situação financeira dele vai de mal a pior), Harvey Keitel (como o pai da mulher por quem se apaixona, algo que vai criar muitos atritos entre eles) e Billy Crystal (numa pontinha rápida, passada em um elevador, quando eles trocam algumas farpas e pequenas provocações em forma de piadas). O filme assim é convencional, calcado em um roteiro redondinho e em determinados momentos bem clichê, mas que acaba se salvando no final pelos nomes envolvidos em sua realização.

O Comediante (The Comedian, Estados Unidos, 2016) Direção: Taylor Hackford / Roteiro: Art Linson, Jeffrey Ross / Elenco: Robert De Niro, Harvey Keitel, Danny DeVito, Leslie Mann, Billy Crystal / Sinopse: Ao chegar perto dos 70 anos de idade um comediante veterano tenta sobreviver, arranjando trabalhos cada vez mais inconsistentes. Tudo parece ir de mal a pior até que acaba conhecendo uma mulher divorciada que pode ser a pessoa que vai mudar sua vida para sempre.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Pois é, não está fácil para ninguém... rsrs

    ResponderExcluir