sexta-feira, 3 de novembro de 2017

O Castelo de Vidro

Gostei bastante desse filme. O roteiro é baseado nas memórias da jornalista americana Jeanette Walls que após a morte do pai resolveu escrever um livro sobre ele. Definitivamente não era um sujeito convencional. Sempre mudando de emprego e de cidade, pai de uma família com quatro filhos, ele tentou de tudo para sobreviver, nem sempre sendo bem sucedido em seus planos. Era um homem inteligente, cheio de sonhos, mas também com problemas de alcoolismo. E como bem sabemos em situações assim os filhos é que acabam sofrendo mais. É um drama com pitadas de nostalgia, mas também de melancolia, tristeza e superação.

Vi semelhanças com outro filme de temática parecida, "Capitão Fantástico", estrelado pelo ator Viggo Mortensen, Tal como esse aqui, temos também a história de um pai de família nada comum, que procurava fugir das tais amarras da sociedade, tentando passar para os filhos uma educação diferente, ensinando a eles um outro modo ou estilo de viver. Claro que mais cedo ou mais tarde as regras da sociedade acabam esmagando suas boas intenções, porém até isso acontecer eles tentam viver de uma maneira mais livre, com mais liberdade. O pai de "O Castelo de Vidro" é interpretado por Woody Harrelson, um ator cujo trabalho sempre gostei bastante. Aqui ele repete mais uma boa atuação, só falhando um pouco por causa da maquiagem pouco convincente em uma fase mais avançada da vida. Aliás falando abertamente não há maquiagem alguma, o que traz uma certa estranheza ao ver Woody com a mesma aparência, mesmo tendo passado décadas na vida de seu personagem. 

O tal castelo de vidro do título do livro original (e do filme) é um plano de seu pai em construir uma bela casa, toda com paredes de vidro, no alto da montanha. Uma espécie de sonho que trazia esperanças para toda a família, mas que efetivamente nunca saiu do papel. A jornalista usou assim esse castelo como uma metáfora da própria vida de seu pai, que era cheia de sonhos, mas com poucos resultados práticos na vida real.  Nos momentos finais do filme temos cenas das pessoas reais da família, algumas comentando a personalidade sui generis de seu pai. Então é isso, um bom drama familiar sobre uma família que de normal e comum não tinha nada. Um bom exercício de nostalgia e reencontro com o próprio passado. 

O Castelo de Vidro (The Glass Castle, Estados Unidos, 2017) Direção: Destin Daniel Cretton / Roteiro: Destin Daniel Cretton, Andrew Lanham, baseados no livro de memórias da jornalista Jeannette Walls / Elenco: Brie Larson, Woody Harrelson, Naomi Watts, Sarah Snook / Sinopse: O filme conta a história de Rex Walls (Woody Harrelson), um homem que tinha muitos planos e sonhos em sua vida, tudo contado sob os olhos de sua filha Jeannette. Drama familiar baseado em fatos reais.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir